A HISTÓRIA DE JOSÉ – Parte III . Gênesis Caps. 42 – 45 . Introdução: . Estaremos avaliando na lição de hoje algumas ver...
.
Gênesis Caps. 42 – 45
.
Introdução:
.
Estaremos avaliando na lição de hoje algumas verdades importantes que foram vividas no contexto do reencontro de José com seus irmãos, quando foram comprar alimentos no Egito. O processo foi delicado e doloroso para todos; contudo, foi necessário para a revelação do que estava nos corações dos irmãos de José. Mais uma vez, veremos Deus abençoando sobremaneira seu servo José.
.
I – José prova seus irmãos. ( Caps. 42-45)
.
Cumprindo-se o Sonho de Faraó, o mundo da época estava vivendo os setes anos de grande fome. Dez irmãos de José foram ao Egito comprar alimentos; ao vê-los, José os reconheceu, porém não foi reconhecido por nenhum deles. Os sonhos que José tivera quando estava na casa de seu Pai Jacó com os irmãos, agora estavam se cumprindo. Uma pergunta que paira na mente de muitos leitores da Palavra de Deus é: Por que José tratou os irmãos com tanta severidade e demorou para se revelar a eles?
.
- José precisava ter a certeza de que estavam arrependidos do crime que haviam cometido a mais de 20 anos.
.
- Precisava ter a certeza de que a inveja sentiram por ele, não havia sido transferida para Benjamim. Se seus irmãos ainda guardassem ressentimentos e inveja, como poderia ele se revelar a eles e desfrutar da comunhão em família?
.
II – O processo da prova vivido pelos irmãos revelou uma grande mudança de carater em seus corações.
.
- Os três dias de prisão, os fizeram relembrar e compreender a sorte a que haviam exposto a José. (42.21,22)
.
- A prisão de Simeão, produziu grande angústia em seus corações. Imaginavam que a justiça divina os estava alcançando. O temor se tornou muito grande quando encontraram o dinheiro nas bolsas. (42. 28,29)
.
- Rubens se apresenta com grande angustia diante de Jacó oferece à morte seus dois filhos caso não trouxesse novamente ao pai o irmão Benjamim. O argumento foi fraco, pois Rubén sabia que seu pai jamais levaria seus netos à morte. Contudo, vemos que seu coração estava quebrantando. (42.37)
.
- Não houve ressentimento nos Dez irmãos quando José demonstrou clara preferência pelo irmão Benjamim. (43.34)
.
- Houve oferecimento conjunto para que todos fossem escravos, e se negaram a partir diante da exigência de José para que Benjamim novamente ficasse como escravo.
.
- O grande clamor de Judá demonstrando grande amor e compaixão pelo irmão e pelo pai, foi a clara demonstração que José precisava para que cresse que o arrependimento de seus irmãos era verdadeiro. José não pode fazer outra coisa a não ser se revelar aos irmãos. (44.18- 34. 45.1-3)
.
III – José exemplo de amor e perdão.
.
- Demonstrou atitude de perdão para com os irmãos e os consolou mostrando-lhes que em toda a situação a mão do Senhor estivera presente para que a vida fosse conservada. (45.4 - 8)
.
- Demonstrou grande amor provendo amplamente suas necessidades. Trouxe todos os familiares de seus irmãos e a Jacó para o Egito para habitarem na melhor região da nação. Através da intervenção do Senhor, Faraó concedeu gratuitamente a Jacó e sua família a região do Egito denominada Gósen. Foi sua demonstração de gratidão a José por ter salvado o Egito da fome. “Gosén era a região nordeste do delta do Nilo, separada geograficamente do restante do Egito, mas a vinte quilômetros da sede central de José, Tânis.”¹ Lugar rico e propício para que os israelitas pudessem viver separados dos egípcios. Eles poderiam se multiplicar, conservar seus costumes e falar seu próprio idioma. Poderiam também pastorear protegidos da influência egípcia. Os egípcios menosprezavam aos pastores. (46.34)
.
Conclusão:
.
Que maravilha poder ver o quanto Deus pode fazer na vida daqueles que se entregam a Ele para serem usados como instrumentos de bênçãos! “Muito tempo antes, Deus havia revelado que seu povo viveria em terra estranha (Gn. 15.13-16). Agora estava por cumprir-se. José foi o instrumento escolhido para transferir os israelitas para o Egito.
.
Pastor Waldyr Silva do Carmo
.
BIBLIOGRAFIA:
.
1-O Pentateuco – HOFF Paul – Editora Vida.
2-O Pentateuco – HOFF Paul – Editora Vida
• Bíblia Sagrada.
.
IGREJA CRISTÃ EVANGÉLICA “CASA DE ORAÇÃO”
Rua Avelino Honório de Miranda, 65. B. Cehab. Itaperuna. RJ.
Nenhum comentário
Seu comentário é muito importante para nós!