Leitura bíblica: Mateus 21.1-11 Versículo-chave: I Pedro 5.5b – “... e sede todos sujeitos uns aos outros e revesti-vos de humildade, porq...
Leitura bíblica: Mateus 21.1-11
Versículo-chave: I Pedro 5.5b – “... e sede todos sujeitos uns aos outros e revesti-vos de humildade, porque Deus resiste aos soberbos, mas dá graças aos humildes.”
Por várias vezes, ao caminhar pelas ruas das cidades, peguei-me analisando os rostos desconhecidos que por mim passavam. São tantas as feições! São pessoas de todo tipo, raça, cor, com traços absolutamente distintos, cabelos de toda sorte de cortes, cores e tamanhos. Há uma diversidade de seres humanos, todos criados por Deus, que estão povoando o mundo, meramente por permissão divina. Nós, “pobres mortais”, observamos apenas o exterior, entretanto o que os olhos humanos não podem ver, o Senhor o sabe muito bem. É com plena certeza que afirmo que uma das coisas que o Altíssimo se apraz em ver no interior das pessoas é a humildade. Certamente Ele preza esse traço de caráter, pois, ao longo do tempo, deixou registrado nas Escrituras o quanto aprecia isso e nos textos acima vemos a comprovação de tal fato na vida do Messias. A entrada de Jesus em Jerusalém foi feita sobre um jumentinho e não em um cavalo alazão, num Mustangue ou em um Mangalarga Marchador. O jumento, desde os tempos remotos é utilizado no meio rural para auxiliar nas tarefas agrícolas e para transportar cargas. É um animal simples, dócil, cuja função é servir. Não foi um animal de grande porte, possuidor de um corpo bem proporcionado, com ancas possantes e musculosas, de pescoço longo, sustentador de uma altivez típica de um Purosangue a montaria de Jesus e, sim, um jumentinho. Assim como nasceu na simplicidade, numa estrebaria, tendo como bercinho um cocho onde os animais se alimentavam, Jesus também entrou em Jerusalém, aclamado pelo povo como Rei, num cenário isento de ostentação. Até na escolha do animal que o levaria à entrada triunfal pela cidade, o Pai prezou a demonstração da humildade. Deus, em sua infinita sabedoria, assim fez para mostrar que Cristo veio para todos, sem distinção, sem discriminação. Diz a Palavra em Provérbios 15.33 que adiante da honra vai a humildade; em 22.4 que o galardão da humildade e o temor do Senhor são riquezas, e honra, e vida. Em Atos 20.19 lemos que devemos servir ao Senhor com toda a humildade e no livro dos Salmos 10.17 que o Senhor ouve os desejos dos humildes, conforta o seu coração e tem ouvidos abertos para eles. São inúmeras as passagens que “elevam” a humildade e mostram o quanto ela toca o coração de Deus. Busquemos Nele o cultivo dela em nossas vidas, todos os dias.
Rônia de Almeida Malafaia Souza
Aleluia. Porque é grotesco os que congratulam-se por se acharam digno de consideração.
ResponderExcluirDeus seja louvado.
luiz cledio