Page Nav

GRID_STYLE

Visão panorâmica bíblica - Estudo 23

A HISTÓRIA DE JOSÉ PARTE II Gênesis 39, 40 e 41 Introdução: Qual seria a sua reação se derrepente você de livre passasse a s...

Free Image Hosting at www.picturetrail.com
A HISTÓRIA DE JOSÉ PARTE II

Gênesis 39, 40 e 41

Introdução:
Qual seria a sua reação se derrepente você de livre passasse a ser escravo? Como reagiríamos diante de Deus diante de circunstâncias adversas como as que José enfrentou? A história de José é um verdadeiro manual para aquele que deseja ser vencedor. Ele sonhou, não desistiu de seus sonhos e através de sua fidelidade para com Deus, pôde vê-los sendo realizados de forma sobrenatural.
Na lição de hoje estaremos observando alguns valores que foram vividos pelo crente José e precisam ser vivenciados na vida daqueles que querem vencer mesmo diante das adversidades.
I – José na casa de Potifar. 39.1-20
Os ismaelitas venderam José para Potifar, oficial de Faraó, capitão da guarda. Durante esse tempo, ao invés de reclamar com Deus e se desanimar como muitos fazem, José pôde revelar de forma maravilhosa o seu caráter ao Senhor e a Potifar.
- A presença contínua de Deus na vida de José.
A expressão “O Senhor estava com José” é mencionada quatro vezes no capítulo 39. Observa-se de forma maravilhosa o cuidado profundo do Senhor para com José. Há um texo na Palavra do Senhor no Salmo 37.4 que nos diz: “Deleita-te também no Senhor, e te concederá os desejos do teu coração.” – A idéia do texto é de uma vida totalmente envolvida com Deus a ponto de um grande milagre acontecer: O Senhor ter um grande prazer para com seu servo. O texto nos afirma que Deus irá atender aos anseios desta vida. Creio plenamente ser esta a grande realidade vivida por José. Deus era presente em sua vida.
- Um jovem dígno de confiança.
Lemos no texto bíblico: “Vendo, pois, o seu senhor que o Senhor estava com ele, e tudo o que fazia o Senhor prosperava em sua mão, José achou graça em seus olhos, e servia-o; e ele o pôs sobre a sua casa, e entregou na sua mão tudo o que tinha...” Cap. 39.3,4. Potifar viu o relacionamento de José com Deus e também que Deus através de José estava prosperando o seu trabalho. José então é achado digno de confiança em razão de sua maneira de viver tanto humana, quanto para com Deus.
- Fidelidade diante do Senhor e integridade mesmo diante da tentação apresentada pela de Potifar.
Vemos em José um grande exemplo de fidelidade ao Senhor. Ele estava longe do lar, havia sido feito escravo, por certo muitos no lugar de José usariam a situação como pretexto para cair na tentação; Contudo, mais uma vez vemos José sendo firme e fiel diante de Deus. Ao ser caluniado, não reagiu acusando a mulher, nem ainda apresentando defesa própria. A fidelidade de José para com Deus independia das circunstâncias. No desfecho de tão grande problema, Potifar o lançou no cárcere. Cap. 39.20
II – José na prisão. 39. 21-40.23
- Confiança em Deus.
O que se espera normalmente do homem em momentos como esses é de um total desespero e lamúrias diante do Senhor. No entanto, mesmo diante das circunstâncias extremamente adversas, José guardou silêncio e continuou confiando no Senhor. Ele se manteve firme crendo nas promessas de Deus para a sua vida. Ali na prisão ele continuou trabalhando serena e diligentemente. A olhos humanos, tem-se a impressão de que Deus o tinha abandonado; contudo, O Senhor estava permitindo toda esta situação difícil para preparar seu servo para grandes empreendimentos que viriam no tempo certo de Deus.
- José um servo de Deus fazendo diferença dentro da prisão.
Os dias eram difícieis, os problemas muitos; mas José continuava sendo bênçãos nas mãos do Senhor. A Bíblia nos afirma que: “O Senhor, porém, estava com José, e estendeu sobre ele a sua benignidade, e deu-lhe graça aos olhos do carcereiro-mor. E o carcereiro-mor entregou na maão de José todos os presos que estavam na casa do cárcere, e ele ordenava tudo o que se fazia ali.” Cap. 39. 21,22. O olhar do crente não pode estar circunscrito somente às circunstâncias, mas sim, no Deus que ele serve e que tem o Poder de fazer cumprir seus planos em sua vida. José deixou marcas de bênçãos na prisão. Creio na maravilhosa Paz de Deus que foi manifestada naquele cárcere a partir da chegada de José. Fez também diferença, ao Ser usado pelo Senhor na interpretação dos sonhos do Padeiro e o Copeiro-mor de faraó que também foram lançados no cárcere. Cap. 40.
III – Deus honrando a José no tempo certo. Cap. 41.
“Ao contar trinta anos de idade e depois de treze anos de disciplina e preparação(37.2 e 41.46), Deus permitiu que José chegasse ao lugar onde podia honrá-lo. Os Sonhos que foram sonhados por Faraó, nem os magos e sábios versados na antiquíssima sabedoria egípcia puderam interpretá-lo. Foi então que o Copeiro-mor se lembrou que um dia José havia interpretado o seu sonho na prisão e o cumprimento da interpretação havia sido real. Faraó mandou chamar a José que sendo usado como instrumento de Deus, trouxe a real interpretação dos sonhos.
O Senhor honrou a José:
- Na interpretação dos Sonhos.
- Na direção que Faraó deveria tomar diante de tal realidade.
- No lugar de honra que o colocou como Governador do Egito.
Conclusão:
Muita das vezes recebemos promessas do Senhor para as nossas vidas e no transcorrer do tempo, as circunstâncias se tornam adversas e a impressão que temos é que elas nunca vão se cumprir. Precisamos como servos do Senhor crer em suas promessas e com nossa fidelidade sermos perseverantes e assim receber no tempo certo de Deus os milagres em nossas vidas. José é o nosso grande exemplo de Caráter, Fidelidade e perseverança diante de Deus. Ele viu o milagre acontecer! Ele foi honrado pelo Senhor na hora certa.
Pastor Waldyr Silva do Carmo

BIBLIOGRAFIA:
•- Bíblia Sagrada.
•- O Pentateuco – HOFF Paul – Editora Vida.
  
IGREJA CRISTÃ EVANGÉLICA “CASA DE ORAÇÃO”
Rua Avelino Honório de Miranda, 65. B. Cehab. Itaperuna. RJ.

Nenhum comentário

Seu comentário é muito importante para nós!