Page Nav

GRID_STYLE

Mães de fé

I Samuel 1. 9-20 Introdução: Hoje vamos estudar um pouco da história de Ana uma mulher de Fé que se tornou uma mãe de Fé e que ...

I Samuel 1. 9-20

Introdução:

Hoje vamos estudar um pouco da história de Ana uma mulher de Fé que se tornou uma mãe de Fé e que fez grande diferença no cenário da revelação bíblica. Ela nos ensina alguns valores que não podem ser esquecidos pelos servos de Deus que almejam respostas e serem usados efetivamente como instrumentos no cumprimento de seus propósitos. Que Deus através desta palavra possa ministrar as respostas que seu coração necessita e levá-lo ao melhor que Ele projetou para sua vida.

Mães de Fé...

I – São adoradoras de Deus independente das circunstâncias.

Ana viveu num período onde ser estéril era enfrentar grandes dificuldades. Uma mulher que não podia ter filhos era tida socialmente como amaldiçoada, desgraçada. Para piorar ainda mais a situação, sua rival Penina a outra esposa de seu marido (Elcana) tinha filhos e juntamente com estes diariamente zombava de Ana. A tristeza e profundas angustias reinavam no coração desta mulher. Contudo, ao ler o texto bíblico vemos que mesmo diante desse quadro tão difícil, ela não perdeu sua comunhão com Deus. Ela continuou adorando e servindo o Deus todo poderoso que reinava em sua vida. A prova disto é o que vemos de sua postura quando a mesma é encontrada no altar do Senhor orando, chorando e clamando por sua bênção. Ana é exemplo vivo de uma mulher de Fé que mesmo diante das dificuldades se manteve fiel a Deus e esperando Dele a manifestação de sua glória através da resposta que tanto ansiava. Essa é a postura que Deus espera de seus filhos! É desta forma que tocaremos o coração do Senhor e receberemos as respostas que nosso coração espera. Precisamos adorar e servir a Ele independente das circunstâncias.

II – São mulheres de oração

Visivelmente ao ler o texto percebe-se que Ana era uma mulher de oração. Os que vivem pela Fé confiados no Deus que os salvou são encontrados sempre em oração. Foi através dela que Ana manteve um relacionamento íntimo com Deus. Em oração ela rasgou o seu coração diante de Deus. Esta é a postura que o Senhor quer ver em seus filhos. Vidas que sejam íntimas Dele e que tenham seus corações completamente derramados em seu altar. Através da oração o nosso clamor e adoração tocará o coração de Deus levando-o a nos responder de forma sobrenatural. Grandes maravilhas serão ministradas às nossas vidas. Seremos canais de bênçãos nas mãos do Senhor.

III – São atendidas pelo Senhor no tempo da angústia.

Após os momentos difíceis que passou no altar do Senhor clamando pelo milagre, vemos a resposta de Deus sendo ministrada no retorno para sua casa. Assim nos afirma a Palavra do Senhor: “E disse ela: Ache a tua serva graça aos teus olhos. Assim a mulher foi o seu caminho, e comeu, e o seu semblante já não era triste.” O clamor de Ana por um filho foi atendido pelo Senhor, pois ao continuar lendo o texto, vemos que ao chegarem a Ramá, Elcana seu esposo a conheceu e o Senhor se lembrou dela. O resultado foi que Ana algum tempo depois concebeu e deu à luz um filho. Que maravilha irmãos! Os que vivem pela Fé são respondidos pelo Senhor no tempo da angústia! Foi desta forma que Deus manifestou Sua glória na vida de Ana! Ele tem o poder de responder a todos que clamam com Fé em seu altar. Ele tem respostas profundas a serem derramadas à sua vida. Creia nisto e viva pela Fé no Deus que o salvou.

IV – Vão além da obediência

Conforme o requisito da lei mosaica, os pais deviam dedicar seu primeiro filho ao Senhor. (Ex. 22.29). Ana vai além da obediência dedicando toda a vida de seu filho ao serviço de Deus. Raramente esse tipo de voto (nazireu) era feito por toda a vida e não há menção bíblica de outro fato que revele alguém assumindo esse voto em nome de outrem. De forma clara vemos então que Ana realizou algo extraordinário para Deus. Ela ofereceu uma adoração completa que de forma plena tocou o coração do Deus que a respondera. Ainda o Senhor continua esperando que seus filhos realizem coisas extraordinárias para Ele. É desta forma que seremos abençoados e faremos diferença como servos. Fazer algo extraordinário para Deus é oferecer o meu melhor para adorá-lo e glorificá-lo.

V – Se tornam instrumentos para o cumprimento dos propósitos de Deus.

Ana fez sua parte oferecendo o seu melhor para o Senhor e desta forma ela se tornou instrumento para o cumprimento dos propósitos do próprio Deus que a respondera. No transcorrer da história da nação de Israel, vemos Samuel se tornando profeta de Deus e sendo usado para o cumprimento de seus planos para com a nação de Israel. Os propósitos de Deus foram cumpridos porque Ana como mãe e mulher de Fé tocou o coração de Deus com sua adoração. É plano Dele o nosso soberano Deus nos usar para o cumprimento de seus propósitos! Ele quer nos usar para marcar nossa geração com sua glória. Contudo, nossa vida como servos irá determinar a trajetória de nossa história. Para os milagres acontecerem é preciso ser encontrados no centro de sua vontade. Ana foi achada diante do Senhor dessa forma e nós também podemos ser achados assim por Ele.

Conclusão:

O que nosso contexto de vida tem determinado? Podemos dizer que somos homens e mulheres de Fé que se encontram no altar do Senhor? Deus quer o melhor para nossas vidas. Ele deseja nos usar como instrumentos que glorificam o Seu nome. Contudo, é necessário que Ele veja em nós os valores que viu em Ana, pois são esses que irão determinar grandes milagres em nossas vidas. É desta forma que seremos respondidos por Deus. É desta forma que seremos usados como instrumentos que cumprirão seus propósitos. Sendo encontrados no centro da vontade do Senhor faremos a diferença alcançando nossa geração com a mensagem viva da Salvação do Senhor Jesus.

Que o nosso soberano Deus possa ver em nós vidas que estejam vivendo pela Fé e fazendo a diferença para o louvor de sua glória.


Pr. Waldyr do Carmo

Igreja Casa de Oração Cehab – Itaperuna. RJ
http://casadeoracaocehab.blogspot.com/

Nenhum comentário

Seu comentário é muito importante para nós!