Marcos 1. 40-42 Introdução: O texto lido nos mostra um homem leproso fazendo uma profunda declaração ao Senhor Jesus: “... Se ...
Marcos 1. 40-42
Introdução:
O texto lido nos mostra um homem leproso fazendo uma profunda declaração ao Senhor Jesus: “... Se quiseres, podes purificar-me”. (v.40)
Após ter declarado, vemos Jesus atendendo ao pedido daquele que era leproso, curando-o daquele terrível mal (vv 41,42). Aquele que estava doente, com suas atitudes, nos traz profundos ensinamentos, que são determinantes para a nossa vitória.
Como homens, estamos suscetíveis a problemas, conflitos, enfermidades e outros que nos solapam e primam por nos tirar da rota da bênção. O que fazer diante de tais realidades? Que direção tomar?
Para alcançarmos a nossa vitória, precisamos...
I – Nos aproximar de Jesus
É exatamente isso que esse homem faz; ele rompe com as barreiras interiores que possivelmente o estavam impedindo e se aproxima de Cristo. Esse é o primeiro passo para aqueles que desejam profundamente a resposta do Senhor. Continuar onde estamos, com nossos conceitos, direcionamentos, tentativas de soluções e tantos outros artifícios que arrumamos para a solução dos nossos problemas, de nada irá adiantar. O milagre só acontecerá quando num ato de fé, nos aproximarmos Daquele que tem todo o poder nos céus e na terra, o Soberano Deus.
II – Rogar a Jesus!
Segundo o dicionário on line de português, rogar é pedir com insistência e humildade. Alguém que assim o faz, está clamando e colocando todo o seu sentimento na espera de uma solução. O leproso rogou, ele clamou pela intervenção sobrenatural de Cristo, para obter a cura. O dicionário define como “insistência e humildade” – Essa é a postura daquele que rompeu com os seus paradigmas, conceitos e toda a sua auto-suficiência. É alguém que agora quebrantado sabe que dele mesmo, nada pode e se lança na dependência total Daquele que pode todas as coisas e Nele espera a solução para o seu problema.
III – Nos colocar aos pés de Cristo (Joelhos)
Aquele que estava enfermo se aproximou de Jesus, rogou e se lançou aos seus pés. Para estar aos pés de alguém é necessário ajoelhar. É isso que esse homem faz! Ele se ajoelha aos pés de Cristo, numa postura de rendição total e dependência plena do Senhor, para clamar pela cura que tanto necessitava.
Essa é a atitude que Deus espera de seus filhos! Precisamos ser encontrados pelo Pai, quebrantados e humilhados aos pés de Cristo. É dessa forma que estaremos declarando: “Senhor eu nada sou e nada posso. Pai eu preciso de Ti! Preciso da tua resposta. Totalmente dependente eu espero em Ti, pois sei que do Senhor podem sair virtudes que irão mudar plenamente a história da minha vida.”
IV – Ser objetivos no pedido
Aquele que estava leproso é objetivo em seu pedido; ele diz: “... Se quiseres, podes purificar-me” (v.40). Esse homem não faz rodeios, ele vai ao cerne do problema, ele diz exatamente a Cristo o que precisa. No caminho da nossa vitória, ser objetivos diante do Senhor é fundamental. Para sermos curados é necessário que rasguemos o coração a Jesus, declarando de forma objetiva o que precisamos. Isto é orar especificamente! É ter a certeza daquilo que queremos. O texto nos mostra que ao ouvir o clamor desse homem, Jesus moveu-se de grande compaixão e disse: “... Quero, sê limpo”. Lemos também que a lepra desapareceu e o homem foi curado por Cristo (vv. 41,42).
Conclusão:
Na mensagem de hoje pudemos aprender de forma simples com esse homem, o caminho para alcançarmos nossa vitória e sermos respondidos por Cristo. Não é querer de Deus ver seus filhos sofrendo e enfrentando lutas e dificuldades. Contudo, não estamos livres de passar por elas.
Se nesse momento, você precisa da resposta do Senhor, tenha fé e creia que sua história pode ser mudada. Aproxime-se de Cristo e humildemente rogue ao Senhor. Coloque-se aos pés Daquele que tem todo o poder nos céus e na terra e apresente de forma clara a sua necessidade. Creia! Dos céus Deus o ouvirá e segundo a Sua soberana e perfeita vontade, não deixará de respondê-lo. Ele tem o poder para mudar a história da sua vida.
Pr. Waldyr do Carmo
IGREJA CASA DE ORAÇÃO CEHAB
http://casadeoracaocehab.com.br
Nenhum comentário
Seu comentário é muito importante para nós!