Salmos 101. 2,3 “Portar-me-ei com inteligência no caminho reto. Quando virás a mim? Andarei em minha casa com um coração sincero. Não porei...
Salmos 101. 2,3
“Portar-me-ei com inteligência no caminho reto. Quando virás a mim? Andarei em minha casa com um coração sincero. Não porei coisa má diante dos meus olhos. Odeio a obra daqueles que se desviam; não se me pegará a mim.”
Introdução:
A proposta do estudo de hoje é pensarmos na família em confronto com a realidade da mídia que está presente em nossas vidas. Que postura devemos adotar diante do Senhor para prosperarmos aproveitando o que a mídia tem de bom e vermos nossas famílias abençoadas. Esse é o contexto que iremos tratar objetivando ver nossas famílias abençoadas e glorificando ao Senhor.
I - Definição de Mídia
“Mídia designa de forma genérica, todos os meios de comunicação, ou seja, os veículos que são utilizados para a divulgação de conteúdos de publicidade e de propaganda.
Tecnologia é o termo que envolve o conhecimento técnico e científico e as ferramentas e materiais criados e/ou utilizados a partir de tal conhecimento.”¹
Definição específica de Mídia Eletrônica que é o nosso caso em foco.
A mídia eletrônica é o conjunto de recursos eletrônicos ou eletromecânicos que em sua estrutura trazem ao usuário final o acesso a diversos conteúdos com informações atualizadas. Como exemplo temos: o vídeo game, o televisor, o telefone, o computador (internet), o celular, rádios e outros... As informações podem vir em tempo real ou não.
II - A IMPORTÂNCIA DA MÍDIA
A mídia num todo tem uma grande importância no contexto da sociedade num todo. Ela é responsável pela formação do indivíduo e até mesmo no processo evolutivo de uma cultura, pois é através dela que as informações chegam às pessoas e com isso opiniões vão sendo formadas. Contudo, nos borbotões de pacotes que são trazidos pela mídia não há classificações quanto o que devemos ou não absorver. Cabe a nós como servos de Deus estar atentos para com sabedoria filtrar e reter o que é bom. Podemos inferir então que, ela será maléfica ou não para um indivíduo a partir da maneira que ele responde e se comporta ao receber as informações que são trazidas pela mídia.
III - CONHECENDO OS PERIGOS DA MÍDIA ELETRÔNICA
Vídeo game
• Estimulam a violência
• Anulam nas crianças e adolescentes o conceito de leis (limites). (no vídeo game você poder ser e fazer o que quiser)
• Causam vícios
• Causam isolamento social
Televisor
• Vicia
• Novelas (Incentivo ao álcool, cigarros, crimes, sexo e outros)
Internet
• Acessos a sites pornográficos
• A pedofilia
• MSN – bate-papo
• Redes sociais (fotografias, o indivíduo se expõem revelando sua vida publicamente.
• O tipo de linguagem que em sua maioria é obscena.
IV – USANDO A MÍDIA COM SABEDORIA.
“Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.” (Fl 4.8)
“Os céus e a terra tomo hoje por testemunhas contra vós, de que te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe pois a vida, para que vivas, tu e a tua descendência,” (Dt. 30.19)
Nos dois textos que acabamos de ler vemos de forma clara o querer de Deus para com seus filhos. Deus já tem preparado o melhor para seus servos, contudo, tomar as decisões só depende deles. Que tipo de decisões temos tomado quando somos confrontados com os guisados que o inimigo tem nos apresentado? Se formos sábios diante de Deus, com certeza, tomaremos as decisões certas que glorificarão o nome do Senhor em nossas vidas.
Ter sempre uma direção definida quanto ao que vou fazer quando estiver diante da televisão ou internet.
No livro de I Tessalonicenses 5.22 a Palavra de Deus nos afirma: “abstende-vos de toda a aparência do mal.”
Há pessoas que ficam passeando pelos canais da televisão procurando alguma coisa que ele mesmo nem sabe o que está procurando. Outros entram na internet e ficam navegando, navegando, navegando até o barco de sua vida naufragar no mar da prostituição e tantos outros males que a rede oferece.
Algumas perguntas devem ser feitas quando houver um sentimento de que não estamos agradando ao Espírito Santo de Deus. (As pessoas podem tomar conhecimento disto que estou vendo? Esse conteúdo está edificando a minha vida? Está acrescentando conhecimentos que edificam minha vida?) Após responder a essas perguntas com certeza teremos condições de decidir se continuamos ou não envolvidos com tais informações.
V – FAMÍLIA X MÍDIA – PRIMANDO PELO EQUILÍBRIO
Não há como fugir da mídia, não há como evitar que tais informações cheguem aos nossos lares. Esse é o caminho da família no pós-modernismo. Os avanços tecnológicos fomentam e continuarão a fomentar essa crescente onda de conteúdos que cada vez mais estarão à disposição das famílias. No entanto, podemos primar pelo equilíbrio.
Equilíbrio no tempo de envolvimento com a mídia num todo.
Equilíbrio da mídia frente minha vida devocional com Deus.
Equilíbrio da mídia frente meu envolvimento familiar (afeto, relacionamentos, sonhos, projetos e outros para a família)
Equilíbrio da mídia frente minha participação na vida da igreja.
Conclusão:
Vimos de forma clara que o caminho da vitória não está em nos fecharmos para a realidade da mídia. Até porque não há como fugir desta realidade pois a mídia tem o seu papel de importância no contexto da formação do indivíduo e sociedade. Mas aprendemos que o caminho da vitória está em retermos o que é bom e assim com equilíbrio e sabedoria caminharmos como família glorificando e testemunhando de Cristo a um mundo que precisa urgentemente de sua glória. Que o nosso Soberano Deus esteja abençoando rica e abundantemente nossas famílias para o louvor de sua glória.
_______________________________
1- My Way – http://giscap3.blogspot.com/2008/09/definio-de-mdia-e-tecnologias.html. Internet
Pr. Waldyr Silva do Carmo
Igreja Casa de Oração Cehab
http://casadeoracaocehab.blogspot.com
Nenhum comentário
Seu comentário é muito importante para nós!