Page Nav

GRID_STYLE

O preço pago pelo pecado

Leitura bíblica: Ezequiel 5. 7 a 17 Versículos-chave: Ezequiel 5.7a - “Portanto assim diz o Senhor Jeová: Porque multiplicastes as vossas ...


Leitura bíblica: Ezequiel 5. 7 a 17

Versículos-chave: Ezequiel 5.7a - “Portanto assim diz o Senhor Jeová: Porque multiplicastes as vossas maldades mais do que as nações, que estão ao redor de vós, nos meus estatutos não andastes...”

Ezequiel 5.8 – “Por isso assim diz o Senhor Jeová: Eis que eu, sim, eu estou contra ti; e executarei juízos no meio de ti aos olhos das nações.”

          O texto da leitura bíblica de hoje fala da predição do cerco de Jerusalém e do quanto a mão do Senhor pesaria sobre os israelitas. Coisa dura é ler tal passagem, quando chegamos ao versículo 10, que diz que os pais comeriam seus filhos e vice-versa. Que coisa terrível! E isso aconteceu mesmo! A história bíblica e a secular confirmam essa profecia.
            Com o massacre dos babilônios e o subsequente cativeiro, o canibalismo foi resultado triste e dramático na nação de Israel, onde as mães comeram seus próprios filhos (Lm 2.20; II Re 6.28,29). “Os mesmos atos bárbaros aconteceram quando os romanos isolaram Jerusalém, logo depois do tempo de Jesus, 70 D.C. (Josefo, Guerras, 1.6.c.3sec.4).”¹
Posteriormente, vemos também a lástima que foi o cerco de Jerusalém e que se transformou até em filme. Veja tais dados da Wikipédia: “O cerco de Jerusalém ocorreu durante a Primeira Cruzada, de 7 de Junho a 15 de Julho de 1099, opondo os cruzados à cidade de Jerusalém, sob o domínio dos fatímidas... Depois de concluído o cerco de Antioquia, que resultou num extremar da violência dos cruzados face aos muçulmanos e no massacre dos habitantes da cidade,  os ocidentais continuavam com poucos mantimentos. Ineficazes na avaliação e proteção das linhas de provisões, os peregrinos sofriam com a fome generalizada e a falta de equipamento adequado. A pilhagem dos arredores de Antioquia levou a situações extremas, como o canibalismo...” ²
          Ninguém gosta de ouvir falar do juízo de Deus, por isso os profetas que anunciavam tais juízos eram mal vistos pelo povo. Por mais que o Senhor seja amor, por mais que ele queira o ser humano protegido “sob Suas asas”, Ele também é justiça. Os atributos de Deus não podem “se contradizer”, um não anula o outro, eles não se chocam. Ele ama o pecador, mas odeia o pecado. Deus propõe a bênção para aqueles que o obedecem, mas não obriga o ser humano a obedecê-lo, pois concede o livre-arbítrio e a escolha é do próprio homem. Aquele, porém, que optar pela desobediência aos seus mandamentos, pelo afastamento de Sua face, precisa saber que pagará o preço pelo pecado que cometer.
          Os israelitas provavam incessantemente a intervenção divina a seu favor e viam os livramentos acontecendo de geração em geração. Porém, sendo mau o coração humano, isso caía no esquecimento e eles pecavam, desobedecendo às orientações de Deus e se contaminando com as práticas dos povos pagãos que os cercavam. Quantas vezes o Senhor havia avisado para que não fizessem isso, mas infelizmente era o que acontecia continuamente: o pecado imperava.
          Como os profetas falavam ao povo na antiguidade, hoje a Bíblia nos orienta. Temos sido obedientes? Temos pelo menos tentado nos afastar do mal ou o pecado tem prevalecido em nossa vida? Temos resistido ao diabo para que ele fuja de nós ou algumas práticas pecaminosas são constantes em nosso dia a dia e não nos incomodamos mais com elas, não sentimos que estamos nos afastando da presença de Deus?
          O Altíssimo tem um coração perdoador e alcança àqueles que realmente se arrependem, mas o preço pela prática do pecado é muito alto. Você está disposto a pagá-lo?
          Deixe o mundo e seus prazeres, a carne e sua concupiscência e volte para a presença de Deus.
_______________________________________
BIBLIOGRAFIA:

1-       O ANTIGO TESTAMENTO INTERPRETADO VERSÍCULO POR VERSÍCULO VOLUME 5
AUTOR: R.N. Champlin, Ph. D. - Editora Hagnos

2-        Wikipédia
                                                                                                                        Rônia Malafaia       

Nenhum comentário

Seu comentário é muito importante para nós!