I - Entrada do Noivo e Padrinhos – (Música instrumental) II - Entrada Noiva + damas – (Música marcha nupcial ou instrumental) III...
I - Entrada do Noivo e Padrinhos – (Música instrumental)
II - Entrada Noiva + damas – (Música marcha nupcial ou instrumental)
III - Abertura da Cerimônia pelo Pastor.
Boa noite a todos. Após terem sido cumpridas as exigências legais, estamos reunidos na presença de Deus e destas testemunhas para solenizar diante do Soberano Deus, o casamento de (Nome do Noivo) e (Nome da noiva), que passará a adotar o nome de (Nome da noiva com a inclusão ou não do sobrenome do noivo)
Oremos ao Senhor: (O pastor fará uma oração entregando a Deus toda a cerimônia e rogando as bênçãos do Senhor na vida da nova família que está sendo formada.)
Momento Musical – (dueto ou solista adorando ao Senhor com uma canção que trata acerca do casamento.)
IV - Votos
Esse momento é conduzido pelo ministro que faz a pergunta conforme segue abaixo aos nubentes que de forma individual respondem: (SIM, ACEITO E PROMETO)
(NOME DO NOIVO), você aceita e promete diante de Deus e destas testemunhas, receber (NOME DA NOIVA), como sua legítima esposa para viver com ela conforme o que foi ordenado por Deus, na santa instituição do casamento? Promete amá-la, honrá-la, consolá-la e protegê-la na enfermidade ou na saúde, na prosperidade ou na adversidade e manter-se fiel a ela enquanto os dois viverem? (SIM, ACEITO E PROMETO)
(NOME DA NOIVA), você aceita e promete diante de Deus e destas testemunhas receber (NOME DO NOIVO), como seu legítimo esposo, para viver com ele, conforme o que foi ordenado por Deus na santa instituição do casamento? Promete amá-lo, honrá-lo, respeitá-lo, ajudá-lo e cuidar dele na enfermidade ou na saúde, na prosperidade ou na adversidade e manter-se fiel a ele enquanto os dois viverem? (SIM, ACEITO E PROMETO)
O Ministro afirma:
Diante destas declarações convido a todos para a leitura da Palavra de Deus...
V- Mensagem
(Esse é o momento em que o ministro prega a Palavra de Deus, tratando acerca dos valores de Deus para a família.)
Obs: Tenho optado por apresentar uma mensagem objetiva e com um tempo aproximado de 15 a 20 minutos. Normalmente numa cerimônia de casamento, muitos que foram convidados não têm o hábito de participar das programações da igreja. Razão pela qual se houver demora na ministração da mensagem, a cerimônia num todo ficará comprometida e isso causará desconfortos nos convidados. A mensagem deve ser objetiva, mas, não deve deixar de conter as verdades bíblicas que precisam ser apresentadas à nova família.
VI – Entrada e bênção das alianças
- Louvor – entrada das Alianças.
- Breve consideração sobre o valor das alianças.
- Oração pelas alianças.
O noivo posiciona a aliança no dedo anelar esquerdo da noiva e antes de colocá-la pronuncia a declaração segundo a orientação do ministro.
(Nome do noivo) – Com esta aliança eu me caso com você e lhe faço dona também dos meus bens terrenos, e por este ato declaro diante de Deus e das testemunhas que a recebo como minha esposa e que lhe serei fiel esposo.
A noiva posiciona a aliança no dedo anelar esquerdo do noivo e antes de colocá-la pronuncia a declaração segundo a orientação do ministro
(Nome da noiva) – Com esta aliança eu me caso com você e declaro, portanto, diante de Deus e destas testemunhas que lhe serei fiel tanto na alegria quanto na tristeza. Com estas alianças selamos duplamente nossos votos, e você partilhará comigo o símbolo de nosso casamento.
Os noivos se ajoelham para a oração com imposição de mãos.
VII - Declaração do Ministro
Visto que vocês já declararam sinceramente o desejo de se unirem em matrimônio diante de Deus e confirmaram esse desejo ao dar e receber as alianças, como Ministro de Deus eu os declaro Marido e Mulher em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Aqueles os quais Deus uniu que nenhum homem os separe.
VIII - Assinatura no Livro de casamentos da Igreja.
Convido primeiramente os noivos para as assinaturas no livro e logo após dois casais de testemunhas também estarão assinando
IX - Saída dos Noivos e testemunhas (Fundo Musical)
BÊNÇÃO PASTORAL.
Orientados pelo pastor quando os noivos estiverem aproximadamente no meio do corredor da Igreja, ouvirão seus nomes sendo chamados pelo pastor. Eles olham para trás na direção do ministro e ouvem a Bênção Pastoral (Araônica)
O ministro chama os noivos pelos nomes e diz:
“O Senhor os abençoe e os guarde. O Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre vocês e lhes conceda graça; O Senhor volte para vocês o seu rosto e lhes dê a Paz.”
Pr. Waldyr do Carmo
Igreja Casa de Oração Cehab
Nenhum comentário
Seu comentário é muito importante para nós!