Page Nav

GRID_STYLE

Na Sala do trono

Introdução: Eu quero convidá-los para abrirmos a Palavra do Senhor no Salmo 84. Mesmo assentados, contudo, reverentes à Palavra do S...


Introdução:

Eu quero convidá-los para abrirmos a Palavra do Senhor no Salmo 84. Mesmo assentados, contudo, reverentes à Palavra do Senhor, no salmo de número 84, estaremos lendo os versículos 1 e 2 que nos dizem assim: “Quão amáveis são os teus tabernáculos Senhor dos Exércitos. A minha alma está desejosa, a minha alma suspira e desfalece pelos teus átrios. A minha alma está desejosa e desfalece pelos átrios do Senhor. O meu coração e a minha carne clamam pelo Deus vivo.”

Fecha os seus olhos meu irmão. Deus quer falar, Ele quer trazer algo novo pra minha vida e a sua nessa noite.

“Senhor Jesus. Nenhum de nós está aqui por acaso. Foi o Senhor quem nos trouxe para ministrar sobre nós uma palavra que mude, que molde, que nos leve pai a um caminho vitorioso. Por isso, Senhor diante de tudo aquilo que nós já vivemos aqui nessa noite, eu te clamo nessa hora que pelas misericórdias do Senhor, o Senhor possa ministrar aquilo que precisamos ouvir. Fala conosco Senhor, em nome do Senhor Jesus, amém Senhor, amém Jesus.”

Há alguns dias, a irmã Kenia escreveu um texto que falou muito ao meu coração, intitulado “Na Sala do Trono”. E a base do texto era o questionamento de onde fica a Sala do trono. Onde é a Sala do Trono? Você já entrou nessa sala? Você conhece os requisitos que são necessários para nós sermos encontrados nela? O texto lido, nos fala acerca desta sala, desse lugar... Um lugar de adoração, da manifestação da glória de Deus, de um encontro profundo com o Rei dos reis, o Senhor dos senhores que é Jesus. E Davi irmãos, ao olhar e entender as implicações desses momentos que nós como adoradores precisamos ter, ele como adorador que tocava e agradava o coração de Deus, poeticamente declara de forma grandiosa: “Quão amáveis são os teus tabernáculos, quão amáveis é estar na Sala do Trono do Senhor, porque Tú és Deus soberano, Deus eterno, Deus grandioso... o Senhor é o Rei dos reis é o Senhor dos exércitos”. Davi diz: “Pai a minha alma clama, a minha suspira, a minha alma desfalece pelos Teus átrios”. Davi está dizendo: “Senhor, o meu ser, as minhas vontades, os meus desejos, tudo aquilo que é a essência do que eu sou, Deus está ansioso, está desejoso de entrar na Sala do trono do Senhor”. De forma maravilhosa ele também afirma: “o meu coração e a minha carne clamam pelo Deus vivo”.

Você já parou para pensar nas implicações desta verdade profunda, ser encontrado na sala do trono de Deus? É sobre isso que eu quero pensar: Onde é a Sala do Trono? Que requisitos são necessários para que você entre na sala do trono? É interessante notar que no texto que a Kênia escreveu, ela afirma: “Olha a sala do trono é exatamente o lugar onde você está! Pode ser num ônibus, pode ser dentro de um banheiro, pode ser dentro da sala da sua casa, a sala do trono pode ser no seu apartamento, onde você parar e uma conexão divina, sua com Deus for instaurada, ali é a Sala do trono, porque ali Deus vai segregar coisas profundas ao seu coração, ali você vai poder oferecer a adoração que toca o coração do Senhor.

Quais são os requisitos necessários para sermos encontrados na sala do trono?

Para entrar na sala do trono...

I – Eu preciso romper com o ativismo que domina e engessa a minha vida.

            Vivemos dias de uma correria intensa, de um ativismo exacerbado. Diariamente somos encontrados presos à mídia, às programações da televisão, e dentre outros, ao nosso trabalho que exige a cada dia mais de nós uma entrega maior para cumprir com as exigências que o mercado e o mundo propõe sobre nós. No contexto dessa correria frenética, não sobra tempo para termos um momento com Deus. Eu já levanto correndo e faço aquela oração da decoreba, do cotidiano e que agora já não é mais uma oração, mas se tornou uma reza na minha vida. Eu faço aquela oração correndo e parto em retirada me envolvendo com as propostas que o mundo me apresenta. Esse é o quadro que tem sido vivenciado por muitos cristãos.

Tenho saudades do tempo que eu achava que o dia era tão grande e eu queria que ele passasse mais rápido! Há algum tempo atrás as pessoas olhavam para o tempo, para os anos e era uma coisa tremenda, pois um ano era muita coisa. Mas a tecnologia chegou, as distâncias foram encurtadas, o telegrama deu lugar ao email, não é isso? As televisões mudaram, o sistema de comunicação foi ampliado, o número de prestações quando compramos um bem aumentou significativamente. Que coisa tremenda! O que era impossível agora se tornou fácil, porque eu posso adquirir um imóvel em 25 anos, posso comprar um veículo em 60 meses! Já parou para pensar que quando você faz uma prestação em longo prazo, no ato da compra você já começa a respirar a última prestação? Já imaginou que aqueles 60 meses na ansiedade, na luta e correria pra acabar, você quita a dívida, mas envelheceu 5 anos rapidamente pois sofreu o desgaste dos cinco anos antecipadamente. Antigamente não era assim. As pessoas tinham mais tempo para falarem com Deus, elas tinham mais tempo para se ligarem com o Senhor e receberem Dele grandes respostas. Se você quer, se eu quero entrar na sala do trono é imperativo de Deus que haja um rompimento meu e seu com o ativismo, com tudo aquilo que está roubando o tempo da nossa comunhão com Deus. Você está correndo pra chegar onde? Eu estou correndo pra chegar onde? Onde é que vamos chegar? Chegaremos onde todos irão chegar um dia! E lá estaremos de mãos vazias diante de Deus e somente com a nossa alma na eternidade. É dessa forma que iremos chegar! Não vai fazer diferença naquele dia se o meu televisor era de plasma, se o meu carro era de câmbio automático. Não fará diferença se na minha fazenda havia 1000 cabeças de gado nelore, nem tão pouco se a grama da minha casa era sintética ou natural, a diferença que será feita é o que terei para apresentar ao meu Deus naquele dia. Não serão os meus bens, não será o meu dinheiro, mas sim os valores que vivenciei enquanto estive vivo. Quantas vezes eu entrei na Sala do Trono? Isso sim fará a diferença na eternidade. O Senhor está nos chamando para rompermos com o ativismo.

II – Eu necessito romper com o secularismo

Em segundo lugar para entrarmos na Sala do Trono, precisamos romper com o secularismo. Sabe irmãos, no livro de I João 2. 15 a 17 vemos com clareza a questão do secularismo. E o texto diz: “não ameis o mundo, nem o que está no mundo. Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos, a soberba da vida, isso é do mundo e não de Deus. O texto diz: aqueles que amam o mundo, o amor do Pai não está neles, mas aqueles que fazem a vontade de Deus permanecem para sempre.” Romper com o secularismo é você ter a coragem de observar tudo aquilo que é concepção do mundo, mas não se deixar dominar por elas. Quando eu trato do secularismo vou além de uma moda ou de uma TV, ou de uma propagando ou mídia. Pensar em secularismo é enxergar os valores, que foram impetrados ao longo dos séculos na sociedade e que agora se tornaram verdades para muitos. Os grandes pensadores em sua maioria nunca tiveram uma experiência profunda com Deus. Na verdade, eles eram em grande parte homens ateus que viveram uma vida pobre e miserável. Eles viveram numa falácia espiritual total. O mundo tem tido seus valores e paradigmas passados pelo crivo desses homens. Precisamos em nome de Jesus romper com esse pacote secularista para enxergar a grandeza e a majestade do nosso soberano Deus. Você ás vezes não percebe, mas está acreditando numa fábula, está crendo numa ideia que alguém colocou e trouxe para os valores de conduta da sociedade. Isto se chama secularismo! Aquilo que estão ensinando está solapando as verdades imutáveis da Palavra de Deus. Existem verdades bíblicas que não cabem nem a mim e a você levantar questionamentos. Como pode a criatura questionar Deus? Como pode a criatura ditar ou dizer o que é ou o que não é acerca de Deus? O mundo diz... Os pensadores dizem... Os cientistas dizem que o mundo é resultado de uma grande explosão cósmica; não é isso que você ouviu?  Eles estão querendo enfiar em nossas cabeças que um dia fomos uma ameba! O pastor Waldyr um dia foi um protozoário, ele foi uma ameba. E ele ao longo daquela trajetória lá no meio dos clorifórmios fecais foi se desenvolvendo, evoluindo e chegou a condição de homem. Existem milhões acreditando nisso! Muito bem: Eu até posso crer que o mundo tenha sido formado de uma explosão cósmica, uma vez que a ciência está afirmando, contudo, creio muito mais! Eu creio que alguém divinamente, soberanamente, grandioso, majestoso e eterno que é Deus, um dia então se o mundo explodiu, apertou o botão pra que tudo isso se tornasse realidade. E eu sou fruto da obra criadora do meu soberano Deus. É isso que o mundo precisa entender e que o secularismo e aqueles que estão envolvidos com a ciência, com o ateísmo e até mesmo com todas as questões humanas e mundanas não sabem. Nós cremos pela Fé.

Um dia na escola dominical uma professora tentava colocar na cabeça de um garoto, que na história de Israel, quando da fuga do povo hebreu, o mar vermelho não havia sido aberto pelo poder sobrenatural de Deus. Ela afirmava que pelas informações da ciência, passava por aquela região um vento oriental e a maré baixava, de forma que não foi Deus quem abriu o mar. Aquele garoto entrou num grande conflito, pois a Bíblia afirmava que Deus havia aberto o mar. O garoto entrou num grande conflito de dúvidas com Deus, de forma sobrenatural e foi respondido pelo Senhor. Ele volta à sala de aula vibrando e diz: “Professora em relação ao mar vermelho e aos egípcios, eu estou crendo ainda mais na Bíblia. “Se foi um vento oriental que abriu o mar, Deus operou um milagre ainda maior! - Ele matou todo o exército de faraó afogado com águas na canela”. A fé daquele garoto foi fortalecida pois a Bíblia é a Palavra de Deus. Se na Bíblia estivesse escrito que não foi o grande peixe que engoliu Jonas, mas sim Jonas que engoliu o grande peixe eu acreditaria, porque é a Palavra de Deus e para Ele não há impossíveis. Portanto, precisamos romper com as ideias secularistas e com tudo o que o mundo apresenta, solapando as verdades divinas.
É desta maneira que seremos encontrados com Fé suficiente para entrar na sala do trono e ter um momento profundo com esse Deus soberano, que não cabe em todo o universo, porque não há como o universo todo comportar a sua grandeza, mas através do Seu poder sobrenatural realiza o grande milagre de entrar no coração do homem e falar profundamente a ele, segregando maravilhas. Esse é o Deus que servimos.

III – Precisamos arrancar os deuses que dominam a nossa vida.

Em terceiro lugar, para entrarmos na sala do trono precisamos arrancar os deuses que dominam a nossa vida. Quais são os deuses que estão dominando a sua vida? Talvez seja o deus dinheiro, o deus bens materiais. Talvez esse deus seja você mesmo! A cada dia tenho sido confrontado com a chamada fragilidade humana. Ah! Irmãos; Como entender a grandeza de Deus, uma vez que o nosso organismo funciona tão perfeito, ele é uma máquina complexa que nenhum cientista, ninguém consegue entender. Curiosamente nesse contexto de complexidade algumas células começam a se reproduzirem desordenadamente. No mapeamento genético, o caminho que sempre foi o mesmo e que gerou a pele do meu braço, agora de forma desordenada. Eu sem saber começo a vivenciar a realidade de um câncer no meu corpo sem que o meu organismo saiba disso. Como elas estão se reproduzindo desordenadamente, mas são células do meu corpo, o processo é silencioso e o organismo não detecta o problema. Contudo, é um corpo estranho que está crescendo e quando percebo sou confrontado com um mal que nunca gostaria de passar por ele. Esse é o mal que me humilha que me envergonha que me joga no chão. Olha pra isto e entenda que muitas vezes, eu, você, nós corremos o risco de cultuar e adorar a nós mesmos quando achamos que somos maiores e mais importantes do que tudo.

 Nós não somos nada! Sabe o que a Bíblia fala para nós acerca do homem? Somos puros trapo de imundícies, o homem é pano de chão rasgado e se não forem as misericórdias de Deus sobre nós, somos fulminados, todos nós caímos agora e partimos para a eternidade. Se Deus por alguns segundos retirar todo o oxigênio da terra o que vai ser de mim e você? Por certo morreremos. Mas quando entendemos que há deuses, que há contextos em nós que precisam ser arrancados, amados a vitória vem sobre nós. Porque numa atitude de quebrantamento, de humildade, de simplicidade, Deus olha pra nós e vê: “Ele não é nada, ele não vale nada, mas está quebrantado no meu altar. Eu vou visitá-lo! Eu vou ministrar sobre ele algo novo! Ele está tendo um encontro comigo na sala do trono.” Lembra da história do fariseu e o publicano? O fariseu começou a orar dizendo: “Oh! Deus eu sou religioso, eu sou muito bom Senhor, eu não falto aos cultos da igreja, eu canto bonitinho, Senhor eu sou afinadinho”. E lá do outro lado o publicano dizia: “Senhor: eu não sou digno de falar com o Senhor. Eu sou um homem miserável, eu sou um homem fraco Deus! Por tuas misericórdias sê propício a mim.” E aí o Senhor Jesus diz: olha a oração que foi ouvida, o encontro que foi marcado, não foi com o religioso, mas com aquele homem pecador, fraco, publicano que ali conseguiu entrar na sala do trono e falar profundamente com o Mestre Jesus. Quais são os deuses que você precisa arrancar da sua vida? Se alguma coisa está sendo maior que Deus em sua vida, em nome de Jesus, rompa com isto e arranque, jogue fora para que o canal da sua comunicação com o Senhor seja aberto.

IV – Eu preciso buscar a santidade

Em Hebreus 12.14 lemos: “Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor.” O que é santificar? O que é ser santificado? Santificação é o ato que é ministrado de Deus na minha vida, a partir do momento que eu quebro e mortifico tudo aquilo que está gerando separação, obstruindo a minha comunhão com Deus. Quando eu começo mortificar os meus desejos, a minha carne, quando eu consigo romper e numa atitude de perseverança dizer não para o pecado, eu estou agora me colocando na condição para que Deus possa me encher com o Seu espírito.

Em Efésios 5.18 lemos: “E não vos embriagueis de vocês mesmos! E não vos embriagueis com o vinho que é símbolo da carne, e não vos embriagueis com tudo aquilo que está minando e quebrando a sua comunhão com o Pai, mas deixai-vos ser cheios com o Espírito Santo de Deus.” Quando você arranca de dentro de você tudo aquilo que não tem valor, tudo o que é entulho, o que é estrume. Quando você arranca de si os valores humanos que pra Deus são lixo e podridão, você acaba sendo encontrado limpo diante do Senhor, e o Espírito de Deus começa a visitá-lo e a enchê-lo com o Poder Santo de Deus.

Amados, precisamos santificar as nossas vidas ao Senhor. Em Isaias 59.2, o Senhor Jesus nos fala: Vocês estão orando, mas eu não estou conseguindo ouvir a oração de vocês, pois há um muro de pecados que nos separa de Deus, e o texto nos afirma que é necessário arrependimento e quebrantamento e confissão de pecado é isso que entendemos, para que o muro seja desmoronado e a nossa comunhão plena com Deus ser restabelecida. II Crônicas 7.14 a Palavra de Deus nos fala: “Se o meu povo que se chama pelo meu nome, se humilhar e orar e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, eu dos céus ouvirei a sua voz, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra.” Se o meu povo que se chama pelo meu nome! A Sua identidade a minha identidade! Nós somos povo de Deus e o Senhor quer nos encontrar santos diante Dele. Pra você ter a sua comunhão manchada, o pecado não precisa ser grande, porque pra Deus não existe pecadinho ou pecadão. Se estiver manchado é preciso pedir perdão para Deus.

Conclusão:

Você tem tido a oportunidade entrar na sala do trono? Você tem tido a visão que Davi teve? Você pode dizer como Davi: “Quão amáveis são os Teus tabernáculos, Senhor dos exércitos...” Ele está dizendo: “Deus, eu estou pronto pra entrar nos Teus átrios, eu entendo as implicações, eu sei Senhor o que é estar na Sala do Teu trono.” E continua afirmando: “A minha alma suspira, ela está desejosa pelos Teus átrios, o meu coração Senhor e a minha carne estão clamando por Tua presença em minha vida.”

Ah! Irmãos, o que nós temos priorizado para as nossas vidas? Quantos valores e são valores tão baratos, quantas negociações tão fúteis os servos de Deus estão fazendo, trocando o melhor pelo pior. Trocando a santidade de Deus pelo pecado, trocando a comida pura de Deus pelos guisados do mundo.

O Senhor está nos chamando a um conserto! O Senhor está nos chamando para um encontro na sala Dele. Deus verá em nós a adoração genuína quando isto acontecer. Deus verá em nós, aquele adorador que está sendo encontrado por ele, que é mencionado em João 4. 23. São esses que o Pai procura e que o adoram em espírito e em verdade.

Pr. Waldyr do Carmo
Igreja Casa de Oração Cehab
http://casadeoracaocehab.com.br

Nenhum comentário

Seu comentário é muito importante para nós!