Leitura bíblica: Salmo 66.10-20 Versículo-chave: Salmo 66.10a “Pois tu, ó Deus, nos provaste...” A pérola é um material orgânico duro e...
A pérola é um material orgânico duro e esférico produzido por alguns moluscos, as ostras, em reação a corpos estranhos que invadem o seu organismo, como, por exemplo, um grão de areia. Esse grão de areia, que se deposita no interior da ostra, causa-lhe uma irritação que desencadeia uma reação para tentar “isolar” o invasor, que inclui a produção de uma secreção que recobre o corpo estranho. Caso não houvesse o incômodo, a dor, o desconforto causado pelo grão de areia, não haveria também o produto final desse processo que é a pérola, uma jóia valiosa.
Assim são, em nossas vidas, as provações. Há circunstâncias que surgem em nossa jornada terrena que muitas vezes nos fazem sofrer, penar, padecer. Há, pelo caminho, dores sofrimento, lutas, muitas batalhas, grandes e pequenas, provas nas quais precisamos ser aprovados. Que postura assumir? Lamentar, murmurar, desistir, “sentar à beira do caminho”? Não. Perseverar, persistir, resistir e vencer, estes são os verbos que devem ser usados ao contarmos a história de nossas lutas.
As provações refinam nosso caráter, trazem uma nova e mais profunda sabedoria, auxiliam-nos a discernir a verdade da falsidade, a diferenciar o certo do errado e levam-nos a agir com correção. Se não desfalecermos, mas nos agarrarmos à nossa fonte de força, que é o Senhor, ao final do processo, as areias das provações serão transformadas em finas pérolas, em gemas de valor incalculável. Acima de tudo, as provações nos levam a perceber que a vida é uma dádiva de Deus a qual precisa ser estimada, valorizada e passamos a ser totalmente dependentes do Senhor e gratos a Ele.
Assim como as pérolas são “duras”, “resistentes”, além de extremamente bonitas e valiosas, as provações também geram em nós força e resistência, além de abrir nossos olhos para as belezas de Deus e para o valor do sacrifício de Cristo por nós, através do qual somos mais que vencedores em todo o tempo.
Em II Timóteo 4.5 Paulo dá a orientação no tocante à postura que um ministro de Deus deve assumir diante da aflição, da provação: “Mas tu sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério”. Esse conselho dado a Timóteo serve para nós, cristãos do século XXI. A fim de mantermos o equilíbrio, quando formos alcançados, sacolejados por pessoas ou circunstâncias, o que devemos fazer é NÃO agir com precipitação e, sim, vigiar e resistir à pressão, mantendo-nos firmes em qualquer trabalho ministerial que estivermos desempenhando.
O que você escolheria: andar na mais profunda miséria espiritual, mas vivendo fora das provações ou passar por elas e ser enriquecido a cada dia com a graça e o conhecimento do Rei dos reis?
Aprendamos a transformar areia em pérola e vivamos como autênticos filhos do Rei!
Rônia de Almeida Malafaia Souza
Membro da Casa de Oração Cehab
Membro da Casa de Oração Cehab
Nenhum comentário
Seu comentário é muito importante para nós!