Page Nav

GRID_STYLE

Quando estou fraco, então sou forte

II Co 12.10 Introdução: Como temos reagido diante dos problemas e dificuldades? Que atitudes temos tomado quando as lutas são tão grandes ...

II Co 12.10

Introdução:

Como temos reagido diante dos problemas e dificuldades? Que atitudes temos tomado quando as lutas são tão grandes que nos sentimos fracos e impotentes para vencermos? Na lição de hoje vamos aprender através da vida do Apóstolo Paulo as maravilhas que Deus quer revelar a seus filhos nos momentos de lutas e dificuldades quando nos sentimos totalmente fracos e sem condições para alcançar a vitória.

Quando estou fraco...

I – Me torno dependênte do Senhor.

Você já viveu momentos de grandes dificuldades onde suas forças se perderam e se viu completamente impossibilidado de solução para os problemas? É interessante avaliar que quando estamos “Fortes” nos tornamos auto suficientes, nos tornamos independentes e aí fatalmente haverá pouco espaço para Deus agir em nossas vidas. O Apostolo Paulo viveu essa realidade e pôde compreender de fato as implicações dos momentos de fraquezas que são vividos pelos servos de Deus. Ele viu que são nesses momentos que em razão da impossibilidade humana nos tornamos dependentes de Deus. Diante desta realidade Deus encontra em nós a condição plena para Ele agir e nos abençoar. Desta forma nos tornamos fortes no Senhor.

II – Reconheço minha fragilidade e incapacidade

Admitir fraquezas é muito difícil para o ser humano. Mesmo que seja um quadro apenas de aparência na maioria das vezes queremos nos mostrar fortes e resolvidos para as pessoas. Mas há momentos que a luta é tão grande que não dá para esconder a realidade que estamos vivendo. É aí que diante das muitas dificuldades nos tornamos fracos e acabamos por reconhecer que somos frágeis e incapazes. Nesse processo Deus trata conosco e nos torna pessoas humildes e reconhecedoras de Sua grandeza em nossas vidas. Reconhecer nossa fragilidade e incapacidade humana é reconhecer também que acima de nós há um Deus que tem todo o poder e que nos leva ao caminho da vitória.

III – Minha glória se apaga para brilhar a Glória de Deus em minha vida.

Deus só irá se manifestar poderosamente em nossas vidas revelando sua Glória sobre nós, quando todo o nosso “eu” for jogado por terra. Precisamos quebrar o orgulho, precisamos quebrar a altivez, precisamos nos reduzir nossa própria glória a nada, para Deus agir sobrenaturalmente e revelar às nossas vidas sua maravilhosa Glória. É desta forma que Deus nos trata e declara a vitória às nossas vidas. É desta forma que estaremos aprendendo na escola de Cristo e nos tornaremos sem dúvidas bênçãos que glorificam o nome do Senhor na terra.

IV – Busco a presença de Deus em minha vida

São nos momentos de lutas e grandes problemas que mais nos aproximamos de Deus. São nesses momentos que nosso coração se quebranta e caímos com a boca no pó desejando ardentemente que Deus venha nos responder. Nesses momentos passamos a nos envolver com a oração, com a Palavra de Deus e nos unimos muito mais aos nossos irmãos. Com isto comunhão plena nossa com Deus e também com a Igreja é instaurada em nossas vidas e Deus virá em nosso socorro declarando as respostas que tanto precisamos.

Conclusão:

“Quando sou fraco, então sou forte” – A olhos humanos é muito difícil compreender o que Paulo estava falando. Até porque na maioria das vezes não damos espaço para Deus falar conosco. Mas para a glória do Senhor hoje pudemos ter uma visão mais ampla desse texto e juntos pudemos aprender que as lutas e dificuldades se tornam elementos propiciadores de bênçãos na vida dos servos de Deus. Dessa forma podemos afirmar também como Paulo falou. “Todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus...” (Rm 8.28)

Em Cristo Jesus,


Pr. Waldyr do Carmo

Igreja Casa de Oração Cehab – Itaperuna. RJ
http://casadeoracaocehab.blogspot.com/



Um comentário

  1. É uma questão [estilo de vida] de ver a glória de Deus em todos os momentos.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para nós!