Page Nav

GRID_STYLE

Obedeça até nas pequenas coisas

Leitura bíblica: Êxodo 24. 1 a 8 Versículos-chave: Êxodo 24.3b - “Todas as palavras que o Senhor tem falado faremos.” Êxodo 24.7b – “Tu...

Leitura bíblica: Êxodo 24. 1 a 8


Versículos-chave: Êxodo 24.3b - “Todas as palavras que o Senhor tem falado faremos.”

Êxodo 24.7b – “Tudo o que o Senhor tem falado faremos e obedeceremos.”

          O texto bíblico citado diz respeito à antiga aliança de Deus com o povo de Israel, mas é totalmente aplicável ao contexto dos cristãos da atualidade. Isso porque o conceito de obediência é imutável. Obediência é o cumprimento da vontade alheia; no nosso caso é o cumprimento da vontade do Senhor. Obedecer é estar sujeito a uma autoridade legítima, é estar submisso a alguém. Há, por acaso, maior legitimidade de autoridade sobre nossas vidas do que a do Senhor? 
          Se havia uma antiga aliança entre Deus e Israel, hoje há uma nova aliança entre nós e Deus. Se o livro do concerto foi lido por Moisés aos ouvidos dos israelitas na antiguidade, mostrando o direcionamento do Senhor a eles, hoje, a Palavra de Deus, a Bíblia, também é lida e explicada, transmitindo a nós as orientações Dele.
          Observe que são usados nos versículos-chave dois pronomes indefinidos: TODAS e TUDO. Tais pronomes são abrangentes, não deixando de fora nem uma só palavra, nem um só mandamento de Deus. Os israelitas afirmaram que todas as palavras que o Senhor dissesse e tudo o que Ele os orientasse a fazer, eles fariam. Foi isso o que aconteceu?
          Epa! Será que passou uma ligeira crítica aos israelitas por sua cabeça? Será que muitas vezes não agimos da mesma maneira?  Somos obedientes mesmo? Estamos atentos a todas as orientações do Senhor? Procuramos acatar não só as grandes ordenanças, mas às “pequenas” orientações? Pelo menos tentamos?  Às vezes, agimos com se “rasgássemos” algumas páginas de nossas Bíblias. Pensamos e talvez até digamos: Preciso obedecer ao Senhor nesse e naquele quesito, mas isso aqui não é bem assim...
          Precisamos obedecer até nas pequenas coisas que aparentemente são insignificantes. Pequenas desobediências podem gerar grandes desastres, grandes quedas na nossa jornada cristã. Não roubar, por exemplo, não diz respeito, apenas a grandes quantias em dinheiro ou a objetos de altíssimo valor financeiro, mas refere-se até a uma caneta ou borracha do escritório em que um cristão trabalha. Diz respeito aos impostos que são sonegados, ao troco a mais que não é devolvido ou a uma carteira cheia de dinheiro encontrada na rua que não retorna a seu dono, mesmo sabendo-se quem é. Afinal, diz o ditado popular que “achado não é roubado”, não é mesmo?
          Obediência pela metade é desobediência e como cristãos precisamos vigiar para que a Palavra do Senhor não seja “torcida” para amparar atitudes que Deus reprova. Aprendamos a obedecer até nas “pequenas coisas”.
                                                                                                                          

Rônia Malafaia


Igreja Casa de Oração Cehab

Nenhum comentário

Seu comentário é muito importante para nós!