A HISTÓRIA DE JOSÉ PARTE I Gênesis 37 Introdução: É possível que José tenha manifestado o caráter mais cristão de todas as pessoas mencion...
A HISTÓRIA DE JOSÉ PARTE I
Gênesis 37
- José comunicou ao pai o mau testemunho dos irmãos. (Gn. 37.2)
- Jácó amava mais a José do que a seus outros filhos, pois ele era fruto de sua velhice e observa-se também que ele era o primogênito de sua esposa predileta, Raquel. (Gn. 37.3) Jacó expressou abertamente o seu favoritismo por José dando ao filho uma túnica longa e de várias cores de presente.
Ø Túnicas como a que foi dada a José, eram usadas pelos governantes, sacerdotes e pessoas de distinção eram pessoas que normalmente não trabalhavam manualmente.
Ø Os operários, pastores e pessoas comuns usavam normalmente um tipo de túnica que se diferenciava da que foi dada a José. Elas não tinham mangas e mal chegava até os joelhos.
- José de forma ingênua, contou os sonhos que profetizavam que toda a família se inclinaria diante dele da mesma forma que as pessoas se inclinavam diante dos reis naquele tempo.
Lemos na Palavra do Senhor que Jacó enviou José até seus irmãos com o fim de obter informações acerca do bem estar deles. Como estavam dominados pela inveja eles aproveitaram a oportunidade. O desejo inicial foi o de matá-lo. Contudo, também vemos de forma maravilhosa a proteção e agir do Senhor sobre a vida de José o livrando e conduzindo-o no cumprimento de seus planos.
Observações acerca do agir do Senhor guiando e protegendo a José durante o grande conflito que viveu com seus irmãos.
- Os irmãos de José se transferiram de Siquém até Dotã, que fica situada 18 km ao norte. Deus os levou a Dotã, pois devido ao seu grande abastecimento de água era rota das caravanas que se dirigiam ao Egito. Deus estava no controle de toda a situação.
- Quando intentaram matar a José, o Senhor agiu na vida de Rúbens o filho mais velho que se interpôs e livrou o irmão de ser assassinado. Por orientação de Rúbens, José foi jogado em um poço.
- Quando Rubens retorna mais tarde ao poço, viu que o irmão já não estava mais lá. Havia sido vendido pelos irmãos aos mercadores esmaelitas para o Egito. (Gn. 37.29)
Mesmo em meio às más paixões dos irmãos, vemos a mão do Senhor guiando e protegendo a José para que suas promessas pudessem ser cumpridas na vida de seu servo José.
Observações acerca de como a inveja e o ódio podem endurecer o coração humano. Isto aconteceu com os irmãos de José.
- Não se importaram com a angustia e o clamor de José. (Gn. 42.21)
- Sentaram-se tranquilamente e comeram pão após terem lançado José na cisterna. (Gn. 37.25)
IV – Jacó é enganado pelos filhos. (Gn. 37.29-36)
Para encobrir o grande pecado que cometeram, tomaram a decisão de enganar o Pai. Mataram um bode, mergulharam a túnica de José no sangue e a enviaram a Jacó com o recado: “achamos isto. Veja se é a túnica de teu filho”. (Gn. 37.31) A Bíblia nos afirma que Jacó chorou muitos dias pelo seu filho José. E declarou aos filhos que vieram a consolá-lo que desceria à sepultura chorando a morte do filho.
Pastor Waldyr Silva do Carmo
BIBLIOGRAFIA:
• O Pentateuco – HOFF Paul – Editora Vida.
IGREJA CRISTÃ EVANGÉLICA “CASA DE ORAÇÃO”
Rua Avelino Honório de Miranda, 65. B. Cehab. Itaperuna. RJ.
Nenhum comentário
Seu comentário é muito importante para nós!