Page Nav

GRID_STYLE

Escolhas e decisões

Lucas 15. 11... Introdução:                 A todo instante estamos fazendo escolhas e tomando decisões. Contudo, muitas vezes ao fazê-las ...

Lucas 15. 11...

Introdução:
                A todo instante estamos fazendo escolhas e tomando decisões. Contudo, muitas vezes ao fazê-las podemos ser levados a caminhos difíceis e de sofrimentos profundos. Talvez, nesse exato momento você esteja colhendo o fruto amargo por ter tomado decisões erradas em sua vida. É bem possível que nesse momento você não saiba como sair desse emaranhado de problemas que foram gerados por ter escolhido e decidido errado.
                Na mensagem de hoje, estaremos abordando algumas realidades que foram extraídas da parábola do filho pródigo. Nessa história contada por Cristo, esses valores se tornam base, para fazermos escolhas certas e tomarmos decisões que agradem ao nosso soberano Deus.

No processo de nossas escolhas e tomadas de decisões, precisamos saber que...

I – Somos livres para fazer escolhas e tomar decisões; (vv.11, 12)

                Ao ler o texto em especial os versículos 11 e 12, vemos claramente que não houve nenhum impedimento diante da escolha e decisão do filho mais novo. Logo ao reivindicar o direito da herança, prontamente o pai disponibilizou o que lhe era de direito.
Aqui aprendemos que Deus nos dotou do livre arbítrio. Mesmo sabendo que o filho estava tomando a decisão errada, o pai não o impediu. Deus nunca irá impedi-lo de fazer suas escolhas e decisões, contudo, a responsabilidade diante das conseqüências sempre será daquele que tomou tais decisões.

II – Nossas escolhas e decisões trazem conseqüências; (vv. 14, 15,16)

                Vemos no texto que após gastar dissolutamente toda a herança em uma terra distante, o filho pródigo passou por um grande problema. Sem dinheiro, ele teve de enfrentar as conseqüências do caminho que havia traçado. Numa situação muito difícil ele se viu pobre e sem condições, teve de se sujeitar ao trabalho difícil de cuidar dos porcos. O texto nos fala que ele desejou comer as bolotas (alimento) dos porcos, mas nem isso ele podia fazer. Que quadro triste! Que conseqüência drástica por ter trilhado o caminho errado. Isso é o que acontece conosco, quando escolhemos e decidimos erradamente. Somos confrontados com as conseqüências dos nossos erros.

III – Sempre haverá tempo para arrependimento; (vv.17, 18,19)

                Ao perceber que havia pecado e errado contra o Pai, o filho fracassado e derrotado se arrepende e reconhece que precisava voltar. Aqui vemos a manifestação da misericórdia e graça de Deus. Não importam quais sejam os erros que cometemos; não importa qual seja o contexto de miséria e fracasso que estejamos enfrentando. No momento que o arrependimento é gerado em nosso coração e o pecado confessado, temos a certeza plena do perdão do nosso Pai celestial.

IV – A manifestação do amor e o perdão de Deus; (vv.20-24)

                De volta ao lar, o filho encontra o pai que cheio de amor o recebe e o perdoa. Perdão que foi manifestado através da linda recepção que ele ofereceu ao filho. A ele foi dado um anel, uma sandália, vestes novas e uma linda festa em comemoração que marcou o retorno daquele que estava perdido e foi achado.
Esse quadro revela o grande amor de Deus para com aqueles que quebrantados se arrependem e voltam para os braços do Pai. Através do sangue de Cristo, o pecador é restaurado e alcançado pela maravilhosa Graça salvadora de Cristo.

Conclusão:

                Se na trajetória da sua vida, suas escolhas e decisões te levaram a um caminho de derrotas, ainda há tempo para o arrependimento. Através do sangue de Cristo sua vitória será declarada e a comunhão plena estabelecida com o Pai.
Não deixe para depois! Agora é o momento do seu milagre. “Portanto, como diz o Espírito Santo: Se ouvirdes hoje a sua voz, Não endureçais os vossos corações...” (Hb 3. 7,8). Volte para Deus e entregue a Ele a direção plena da sua vida. Ele tem uma história de vitórias a ser ministrava em você e através de você. Ele quer te dar a Salvação.

Pr. Waldyr S. do Carmo
Igreja Casa de Oração Cehab
http://casadeoracaocehab.com.br

Nenhum comentário

Seu comentário é muito importante para nós!