Page Nav

GRID_STYLE

Visão Panorâmica Bíblica - Estudo - 32

UMA GRANDE VITÓRIA SOBRE OS AMALEQUITAS. JETRO VISITA A MOISÉS. Êxodo 17. 8-16 e 18. Introdução: Na lição de hoje estaremos avaliando ...




UMA GRANDE VITÓRIA SOBRE OS AMALEQUITAS. JETRO VISITA A MOISÉS.

Êxodo 17. 8-16 e 18.

Introdução:

Na lição de hoje estaremos avaliando a guerra de Amaleque contra a nação de Israel e a Visita de Jetro a Moisés, o que teve como ponto alto um conselho que mudou profundamente a vida dos israelitas. Estaremos procurando aplicar estas verdades à vida de nossa igreja. Quais são os planos e projetos de Deus para as nossas vidas como Igreja? Esta é a pergunta que tentaremos responder ao estudar esta lição.


I – Israel vitorioso sobre Amaleque com a ajuda de Deus.

Os Amalequitas atacaram a nação de Israel pela retaguarda. (Deuteronômio 25:17-19.) Vemos no texto Deus usando uma estratégia diferente. Nessa batalha Josué é convocado para ser o General da frente da batalha. Um grande desafio para o jovem Josué. Deus direcionou Josué para frente da batalha e Moisés foi orientado a subir o monte para desempenhar a função espiritual.

Alguns ensinamentos são apreendidos desse episódio.

• Na obra de Deus não há lugar para a centralização. Não é vontade de Deus que uma pessoa só faça todo o trabalho. Somos levados a pensar que na obra de Deus o cooperativismo ocupa um lugar importante.

• Numa batalha há os soldados da linha de frente, mas também os da linha de retaguarda.

 Havia um exército lutando na frente tendo como líder Josué.

 Havia os da retaguarda. (Moisés, Aarão e Hur).

 A Vara representava a autoridade de Deus.

 As mãos levantadas representavam a Intercessão.

 Aarão e Hur representam também os obreiros que ajudam ao pastor. Para pastorear de forma eficaz e com sucesso, o obreiro necessita de uma boa equipe ministerial. Vidas que estejam diante do altar do Senhor e primando pelo instaurar do Reino de Deus nos corações dos homens.

II – Jetro visita a Moisés.

Moisés estava sobrecarregado. Todas as questões e dificuldades que eram vividas entre o povo eram trazidas a ele. Ele julgava coisas grandes e também as pequenas. Ao invés de repartir responsabilidades Moisés resolvia tudo sozinho e com isto o fardo estava muito pesado. Ao visitá-lo trazendo sua esposa e filhos, Jetro observou o quadro e aconselhou Moisés.


A estratégia que Jetro apresentou a Moisés.





Pontos relevantes a serem observados na estratégia que Jetro trouxe a Moisés:

Algumas causas de uma má administração:

1- Exclusivismo
A pergunta feita por Jetro mostra de forma clara essa realidade. “Por que te assentas só?” (v.14)

- A ocupação exacerbada de Moisés o impedia de cuidar de sua própria família, que ficou aos cuidados do sogro Jetro. (Ex. 18. 1-7)

- Mesmo com homens capacitados, Moisés estava resolvendo os problemas sozinho. (18.14)

- Grandes filas e o povo sem atendimento. (Ex. 18.13)

- Moisés estava sendo exclusivista. Acreditava que Deus só usaria a ele.

2- Centralização. (v. 15)

O maior culpado de todo o problema era o próprio Moisés. As causas grandes e pequenas foram centralizadas em torno dele mesmo. "É porque este povo vem a mim." Na verdade não havia alternativa para o povo. Pois tudo estava centralizado no próprio Moisés.

O resultado de uma má administração.

Dentre tantos os resultados que se observa numa má administração, abordaremos um que está evidente no texto que lemos. "Totalmente desfalecerás" (v 18)

- Sobrecarga.

Moisés ficou sobrecarregado. Um líder sobrecarregado certamente irá desempenhar de forma precária a sua tarefa da liderança. Com isso os resultados serão os mais desastrosos possíveis na vida da igreja. Irmãos poderão migrar para outras igrejas, ou até mesmo se desviarem do Senhor Jesus, em razão de não serem visitados ou acompanhados pelo pastor ou liderança da igreja. Não há tempo para descanso pois o líder corre o tempo todo. O stress sem dúvida baterá à porta desse pastor, levando com isso a família e a igreja a grandes prejuízos. O resultado será uma estagnação geral na vida da igreja e a obra não crescerá.

Uma liderança eficaz é manifestada onde:

- O líder assume a sua posição.

O líder precisa assumir suas atribuições.

a) Intercessor – "Sê tu pelo povo diante de Deus e leva tu as coisas a Deus." (v 19)

b) Instrutor – "Faze-lhes saber o caminho em que devem andar e a obra que devem fazer". (v 20)

- O líder divide a carga.

"E tu, dentre o povo, procura homens capazes, tementes a Deus, homens de verdade, que aborreçam a avareza." (v 21)

Os resultados de uma liderança eficaz.

- O alívio na vida do líder. “A ti mesmo te aliviarás da carga”. (v.22)

- Uma participação real dos liderados na vida da Igreja. – “Eles a levarão contigo”. (v. 22)

Conclusão:

Os conselhos de Jetro foram sábios e orientados pelo próprio Deus. Eles funcionaram na vida da Nação de Israel. Eles são práticos e funcionam plenamente na vida da Igreja nos dias de hoje. Esse milagre Deus quer realizar plenamente na vida de nossa igreja.

Conclusão:

O Senhor agiu de forma especial e soberana na vida da Nação de Israel, levando-os a confiarem somente Nele. Como Deus presente e que nos livrou da morte eterna é desejo Dele ter o controle pleno de nossas vidas, e nos fazer servos vitoriosos e que anunciam a sua glória aos perdidos. Que o Senhor Jesus esteja abençoando poderosamente a sua vida!

Pastor Waldyr Silva do Carmo
BIBLIOGRAFIA:

- O Pentateuco – HOFF Paul – Editora Vida.
Bíblia Sagrada.
IGREJA CRISTÃ EVANGÉLICA “CASA DE ORAÇÃO”
Rua Avelino Honório de Miranda, 65. B. Cehab. Itaperuna. RJ.

Nenhum comentário

Seu comentário é muito importante para nós!