Page Nav

GRID_STYLE

Igreja Corpo de Cristo

A Igreja num comparativo com o corpo humano I Coríntios 12.12-27 Introdução:             O estudo de hoje com base no texto ...


A Igreja num comparativo com o corpo humano

I Coríntios 12.12-27

Introdução:

            O estudo de hoje com base no texto de I Coríntios 12. 12-27, de forma simples e objetiva estará abordando a vida prática da Igreja de Cristo, num comparativo com o corpo humano.

            Que ao lê-lo seu coração seja tocado, e o Espírito Santo lhe revele sua função no Corpo de Cristo e a grande responsabilidade que temos de ser representantes de Deus na terra.

I – A Cabeça comanda o corpo - Jesus Cristo comanda a Igreja.

            Assim como o corpo humano possui uma cabeça que o comanda, na vida da Igreja não é diferente. Cristo é o cabeça da Igreja! É Ele quem comanda esse maravilhoso organismo vivo de Deus na terra. Pensar em Cristo como o Cabeça da Igreja é compreendê-lo como a base para os direcionamentos da mesma. Ele é a Rocha! É nele quem estamos firmados e caminhamos na direção do cumprimento dos Seus propósitos.
            Como membros do Corpo de Cristo, precisamos estar submissos e em obediência desempenharmos nossa função para a concretização dos planos de Deus.

II – O corpo é constituído de membros – A igreja também é composta de membros.

            Assim como no corpo humano há uma diversidade de membros, também na vida da Igreja é dessa forma que funciona. São eles que formam esse maravilhoso organismo vivo chamado Igreja de Cristo na terra. Esses membros são compostos por aqueles que tiveram um encontro real com Cristo e após terem sido alcançados pela Graça de Deus, foram inseridos no Reino de Deus. São eles os que deram o seu testemunho público através do batismo, revelando a morte do velho homem e a instauração da nova vida dada por Cristo. (Rm 6.4).
           
III – No corpo humano os membros têm funções diferentes – Na vida da Igreja também temos chamados e funções diferentes.

            No texto lido o apóstolo nos mostra a grandeza da participação de cada membro no corpo com funções diferentes. Ele observa que esse grande milagre também é visto na vida da Igreja. Somos membros diferentes, contudo, com funções diferentes. É nesse conjunto da diversidade que o milagre dos propósitos de Deus é cumprido na vida da Igreja. Há um hino que cantamos que diz: “A cada um Deus dá um dom, especial para usar”.
Diante dessa grande verdade bíblica pergunto: Qual a sua função no Corpo de Cristo? Você sabe qual é o seu dom? Antes que responda, quero que saiba que não existe crente sem “dom”. Se você é lavado e remido pelo sangue de Cristo, então você faz parte da Igreja viva de Deus! Logo, como membro desse Corpo, há uma função preparada de Deus para sua vida. Deus te chamou para frutificar.

IV – No corpo humano os membros trabalham em harmonia. Todos primam pelo bem estar do corpo num todo – Na vida da Igreja para que haja sucesso precisamos trabalhar em harmonia. É necessário haver unidade.

            Unidade quer dizer “um”. No contexto da igreja é ver todos os membros primando pelos mesmos propósitos e objetivos. Você nunca verá o seu dedo lutando para furar o seu próprio olho. Nem tão pouco verá sua mão desejando dar um soco em você mesmo. Há um sincronismo entre os membros do corpo, onde todos primam pelo bem maior do próprio organismo. Assim também deve ser na vida da Igreja, precisamos avançar e prosperar na direção que tem sido dada pela Cabeça que é Cristo.
A honra a glória e louvor não são para os membros individualmente, mas sim, para Aquele que tem todo o poder nos céus e na terra o nosso amado Senhor e Salvador Jesus Cristo.
Temos primado pela unidade?

V – No corpo humano quando um membro está ferido, todo o corpo sofre – Na vida da Igreja acontece o mesmo.

            No versículo 26 Paulo afirma que quando um membro padece todos padecem com ele e quando honrado, todos se regozijam com ele.
No corpo humano quando um membro é ferido, por menor que ele seja, a dor é distribuída por todo o corpo. Essa realidade nos faz pensar no amor que precisa ser praticado na vida da igreja. O amor que nos faz celebrar com nossos irmãos nos momentos de alegria e também chorar com eles nos momentos de tristeza.
É através do amor que revelamos de fato que somos de Deus. É através da prática do amor que mundo verá Cristo refletido em nós. Temos amado nossos irmãos? Temos compreendido as implicações da prática do amor ágape de Deus?

VI – O Corpo humano precisa de sustento. – A Igreja também.

Elementos de sustento na vida da Igreja.

  • Oração
A oração é a alavanca, a força na vida da Igreja. Se não houver oração, o enfraquecimento é certo. Logo, batalhas são perdidas. É através da oração que nos comunicamos com Deus. É através dela que tocamos o coração do Senhor. Envolvidos com a oração receberemos respostas de Deus e, sem dúvida, avançaremos no cumprimento do propósito da igreja. Como anda a sua vida de oração?

  • A Palavra de Deus.
 Através da Palavra de Deus o crente é alimentado e se fortalece para enfrentar as lutas e dilemas diários. Na vida dos filhos de Deus, ela se torna o aferidor para tomadas de decisões. Ela gera na vida daquele que crê as condições para vencer o pecado (Sl 119.11). Alimentando-se diariamente da Palavra de Deus, o servo de Deus será fortalecido e terá condições de levar o alimento vivo que é Jesus a outros que precisam da Salvação.

  • A contribuição
Sustentamos também a igreja com a nossa contribuição, que é apresentada através dos dízimos e ofertas ao Senhor.

- As ofertas são dedicadas ao Senhor de forma voluntária.

- O dízimo é a entrega ao Senhor da décima parte daquilo que ganhei.

            O que acontece na vida de uma igreja onde os seus membros são fieis ao Senhor com suas contribuições:

v Há crescimento no evangelismo. Os investimentos são maiores.
v Há crescimento real na área missionária.
v O trabalho da ação social prospera.
v Há melhorias e crescimento na estrutura local da igreja.

  • A Participação dos membros na vida da Igreja.

A quarta forma de sustento aqui apresentada é a participação do crente na vida da Igreja. Individualmente somos membros do corpo de Cristo (Rm 12.5). Sendo membros desse corpo, há também responsabilidades para as nossas vidas. A participação e o envolvimento do crente nas programações da igreja é fundamental. Há crentes que acham que não precisam ter uma vida ativa em suas igrejas. Não é o que a palavra de Deus recomenda. O texto lido nos fala que precisamos ser “firmes e constantes”. O envolvimento e a participação na vida da igreja local geram amadurecimento, crescimento espiritual, gera comunhão. Com isso a igreja se fortalecerá e crescerá para a glória de Deus.

VII – O corpo humano não pode parar. Ele precisa estar em constante movimento – Assim também é na vida da Igreja.

            A ausência de movimento no corpo humano gera estagnação, atrofiamento e uma série de doenças que acabarão por levá-lo à morte. À luz da Palavra de Deus vemos que a Igreja de Cristo também não pode parar. No livro de Mateus 16.18 lemos: “Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela” (Mt. 16.18); Esse texto de forma clara revela que a Igreja do Senhor Jesus está em movimento. Não é o inferno quem está atacando a Igreja, mas sim ela que avança sob o comando de Cristo, destronando as fortalezas de Satanás, através da proclamação do nome de Cristo às nações. A Igreja avança glorificando a Deus e anunciando a mensagem Salvadora de Cristo. Essa é a razão da nossa existência.
           
Conclusão:

            Como servos de Deus temos compreendido as implicações de sermos membros do Corpo de Cristo? Temos consciência da grande responsabilidade que temos de ser Igreja de Deus na terra? É quer que sejamos prósperos! Cristo já nos deu a vida abundante. Portanto, precisamos cumprir nossa missão! Fomos chamados para glorificá-lo e anunciar Cristo aos perdidos.
No direcionamento desse grande milagre está Jesus o Cabeça da Igreja, comandando os membros que somos nós, os lavados e remidos por seu sangue.
            Que Ele encontre em nós membros saudáveis, participantes de uma Igreja saudável que avança na consolidação dos Seus propósitos.

Em Cristo Jesus,

Pr. Waldyr do Carmo

IGREJA CASA DE ORAÇÃO CEHAB
http://casadeoracaocehab.com.br

Nenhum comentário

Seu comentário é muito importante para nós!