Page Nav

GRID_STYLE

O valor da comunhão

O VALOR DA COMUNHÃO Leitura bíblica: Eclesiastes 4.8 a 12 Versículo-chave: Eclesiastes 4.12 – “E, se alguém quiser prevalecer contra um, os...

O VALOR DA COMUNHÃO

Leitura bíblica: Eclesiastes 4.8 a 12
Versículo-chave: Eclesiastes 4.12 – “E, se alguém quiser prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; e o cordão de três dobras não se quebra tão depressa.”

           Se vasculharmos a raiz da palavra COMUNHÃO, encontraremos que ela tem origem indo-europeia, KOMOIN, que significa “compartido por todos”. Em Latim deu COMMUNIS que gerou “comum” em Português. Em suma, chegamos ao sentido de repartir, compartilhar, o que nos leva à ideia de “acordo e harmonia”.
          Isso! É isso o que nos faltava antes do nosso encontro com Cristo e agora temos, gerado, é claro, pelo Espírito Santo de Deus: acordo e harmonia; não apenas com o próximo, com as pessoas que nos cercam, com os que professam a mesma fé em um mesmo Senhor e Salvador, mas também com Deus.
          A comunhão tem um valor incalculável. Possuímos privilégios notáveis associados à nossa nova em Cristo e a comunhão é um deles. A comunhão vertical, que é a comunhão com Deus, nos assegura o livre acesso pessoal a Ele, através do Senhor Jesus, sem a necessidade de um sistema “complicado” como era o do tempo da Lei. Agora podemos crescer na fé, superar as angústias, traumas, lutas e dúvidas porque temos comunhão (harmonia, acordo) com Deus.
           E o que dizer da comunhão horizontal, a que temos com os nossos irmãos na fé? Essa nos faz um só corpo em Cristo Jesus, que é a cabeça desse corpo e “o cabeça”, o mentor, de nossa nova vida. Através da comunhão horizontal podemos desfrutar do encorajamento mútuo com outros cristãos e isso nos faz ver que não estamos sozinhos, que temos sempre um ombro amigo ao qual podemos recorrer. Que maravilha!
          O cooperativismo só traz vantagens, e comunhão é cooperativismo. A vida cristã não é destinada ao isolamento, mas à intimidade; não à solidão, mas à comunhão. Não estamos neste mundo para servir a nós mesmos e o segredo da vitória da vida do cristão é entender essa verdade. Estamos aqui para servir a Deus e aos nossos semelhantes. Já pensou se todos assumissem essa postura, essa atitude? Creio que nos tornaríamos uma “potência” em ganhar mais vidas para Cristo.
          Enfim, alteridade e altruísmo são as palavras de “ordem” e não egoísmo e egocentrismo. Gerar tais sentimentos nobres cabe ao Espírito, pois o fruto do Espírito é o amor, mas precisamos desejar cultivá-los em nosso dia a dia. Valorize a comunhão!

                                                                                                                      
Rônia Malafaia

Igreja Casa de Oração Cehab

Um comentário

  1. Irmão, Meu blog excluiu todos os seguidores, alguns dos amigos já voltaram, queria pergunta se deseja manter a parceria, se desejar, na verdade que liberta volte a clikar para seguir.
    Obrigado.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para nós!