Page Nav

GRID_STYLE

Sem excesso

“Não ponhas muito os pés na casa do teu próximo; para que se não enfade de ti, e passe a te odiar.” (Pv 25.17)      O livro de Prov...

“Não ponhas muito os pés na casa do teu próximo; para que se não enfade de ti, e passe a te odiar.” (Pv 25.17)

     O livro de Provérbios é farto em conselhos para todo tipo de situação. É impressionante como Deus deixou tudo “mastigadinho” para que tenhamos uma vida equilibrada e feliz aqui na Terra.

Não somos uma ilha. Somos seres sociais e precisamos nos relacionar, mas encontrar o equilíbrio nos relacionamentos, às vezes, é difícil. Até no trato com os amigos e vizinhos é necessário ter cautela.

      “Tudo em excesso é prejudicial.” “Nem tanto nem tão pouco.” Certamente você já ouviu, por aí, esses ditados populares. Eles estão corretíssimos! Tanto que a Palavra de Deus nos orienta sobre o equilíbrio.

     Mas até amizade, carinho e atenção “em excesso” são prejudiciais? Sim. A própria palavra “excesso” já diz tudo: falta de moderação, o que sobeja, o que sobra.  Se sobra é porque é demais, enjoa. Provérbios 25.16 diz: “Achaste mel? Come só o que te basta; para que porventura não te fartes dele, e o venhas a vomitar.” 

       Às vezes nos decepcionamos a vida toda com amizades e ao encontrarmos uma que julgamos verdadeira, exageramos e acabamos sufocando o amigo.  Isso não é bom. Sejamos equilibrados.


Rônia Malafaia


Igreja Casa de Oração Cehab


Nenhum comentário

Seu comentário é muito importante para nós!