Leitura bíblica: II Pedro 3.14 a 18 . Versículo-chave: II Pedro 3.18 . “...antes crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e ...
Leitura bíblica: II Pedro 3.14 a 18
.
Versículo-chave: II Pedro 3.18
.
“...antes crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo...”
.
Nosso versículo-chave, em outras palavras, diz que devemos crescer em força espiritual e conhecer melhor o nosso Senhor Jesus Cristo. Todo processo de crescimento é doloroso, visto que a “estrutura do corpo”vai passar por uma transformação. Pense em um garoto que está saindo da meninice e entrando na adolescência. Nesse período há o que se chama de “estirão de crescimento”. Muitos , nessa fase, crescem vários centímetros em pouco tempo e sentem dores nos ossos, principalmente nos das pernas, ao que ouvimos chamar de“dor de crescimento”. Crescer dói!
Transportemos isso para o âmbito espiritual. O processo de crescimento e fortalecimento do cristão é normalmente doloroso. Vai haver sacrifício, surgirão provações, tentações, lutas, altos e baixos, mas é necessário que passemos por todas as fases. Não podemos chegar ao fim sem passar pelo meio.
Certa vez ouvi uma fonoaudióloga dizer que não é bom que uma criança “queime etapas” de desenvolvimento. Como assim? Por exemplo: não é ideal o bebê deixar de engatinhar, passando da posição sentada direto para os primeiros passos, pois essa etapa que não foi vivida poderá acarretar algum tipo de dano motor ou atraso na fala, mesmo que seja algo pouco significativo.
Conosco não é diferente. Necessitamos passar por cada etapa do crescimento espiritual para que sejamos cristãos saudáveis. É bom saber que TODOS passam pela mesma jornada, pelo menos todos os que realmente desejam crescer como servo de Deus, como cidadão dos céus, como filho do Altíssimo que intenciona viver para honrar o Nome Dele.
Não é fácil para ninguém, não pense que só é difícil para você. Se não desistir de lutar e se esforçar no aprendizado, estará desenvolvendo o caráter de Cristo e ninguém poderá tomar isso de você. Se quer crescer em Deus, se quer ir além, tem que amar a Palavra, gastar tempo com ela, tem que ler, meditar, pesquisar, investir, enfim, ser um “estudante” a vida inteira. É necessário, para crescer, muito mais do que um sermão dominical. É indispensável também dedicação e esforço diário na prática da oração.
No artigo de ontem mencionei que esse processo não acontece da noite para o dia. Não é como colocar um prato congelado no microondas, apertar um botão e pronto, está feito. Devemos mostrar com nosso estilo de vida, em nosso dia-a-dia que Cristo nos tem transformado. Isso é crescer! Quase tudo na vida demora mais do que desejamos, mas para que o melhor seja feito em nós, Deus gasta o tempo que necessitar. E vale a pena lembrar que tudo o que Ele faz é o melhor.
.
Rônia de Almeida Malafaia Souza
Membro da Igreja Casa de Oração Cehab. Itaperuna/RJ
Nenhum comentário
Seu comentário é muito importante para nós!