Page Nav

GRID_STYLE

Liderança Eficaz - Parte II

3 – CARACTERÍSTICAS QUE DEUS QUER VER NA VIDA DAQUELE QUE ASPIRA A LIDERANÇA     - Um homem que esteja no centro da vontade de Deus ...

3 – CARACTERÍSTICAS QUE DEUS QUER VER NA VIDA DAQUELE QUE ASPIRA A LIDERANÇA

    - Um homem que esteja no centro da vontade de Deus

Para o desempenho de uma boa liderança, estar no centro da vontade de Deus é fator fundamental. É dessa forma que o líder será abençoado e próspero. Há um texto em Mateus 22. 37 que nos diz: “Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento.” Esse texto nos remete a uma entrega total que precisa ser feita por aqueles que desejam se encontrar no centro da vontade de Deus. O viver desse servo será, a partir dessas verdades apresentadas, marcado por uma profunda comunhão com o Deus que o salvou. Um líder sem intimidade com Deus, sem comunhão com Cristo, certamente estará fadado a fracassos nessa liderança. Estar no centro da vontade do Senhor é deixar-se ser usado pelo Espírito Santo de Deus. Lemos em Efésios 5.18: “E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito,” – Uma vida que se entrega plenamente a Deus o ama com todo o coração, alma e entendimento. Diante dessa realidade, naturalmente ela andará por um caminho de santificação diante do Senhor. A carne com seus desejos serão mortificados. Haverá uma busca constante por Deus e desejo de vê-lo agindo nesse coração. Com isso, o Espírito Santo encontrará as condições necessárias para enchê-lo. O resultado será uma profunda intimidade com o Senhor o que permitirá a Ele usar essa vida poderosamente em sua obra. Como líder, esse servo se encontrará, então, no centro da vontade de Altíssimo. Essa liderança terá o abono e autoridade espiritual de Deus que é o autor da obra.

    - Que seja aprovado

      Quando pensamos em aprovação, nossas mentes se voltam para a condição plena que se espera para ser usado. Logo, na vida de um líder, “ser aprovado” é característica fundamental para o exercício da liderança. Para o líder ser aprovado é necessário que ele seja uma pessoa:
7
v   envolvida com os trabalhos da igreja local (evangelização, cultos semanais, projetos da igreja e outros);
v   responsável;
v   compromissada;
v   submissa.
               
    - Que possa dizer “eis-me aqui, envia-me a mim”

Dizer eis-me aqui, envia-me a mim, é se apresentar diante de Deus afirmando: “Senhor Jesus, eu me encontro disponível para realizar a sua obra”. Antes da capacitação humana e talentos é necessário que Deus veja naquele que aspira a liderança “disponibilidade”. Para os que se encontram disponíveis diante de Senhor, o que importa não são suas vontades, mas, acima de tudo, a vontade do Pai em suas vidas. Eles recebem do alto a capacitação e frutificam onde estão plantados. Você está disponível para o trabalho do Senhor? Está disposto a, de fato, ver a vontade de Deus sendo realizada em sua vida?

    - Que esteja disposto a ensinar e a aprender

O buscar conhecimentos e o ensinar devem ser constantes na vida daquele que se lança diante de Deus para liderar. Em Timóteo 3.2 Paulo afirma: “apto para ensinar”. A Moisés em Êxodo 4.12 Deus promete: “Vai, pois, agora, e eu serei com a tua boca e te ensinarei o que hás de falar". Entendemos, com essas verdades, que o líder que deseja o sucesso na tarefa da liderança jamais poderá se acomodar com seus conhecimentos. É necessário que haja uma busca constante do aprendizado para se encontrar cada               vez mais em condições para ensinar a outros. De acordo com a pesquisa feita com milhares de líderes pela “Escola de Missões Mundiais do Fuller”, mencionada anteriormente, os líderes eficientes "mantém uma postura de aluno durante a vida inteira. Nunca param de estudar; leem livros que aumentam seu conhecimento e ampliam seus horizontes. Assistem cursos para crescer e melhorar suas aptidões ministeriais.”³
    - Que seja perseverante

A perseverança é um dos fatores fundamentais que determina a boa liderança. O líder que foi chamado para a obra de Deus precisa manter-se firme no propósito que recebeu do Senhor. É triste vermos, em nossos dias, líderes que não são constantes em seus propósitos. Normalmente são pessoas que implementam projetos diversificados e sem a perseverança necessária para alcançarem os objetivos propostos. O líder que foi chamado pelo Senhor sabe que o percurso que escolheu é o que foi escolhido por Deus. Logo esse percurso é mais digno do que qualquer outro. Diante dessa convicção, esse líder persevera e vê seus objetivos e propósitos alcançados.

________________________
1-     SHEDD, Russell Philip. O Líder que Deus usa. São Paulo: Vida Nova, 2000. P.

Nenhum comentário

Seu comentário é muito importante para nós!