Page Nav

GRID_STYLE

Chamados para fazer a diferença

I Samuel 16. 14... Introdução: Nos dias em que vivemos, não são muitos os que fazem a diferença. De um modo geral, as pessoas não estão a...

I Samuel 16. 14...


Introdução:

Nos dias em que vivemos, não são muitos os que fazem a diferença. De um modo geral, as pessoas não estão acostumadas a inovarem ou se apresentarem de forma especial, trazendo propostas e soluções novas, que tragam benefícios ao seu contexto. A opção da maioria é apenas seguir a cartilha da vida cotidiana e, está tudo bem, pois, o bom é viver a normalidade da vida. Infelizmente, essa síndrome da preguiça e da falta de criatividade, tem afetado também o contexto da Igreja. Muitos crentes que vivem apáticos espiritualmente e conformados com as propostas do mundo acabam por não marcarem de forma efetiva a sua geração com a glória de Deus. O chamado de Deus para os seus filhos é levá-los a fazer diferença, e, com suas vidas deixarem marcas que glorifiquem ao Senhor. Davi é um exemplo de servo que fez a diferença. Ele tem muito a nos ensinar e na lição de hoje, veremos alguns valores que foram vividos por esse grande homem de Deus e que serão fomentadores para nos despertar no cumprimento de nossa missão. Fomos chamados para fazer a diferença.

Os que fazem a diferença...


I – São forjados em tempos de crise. (vv. 14, 15, 16)

O momento era de conflitos e de grande crise. O rei Saul estava sendo atormentado por um mau espírito. Imagina o contexto: aquele que tinha a responsabilidade de governar a nação estava sendo oprimido por um espírito maligno. Entendemos que uma crise estava instaurada e uma solução para o problema era esperada por todos. É nesse contexto que surge Davi. Ao ser apresentado os requisitos, daquele que seria usado para tocar a harpa que aliviaria Saul do mal que o acometia, um dos moços do rei revelou que conhecia um jovem que era filho de Jessé e tinha as condições para cumprir a tarefa. Note que o momento é de crise e foi justamente nesse contexto, que a oportunidade foi gerada e Davi escolhido para ser a ferramenta de bênçãos na vida do rei. Há um provérbio chinês que diz: “Crise é sinônimo de oportunidade”. Em nome de Jesus, não deixe que os conflitos e problemas sejam determinantes para frustrar os seus sonhos e projetos. Entenda que em meio à crise, Deus o está moldando e forjando o seu caráter para usá-lo efetivamente como canal de bênçãos para muitas vidas. Você foi chamado para fazer a diferença! Deus conta com você.

II – São vistos e encontrados a partir do seu contexto de vida (v.18)

- Alguém está te vendo!

Alguém estava vendo o contexto de vida de Davi. Isso foi determinante para que a oportunidade fosse gerada. Ele era pastor de ovelhas e em seu trabalho de pastoreio, constantemente enfrentava ursos e leões, para livrar suas ovelhas. (I Sm 17. 34-37) Davi já era um guerreio! Ele já fazia a diferença em seu próprio contexto de vida. Alguém o estava vendo e na hora certa fez menção de seu nome. Você já imaginou que alguém está observando a sua vida? Sim, sempre haverá alguém que esteja nos vendo. Nossas atitudes e ações, nosso contexto de relacionamentos e outros, serão determinantes para que alguém se lembre ou não de nós, quando precisarem de alguém para uma determinada tarefa. Lembre-se: Alguém está te vendo!

III – Primam pela excelência no que fazem (v.17)

O versículo 17 nos afirma: “Então disse Saul aos seus servos: Buscai-me, pois, um homem que toque bem, e trazei-mo.” Saul queria um homem que tocasse bem! Ele precisava de alguém que primasse pela excelência no que fazia. Não são poucos os que levam a vida na base do mais ou menos. São pessoas que não se interessam por melhorar, pelo contrário, buscam sempre fazer o pior e sempre com muita má vontade. Normalmente, quem vive dessa forma não avança, nem se projetam e acabam por passarem muitas dificuldades em seu contexto de vida. O caminho da vitória e da bênção é procurar fazer sempre o melhor. Isso agrada ao Senhor! Isso determina uma caminhada de vitórias e crescimento. Não importa onde você está, ou qual seja o seu trabalho; faça sempre o melhor e lembre-se de que alguém está te vendo. No momento certo Deus o honrará e o levará a lugares altos.

IV – São determinados e sabem o que querem (v.18)

É isso que vemos ao ler o versículo 18 “... é valente e vigoroso, e homem de guerra, e prudente em palavras, e de gentil presença; o SENHOR é com ele.” Davi era um homem determinado e sabia exatamente o que queria. Você é determinado? Você sabe o que quer? Há muitos crentes que são oscilantes e não sabem o que querem. Hoje caminham para um lado, amanhã já estão pendendo para o outro. São inseguros e isto só evidencia a falta de fé em seus corações. Para fazer a diferença é necessário determinação; é necessário que sonhos de Deus sejam gerados nesse coração e com Fé, lutar para ver o milagre sendo realizado. É dessa forma que Deus irá derramar o seu poder nos levar a grandes conquistas.

V – São comprometidos com o Senhor

Davi tinha compromisso com Deus. Ele era um servo autêntico do Senhor. Esse requisito não pode faltar na vida daquele que almeja fazer a diferença. Ser comprometido com Deus implica fidelidade, vida de oração, envolvimento com a Palavra e obediência aos mandamentos do Senhor. É nesse contexto que o coração de Deus será tocado e grandes milagres derramados nessa vida que é lavada e remida pelo sangue de Cristo. Esse servo será encontrado fazendo a diferença de forma prática como membro da Igreja de Cristo na terra.

Conclusão:

É emergente que se levantem homens e mulheres de Deus para fazerem a diferença na terra. Vidas, que sejam sal e luz em meio a um mundo perdido e que precisa da Salvação de Jesus. Com Davi pudemos aprender e apreender valores de bênçãos que não podem ser esquecidos por esses que almejam fazer a diferença. Esse é o caminho de Deus para a vida de seus filhos; é dessa forma que seremos usados para o louvor e glória do nosso soberano Deus.


Pr. Waldyr do Carmo
Igreja Casa de Oração Cehab – Itaperuna. RJ
http://casadeoracaocehab.blogspot.com/


Nenhum comentário

Seu comentário é muito importante para nós!