Page Nav

GRID_STYLE

Levados ao deserto pelo Senhor

I Re 19.1-16 Introdução: Deserto é sinônimo de lutas, sofrimentos e dificuldades. Muitas vezes, mesmo sendo dolorido, Deus nos leva por es...

I Re 19.1-16

Introdução:

Deserto é sinônimo de lutas, sofrimentos e dificuldades. Muitas vezes, mesmo sendo dolorido, Deus nos leva por esse caminho. Ele assim o faz para trazer a nós o tratamento que glorifica o Seu nome. Ele permite para que sejamos moldados e assim usados para o louvor de Sua glória. No texto de hoje vemos Elias, o profeta, sendo levado ao deserto e ali profundamente tratado pelo Senhor. Foi nesse contexto de dificuldades que Deus se revelou ao profeta e o direcionou à realização de uma grande obra. Que através desta lição sejamos abençoados e usados no cumprimento dos planos de Deus.

I – Lugar onde minha humanidade e fragilidade são reveladas. (3,4)

Após uma grande vitória, onde o sobrenatural de Deus foi revelado de forma grandiosa na vida do profeta Elias em confronto com os profetas de Baal, ele ouviu que Jezabel queria matá-lo. A Bíblia nos afirma que ele temeu e fugiu para o deserto. A vitória, os milagres, o agir de Deus foi grande na vida do profeta, mas quando um problema é instaurado em sua vida, seu lado humano e fragilidades vieram à tona. Muitas vezes estamos firmes, avançando e superando vários obstáculos. Contudo, em meio a um turbilhão de acontecimentos e atividades, somos confrontados com algum problema que acaba por nos levar a um deserto. São nesses momentos que vêm à tona nossos medos, incertezas, fragilidades... São nessas horas que vemos que não somos super homens, mas, ao contrário, somos humanos e frágeis. Deus permite realidades assim em nossas vidas para ver o que está em nosso coração. Na verdade, o que o Pai deseja é que sejamos aprovados, mesmo diante de nossas fraquezas, para nos declarar a vitória que mudará completamente a história de nossas vidas.

II – Lugar onde Deus supre de forma sobrenatural seus filhos (5,6)

No texto que lemos, vemos que, no deserto, Deus supriu Elias com “pão e água”. Aquele que teme ao Senhor nunca fica desamparado. Mesmo que esteja atravessando um “deserto”, ele será suprido de forma sobrenatural, pois Deus é fiel. Creia nisso, meu irmão, e por mais que as lutas sejam grandes, por mais que, a olhos humanos, não haja solução para o seu problema, o Deus a quem servimos é fiel. Ele supriu Elias e irá também suprir sua vida. Haverá momentos em que Ele irá até carregá-lo no colo! E você verá, de forma sobrenatural, a glória Daquele que um dia o livrou da morte eterna sendo revelada à sua vida. Que nossos olhos estejam abertos para ver o suprimento que Deus tem nos dado em meio às lutas e dificuldades. Que possamos ter a certeza plena de que todas as coisas estão cooperando para o bem daqueles que amam ao Senhor (Rm 8.28).

III – Lugar de caminharmos para a presença de Deus (7,8)

Vemos, pelo texto bíblico, que o alimento que foi dado por Deus a Elias foi providencial para que ele caminhasse 40 dias e 40 noites até Horebe, o monte de Deus. Que maravilha, irmãos! Deus nos supre no deserto para que tenhamos forças para caminharmos em Sua direção. Mesmo em contextos de dificuldades e lutas, é propósito do Senhor nos fazer caminhar em direção ao seu altar. Era necessário que Elias caminhasse até Horebe, o monte de Deus. É necessário também que caminhemos até o Horebe, espiritual de Deus, pois é lá que Ele irá declarar a nossa vitória completa. É lá que Ele revelará seus propósitos para conosco. Acredite! Deserto é lugar de caminharmos para a presença de Deus.

IV – Lugar onde rasgamos o nosso coração no altar do Senhor (9,10)

Quando Elias chega a Horebe, ele tem a oportunidade de rasgar o coração diante do Senhor. Foi nesse contexto de lutas e dificuldades que tudo o que estava no coração de Elias foi revelado para Deus. Em nosso contexto de vida, passamos por lutas, conflitos e provações e, a olhos humanos, parece que não vamos conseguir vencer. Contudo, em meio ao deserto, Deus quer conhecer o nosso coração. Ele quer ver nossas reais intenções e propósitos. Aquele que é fiel e deseja a vitória rasga o coração e apresenta o seu clamor diante do Pai. É dessa forma que o Senhor irá operar o milagre! É assim que a vitória será declarada.

V – Lugar onde somos restaurados para sermos usados em uma grande obra (15,16)

Após Elias abrir o coração para Deus, vemos o profeta recebendo de Deus a direção para a grande obra que iria realizar. É assim que Deus faz: Ele manifesta sua glória a nós em meio às lutas para que seus propósitos sejam cumpridos através de nossas vidas. Deserto é lugar de cura, de milagres. É lugar de sermos restaurados para sermos usados em uma grande obra. Deus tem planos para a sua vida, Ele quer te usar profeticamente para marcar a sua geração com a Sua glória. Você crê nisso? As lutas, conflitos e dificuldades são instrumentos fomentadores de bênçãos na vida daquele que crê e teme ao Senhor. Foi assim que Deus fez na vida do profeta Elias e é assim que Ele quer fazer na vida de seus filhos. Tão somente precisamos crer.

Conclusão:

Vimos, nessa lição, que mesmo sendo difícil, o deserto se torna grande bênção quando estamos no centro da vontade do Senhor. As lutas e dificuldades virão, mas aquele que teme ao Senhor, diante da prova, será aprovado e prosperará e cumprirá os propósitos que Deus sonhou para a sua vida. Que Deus o abençoe rica e abundantemente, revelando a você os seus intentos e propósitos.

Pr. Waldyr do Carmo
http://casadeoracaocehab.blogspot.com/

Nenhum comentário

Seu comentário é muito importante para nós!