Page Nav

GRID_STYLE

Estudo - "Bem-aventuranças"

MATEUS 5. 1-12 INTRODUÇÃO Os ensinos de Jesus deixam as pessoas maravilhadas (Jo. 7.16). Dentre tantos ensinamentos que Senhor Jesus dei...

MATEUS 5. 1-12

INTRODUÇÃO

Os ensinos de Jesus deixam as pessoas maravilhadas (Jo. 7.16). Dentre tantos ensinamentos que Senhor Jesus deixou para que vivêssemos, o que vamos estudar ficou conhecido como o Sermão do Monte. Nele encontramos a essência e a natureza da doutrina de Cristo.
É imperativo que o servo de Deus esteja fazendo desse ensino o seu ideal de vida, uma vez que fomos chamados para ser diferença num mundo precisado da Glória de Deus.

VIVENDO AS BEM – AVENTURANÇAS
1- “Pobres de espírito” v.3



     Aquele que é pobre de espírito ou humilde de espírito, não se julga auto-suficiente; mas, abandona todo o controle humano, para viver dependendo somente de Deus. É uma vida que não se refugia em sua própria bondade. Esse grande milagre acontece através da fé nas promessas do Senhor contidas em Sua Palavra e na esperança do “Reino de Deus” em toda a sua plenitude.

2- Quebrantamento v.4


     O contexto aqui não é lamúria pela própria sorte, ou outros motivos humanos, mas um choro que gera quebrantamento com “tristeza segundo Deus” ( II Co 7.10 ) em razão do pecado e do mal.
   O servo de Deus chora pelos seus pecados e pelos pecados da humanidade fracassada que precisa da glória de Deus.

3- Uma vida de mansidão v.5



Essa mansidão é manifestada por uma atitude de humildade e submissão a Deus. Jesus é o nosso exemplo de mansidão (Mt. 11.29). Ele, em tudo, se submeteu à vontade do Pai (Mt 26.39). Fomos chamados para ser mansos como Jesus, e assim ser o seu reflexo para aqueles que precisam de salvação.

4- A importância da Justiça v.6


     A expressão “fome e sede” já comprovam a grande necessidade. O crente deve ardentemente procurar sempre em sua vida a Justiça de Deus. Essa procura se dá através de um “viver não só em retidão espiritual, mas em não conformar-se com as injustiças e opressões que prevalecem no mundo.” (1)

5- Praticando a Misericórdia v.7

     A palavra misericórdia vem da junção de duas outras palavras que são: Miseri= Miserável e Córdia= Coração. Misericórdia significa então: “receber um miserável no coração”. Isso é ser compassivo com o próximo e acolhê-lo em seu estado de carência espiritual, moral e social. Quem chega a essa realidade, sem dúvida, está vivenciando as demais que são: o esvaziar-se, o quebrantar-se, ter um espírito manso e amar a justiça. Esse crente colherá do que está plantando...”Alcançarão misericórdia”.

6- Um coração limpo v.8

     Quando se aceita Cristo como Salvador, a pessoa é lavada pelo sangue de Cristo. Seu coração, onde reinava o pecado, agora se torna limpo. Em seu viver diário, o servo de Deus estará evidenciando essa limpeza através de sua santidade (I Ts 5.23). Os limpos de coração verão a Deus.

7- Os pacificadores v.9

     A vida do crente é de paz com Deus, por Cristo Jesus. Isso porque foi justificado pela fé (Rm 5.1). O pecado já não reina mais nesse coração, porque o sangue de Cristo o libertou (Jo 8.32). Esse servo de Deus é chamado para ser um pacificador; ou seja, é chamado  para levar Jesus, a paz verdadeira, àqueles que estão perdidos sem esperança de salvação.

8- Perseguidos por amor de Cristo v. 9,10

     A última bem-aventurança é para os que são perseguidos por serem servos de Deus. Somos testemunhas de Cristo aqui na terra (At. 1.8). Somos soldados de Cristo proclamando as Boas-Novas de Salvação no mundo. O crente está na luz, porque tem Cristo em sua vida. O mundo está nas trevas, porque “jaz no maligno” (I Jo 5.19), logo, na vida do crente, a possibilidade de perseguição e outras hostilidades por causa de sua fé é real em seu contexto como Igreja do Senhor Jesus.

CONCLUSÃO:
   
     Sem dúvida esse é o projeto de Deus para a Sua Igreja. Ele quer que ela seja diferença num mundo precisado da glória de Cristo. Isso se dá com os valores de Cristo se manifestando na vida do crente e que se contrapõe aos valores do mundo. É o amor de Deus sendo manifestado na vida daquele que foi lavado e remido pelo sangue de Cristo.


Pr. Waldyr Silva do Carmo

BIBLIOGRAFIA
1- Lições Bíblicas – Sermão do Monte. A Transparência da Vida Cristã. Comentário: Geremias do Couto. Consultas Doutrinárias e Teológicas: Antônio Gilberto. CPAD. Jovens e Adultos. 2. trimestre 2001. Pg. 06

1- BÍBLIA DE GENEBRA
2- LIÇÕES EBD. CPAD

IGREJA CRISTÃ EVANGÉLICA “CASA DE ORAÇÃO”

Rua Avelino Honório de Miranda, 65. Cehab. Itaperuna. RJ
R. Hélio M. de Sá, s/n – Ch. do Cruzeiro Laje do Muriaé. RJ
Córrego Fundo, s/n – Zona Rural. Laje do Muriaé. RJ

Nenhum comentário

Seu comentário é muito importante para nós!