ISRAEL RUMO AO SINAI – II Êxodo 17. 1-7 Introdução: Na lição de hoje estaremos avaliando o episódio vivido pela nação de Israel, q...

ISRAEL RUMO AO SINAI – II
Êxodo 17. 1-7
Introdução:
Na lição de hoje estaremos avaliando o episódio vivido pela nação de Israel, quando diante de momentos conflitantes, Deus operou um grandioso milagre fazendo jorrar água da rocha em Horebe. Estaremos de forma simples estudando esse texto e extraindo lições que cremos estarão fortalecendo a nossa Fé em Cristo Jesus.
I – A Rocha de Horebe
A Bíblia nos informa que o povo de Israel saiu do deserto de Sim e chegando a Refidim ali se acampou. Sem haver água para o povo beber, houve contendas contra Moisés. O povo queria água para beber e reclamava contra Moisés dizendo: “ Porque nos fizeste subir do Egito, para nos matares de sede, anos, a nossos filhos e aos nossos rebanhos?” (Ex. 17.3) Vemos pela Palavra de Deus que Moisés clamou ao Senhor, suplicando ajuda e teve a resposta de Deus. Num ato sobrenatural Deus realizou um grandioso milagre fazendo sair água da rocha em Horebe suprindo assim toda a nação de Israel que naquele dia teve água para beber.
Vejamos alguns ensinamentos extraídos desse episódio:
1- Entendendo o contexto que foi vivido por Moisés e a nação de Israel.
- No versículo dois lemos: “ Contendeu, pois, o povo com Moisés e disse: Dá-nos água para beber...” – A palavra hebraica para o vocábulo “contendeu” é “rib” ela também aparece no vocábulo “meribá” (v.7). A palavra “rib” é muito usada em contextos de processos jurídicos. No versículo 4, vemos pelas palavras de Moisés que o povo queria apedreja-lo. Essa proposta de apedrejá-lo é a execução de uma sentença judicial por traição. Moisés morreria se não providenciasse imediatamente água para o povo.
- ...”Porque tentais ao Senhor?” v. 2b – O povo não estava processando a Moisés mas sim, a Deus. “tentar” nesse contexto, assume um significado judicial. O Senhor está sendo acusado pelo povo.
2- As orientações de Deus a Moisés diante do contexto que foi vivido pelo povo
A nação de Israel queria um processo judicial. Deus o justo Juiz daria esse processo ao povo.
- Deus orientou a Moisés que passasse adiante do povo levando na mão o seu bordão, acompanhado por alguns anciãos de Israel. (V.5)
• O bordão como símbolo de julgamento. Foi com ele que o Egito foi julgado pelo Senhor. (Is. 30. 31,32).
• Os anciãos foram chamados como testemunhas – (v.6)
- Uma extraordinária declaração de Deus: “...estarei ali diante de ti sobre a rocha em Horebe” (v.6a) O homem é quem fica diante de Deus. (Dt. 19.17; 25.1-3; 17.8-13) No entanto, nesse momento vemos Deus diante do homem. Vemos aqui um julgamento onde Deus toma o lugar do acusado no bando dos réus.
- Deus se identificando com a Rocha. (... sobre a rocha.) O Senhor se colocou sobre a rocha. Vemos de forma clara Deus se identificando com a rocha. O Senhor é chamado de “a Rocha” no cântico de Moisés (Dt. 32. 4,15, 18, 31) A Rocha simbolizava Cristo. A identificação de Deus com a Rocha, nos reporta a João 10.30 quando Jesus declara: “Eu e o Pai somos um.”
- Deus ordena a Moisés que ferisse a rocha. (v. 6) Moisés em obediência ao Senhor bateu na rocha sobre a qual Ele estava. Deus não é o réu, mas leva sobre si o julgamento. A rocha ferida em prol do povo de Deus, simbolicamente apontava para Cristo, o Filho encarnado e inculpável de Deus, que suportou o castigo pelo pecado. (I Co. 10.4) A água saindo da rocha nos fala das águas que fluem do trono de Deus. (Zc. 13.1; 14.8), A Bíblia nos fala que saiu água do lado ferido de Jesus na cruz. (Jo. 19.34) A água também nos fala do Espírito Santo que foi dado depois da crucificação e ressurreição do Senhor Jesus.
Conclusão:
Na lição de hoje pudemos ver de forma maravilhosa o grande amor de Deus, sendo revelado de forma poderosa na vida da nação de Israel e profeticamente apontando para o culminar pleno desse amor, que se deu através da morte e ressurreição do Senhor Jesus. O Senhor continua nos amando e seu plano continua sendo executado de forma sobrenatural! A Igreja do Senhor caminha para a Canaã celestial.
Pastor Waldyr Silva do Carmo
BIBLIOGRAFIA: - O Pentateuco – HOFF Paul – Editora Vida. Bíblia Sagrada. Genebra.
IGREJA CRISTÃ EVANGÉLICA “CASA DE ORAÇÃO” Rua Avelino Honório de Miranda, 65. B. Cehab. Itaperuna. RJ.
Êxodo 17. 1-7
Introdução:
Na lição de hoje estaremos avaliando o episódio vivido pela nação de Israel, quando diante de momentos conflitantes, Deus operou um grandioso milagre fazendo jorrar água da rocha em Horebe. Estaremos de forma simples estudando esse texto e extraindo lições que cremos estarão fortalecendo a nossa Fé em Cristo Jesus.
I – A Rocha de Horebe
A Bíblia nos informa que o povo de Israel saiu do deserto de Sim e chegando a Refidim ali se acampou. Sem haver água para o povo beber, houve contendas contra Moisés. O povo queria água para beber e reclamava contra Moisés dizendo: “ Porque nos fizeste subir do Egito, para nos matares de sede, anos, a nossos filhos e aos nossos rebanhos?” (Ex. 17.3) Vemos pela Palavra de Deus que Moisés clamou ao Senhor, suplicando ajuda e teve a resposta de Deus. Num ato sobrenatural Deus realizou um grandioso milagre fazendo sair água da rocha em Horebe suprindo assim toda a nação de Israel que naquele dia teve água para beber.
Vejamos alguns ensinamentos extraídos desse episódio:
1- Entendendo o contexto que foi vivido por Moisés e a nação de Israel.
- No versículo dois lemos: “ Contendeu, pois, o povo com Moisés e disse: Dá-nos água para beber...” – A palavra hebraica para o vocábulo “contendeu” é “rib” ela também aparece no vocábulo “meribá” (v.7). A palavra “rib” é muito usada em contextos de processos jurídicos. No versículo 4, vemos pelas palavras de Moisés que o povo queria apedreja-lo. Essa proposta de apedrejá-lo é a execução de uma sentença judicial por traição. Moisés morreria se não providenciasse imediatamente água para o povo.
- ...”Porque tentais ao Senhor?” v. 2b – O povo não estava processando a Moisés mas sim, a Deus. “tentar” nesse contexto, assume um significado judicial. O Senhor está sendo acusado pelo povo.
2- As orientações de Deus a Moisés diante do contexto que foi vivido pelo povo
A nação de Israel queria um processo judicial. Deus o justo Juiz daria esse processo ao povo.
- Deus orientou a Moisés que passasse adiante do povo levando na mão o seu bordão, acompanhado por alguns anciãos de Israel. (V.5)
• O bordão como símbolo de julgamento. Foi com ele que o Egito foi julgado pelo Senhor. (Is. 30. 31,32).
• Os anciãos foram chamados como testemunhas – (v.6)
- Uma extraordinária declaração de Deus: “...estarei ali diante de ti sobre a rocha em Horebe” (v.6a) O homem é quem fica diante de Deus. (Dt. 19.17; 25.1-3; 17.8-13) No entanto, nesse momento vemos Deus diante do homem. Vemos aqui um julgamento onde Deus toma o lugar do acusado no bando dos réus.
- Deus se identificando com a Rocha. (... sobre a rocha.) O Senhor se colocou sobre a rocha. Vemos de forma clara Deus se identificando com a rocha. O Senhor é chamado de “a Rocha” no cântico de Moisés (Dt. 32. 4,15, 18, 31) A Rocha simbolizava Cristo. A identificação de Deus com a Rocha, nos reporta a João 10.30 quando Jesus declara: “Eu e o Pai somos um.”
- Deus ordena a Moisés que ferisse a rocha. (v. 6) Moisés em obediência ao Senhor bateu na rocha sobre a qual Ele estava. Deus não é o réu, mas leva sobre si o julgamento. A rocha ferida em prol do povo de Deus, simbolicamente apontava para Cristo, o Filho encarnado e inculpável de Deus, que suportou o castigo pelo pecado. (I Co. 10.4) A água saindo da rocha nos fala das águas que fluem do trono de Deus. (Zc. 13.1; 14.8), A Bíblia nos fala que saiu água do lado ferido de Jesus na cruz. (Jo. 19.34) A água também nos fala do Espírito Santo que foi dado depois da crucificação e ressurreição do Senhor Jesus.
Conclusão:
Na lição de hoje pudemos ver de forma maravilhosa o grande amor de Deus, sendo revelado de forma poderosa na vida da nação de Israel e profeticamente apontando para o culminar pleno desse amor, que se deu através da morte e ressurreição do Senhor Jesus. O Senhor continua nos amando e seu plano continua sendo executado de forma sobrenatural! A Igreja do Senhor caminha para a Canaã celestial.
Pastor Waldyr Silva do Carmo
BIBLIOGRAFIA: - O Pentateuco – HOFF Paul – Editora Vida. Bíblia Sagrada. Genebra.
IGREJA CRISTÃ EVANGÉLICA “CASA DE ORAÇÃO” Rua Avelino Honório de Miranda, 65. B. Cehab. Itaperuna. RJ.
Nenhum comentário
Seu comentário é muito importante para nós!