Page Nav

GRID_STYLE

Liderança Eficaz - Parte X

14 – VENCENDO OBSTÁCULOS     ü   Incredulidade               O líder irá vivenciar muitas situações de incredulidade. Suas pro...



14 – VENCENDO OBSTÁCULOS

    ü  Incredulidade

              O líder irá vivenciar muitas situações de incredulidade. Suas propostas, projetos e outros irão confrontar muitas pessoas que são céticas. Elas se tornarão uma barreira em sua trajetória. É importante que o mesmo esteja crendo no chamado de Deus para a sua vida e, em sintonia com Aquele que o chamou, com fé, lutará contra os muros da incredulidade. É preciso, entretanto, buscar orientação e sabedoria vindas do alto para superar a barreira da incredulidade, pois haverá momentos em que ela será gerada até no coração do líder.  Mesmo nesses momentos, ele deverá continuar buscando ao Senhor em oração e, certamente, será amparado por Deus e alcançará a vitória.

    ü  Inconstância

                    É muito comum as pessoas começarem algo e não terminarem. Isso acontece tanto na igreja como em nosso contexto pessoal. O líder precisará ter determinação para não incorrer no erro da inconstância. O próprio grupo tenderá a ser inconstante, mas o líder que deseja ser vitorioso lutará e vencerá esse obstáculo.

    ü  Desânimo

                   O vilão que é o desânimo sempre estará rondando a vida do líder e de seu grupo. Normalmente ele é gerado em razão de fracassos, críticas e outros. O inimigo usará de estratégias para trazer desânimo ao líder e ao grupo que ele lidera. É necessário estar buscando forças em Deus para lutar e vencer mais esse obstáculo.

        ü  Estagnação

                    Percebe-se que muitos grupos se lançam a todo vapor e parece que não vão parar nunca. Todavia, ao longo do tempo, a estagnação toma conta e literalmente o grupo para. Essa é mais uma barreira que deverá ser transposta pelo líder que almeja sucesso em sua liderança.

    ü  Inveja

                    Infelizmente esse pecado ainda tem estado presente na vida de muitas igrejas. “A inveja é um sentimento de aversão ao que o outro tem e a própria pessoa não tem. Esse sentimento gera o desejo de ter exatamente o que a outra pessoa tem (pode ser tanto coisas materiais como qualidades inerentes ao ser) e de tirar essa mesma coisa da pessoa, fazendo com que ela fique sem.”5  O próprio líder está suscetível a cair nesse pecado. A oração é fundamental para o destronar  desse sentimento que não provém de Deus. Em oração, o líder apresentará o grupo e sua própria vida para que o Senhor os livre desse pecado. No poder que há no nome e no sangue de Cristo, esse obstáculo será vencido.

    ü  Falsidade

                      O falso imita o verdadeiro, mas não é. Assim também acontece em muitos grupos. Pessoas que parecem ser fiéis ao Senhor não o são. Na vida do líder que almeja sucesso na trajetória de sua liderança, o obstáculo da falsidade também se apresentará. Com o coração no altar de Deus, o líder receberá toda a condição para perceber e tratar o problema da falsidade no meio do grupo. Esse obstáculo será vencido com oração e sabedoria vinda do alto.

____________________________
5-       Wikipédia – Internet


15 – PRIMANDO PELO EQUILÍBRIO

                Quando estava no seminário, um dos professores usou uma frase que me falou profundamente ao coração. Ele disse (paráfrase): “Quando vocês estiverem no ministério, não se esqueçam de que ele é como uma corda e nela há dois extremos. Portanto, nunca estejam em nenhuma das pontas. Primem por estar sempre no meio da corda. Primem, em tudo, pelo equilíbrio, pois é dessa forma que vocês serão abençoados ministerialmente”. Com tristeza vejo, constantemente, líderes que não se preocupam com o equilíbrio. Eles normalmente escolhem uma área ou uma visão e mergulham nela até o pescoço. Com isso, bases não são criadas e certamente o fracasso baterá às suas portas. Em tudo, o melhor caminho deverá ser sempre o do equilíbrio, pois é assim que todo o grupo será abençoado.
Benefícios vistos na vida de um líder equilibrado:

    ü  consegue ouvir sempre a voz do Senhor;

    ü  traz segurança para os liderados;

    ü  atende a todas as faixas etárias;

    ü  todos os propósitos do grupo são atendidos;

    ü  os alvos e objetivos são alcançados.

16 – VALORES QUE NÃO PODEM SER ESQUECIDOS

                No processo de uma liderança eficaz e dirigida segundo a vontade de Deus, alguns valores não podem ser esquecidos. O líder que atenta para esses valores e os pratica, com certeza, trilhará uma caminhada de sucesso em sua liderança. Vejamos alguns:

    ü  gratidão;

    ü  humildade;

    ü  abertura ao aprendizado;

    ü  manutenção do foco;

    ü  otimismo.

17 – PROPÓSITOS ALCANÇADOS

                Quando pensamos em propósitos, no contexto da liderança, nosso olhar se volta para os pontos e benefícios que espera-se alcançar na trajetória de uma liderança eficaz.

               Abordaremos alguns que consideramos ser relevantes nesse contexto.

    ü  A certeza de estar sendo usado como instrumento que cumpre e leva os liderados ao cumprimento dos propósitos que Deus tem para a sua Igreja. A Igreja foi chamada para glorificar a Deus (Mt. 5.13-16 / Jo 4.23) e também para proclamar a salvação aos perdidos (Mt. 28.18-20).

    ü  O sentimento de realização pessoal. O líder tem a certeza de que Deus o chamou e, através do sim que foi dado para o Senhor, o querer Dele foi efetuado em sua vida. Não há melhor lugar para estar do que no centro da vontade de Deus (Isaías 6.8).

    ü  A alegria de ver vidas sendo treinadas e novos líderes se levantando para darem continuidade à obra do Senhor. Paulo treinou Timóteo para o ministério (II Tm 4. 1-5).

    ü  A certeza da recompensa que vem de Deus

"Portanto, meus amados irmãos, sede firmes, inabaláveis e sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que, no Senhor, o vosso trabalho não é vão" (1Co 15.58).

 O apóstolo Paulo nos mostra, através desse texto, o quanto Deus está interessado em recompensar àqueles que se envolvem de forma plena em Sua obra. Os que são firmes, inabaláveis e sempre abundantes na obra do Senhor, com certeza, serão recompensados. O Senhor que conduz e controla toda a obra sabe quando e como recompensar seus filhos.
 CONCLUSÃO:
                 Como falamos no início, é inconcebível a realidade de uma sala de aula sem professor ou de  um corpo sem cabeça.  Assim também, todo grupo ou comunidade precisa de liderança. O que vimos nesse módulo foram princípios bíblicos e básicos para nortearem a vida daquele que almeja a liderança eficaz. O presente material não encerra o tema, mas foi apresentando com o objetivo de despertá-lo à busca de outros valores e conhecimentos que possam ajudá-lo nessa nobre tarefa dada por Deus àquele que é chamado para liderar em sua obra. Apresente sua vida ao Senhor e, em oração, abra o seu coração para o toque do Espírito. É possível que Deus já o tenha chamado para o ofício da liderança ou até mesmo para o ministério missionário ou pastoral. É possível que Deus ainda vá chamá-lo para o seu serviço. Confie no Senhor! Ele tem o controle de todas as coisas. Ele tem o poder de fazê-lo prosperar como líder, contribuindo, assim, efetivamente, para que o Seu Reino seja instaurado em muitos corações.



BIBLIOGRAFIA
_______________________________________________________

1-       Bíblia Sagrada
2-       Wikipédia – Internet
3-       SHEDD, Russell Philip. O Líder que Deus usa. São Paulo: Vida Nova, 2000
4-       COMUNICAÇÃO - www.grupoescolar.com/materia/elementos_da_comunicacao.
5-       COMUNICAÇÃO - http://formacao.atwebpages.com/4_2_1_elementos_comunicacao.
6-       TEMPERAMENTOS – Baseado em informações internet




Pr. Waldyr Silva do Carmo
C.T.B. – Curso Teológico Básico
IGREJA CASA DE ORAÇÃO CEHAB

Nenhum comentário

Seu comentário é muito importante para nós!