Leitura bíblica: Romanos 5. 1 - 5 . Versículos-chave: Romanos 5. 3 e 4 . “E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações, sa...
Leitura bíblica: Romanos 5. 1 - 5
.
Versículos-chave: Romanos 5. 3 e 4
.
“E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações, sabendo que a tribulação produz a paciência; e a paciência , a experiência; e a experiência, a esperança.”
.
Às vezes lamentamos, reclamamos, murmuramos e cultivamos um profundo sentimento de auto-piedade diante de algum período de sofrimento pelo qual estamos passando. Isso é comum, já que somos de “carne e osso”, fracos e sensíveis, porque ainda habitamos num corpo corruptível, que, devido ao pecado, tende a agir dessa forma.
É importante, porém, como cristãos, nos lembrarmos de que nos foi dado um novo Espírito, o Espírito Santo de Deus que é o nosso Consolador, o qual nos dá uma visão panorâmica do sofrimento totalmente distinta da que tínhamos antes de conhecermos a Cristo. Parece loucura aos olhos dos ímpios, mas o versículo 3 da nossa leitura bíblica nos orienta a nos gloriarmos nas tribulações. Sabe por quê? Porque elas moldam o nosso caráter cristão, nos fazem crescer e nos aperfeiçoam.
Ninguém gosta de dor e sofrimento, mas devemos “nos alegrar” em meio aos problemas porque eles desenvolvem nossa perseverança, que por sua vez aprofunda nossa confiança em Deus e estreita nosso relacionamento com Ele. Nos alegrar nas tribulações é conseguir ver o lado positivo daquilo que, a olhos humanos, é totalmente negativo.
Para nós o sofrimento é exceção, o que não acontecia com os primeiros cristãos, para os quais sofrer era a regra. Precisamos aprender a lidar com as circunstâncias negativas usando o poder de Deus que está à nossa disposição. No Salmo 46, nos três primeiros versículos, lemos o seguinte, na Bíblia Viva: “ Deus é a nossa força. Ele é aquela ajuda na qual se pode confiar no dia da angústia. Por isso, não ficaremos perturbados, mesmo que o mundo seja destruído, mesmo que as montanhas desabem dentro do mar. Ficaremos tranqüilos, mesmo se houver grandes enchentes e terremotos tão fortes que façam tremer os montes mais altos.”
Que coisa maravilhosa! Se nossos corações estiverem firmados nessa verdade superaremos o sofrimento, ou seja, o venceremos, o dominaremos, levaremos vantagem sobre ele. Deus é tremendo e com Ele sempre superaremos o que sem Ele parece impossível.
Rônia de Almeida Malafaia Souza
Membro da Igreja Casa de Oração Cehab. Itaperuna/RJ
Nenhum comentário
Seu comentário é muito importante para nós!