Page Nav

GRID_STYLE

Lições da Arca de Noé - Parte II

PLANEJE PARA O FUTURO Leitura bíblica: Gênesis 6.11 a 22 Versículo-chave: Hebreus 11.7 – “Pela fé, Noé, divinamente instruído acerca dos...



PLANEJE PARA O FUTURO
Leitura bíblica: Gênesis 6.11 a 22
Versículo-chave: Hebreus 11.7 – “Pela fé, Noé, divinamente instruído acerca dos acontecimentos que ainda não se viam e sendo temente a Deus, aparelhou a arca para a salvação de sua casa...”



 Não estava chovendo quando Noé construiu a arca. Não podemos adivinhar o futuro, mas devemos aprender a ouvir e a confiar em Deus. Foi o que ele fez.
A arca não foi construída da noite para o dia. Não foram necessários apenas alguns meses para que aquele projeto grandioso ficasse pronto. Noé investiu 120 anos de sua vida nesse empreendimento divino. Será que no decorrer dos anos, sem um indício sequer de chuva e mediante o escárnio das pessoas que o cercavam, rotulando-o de louco, Noé não foi tentado a desistir? Não sabemos. Provavelmente sim. O fato é que ele não desistiu e fez tudo conforme Deus ordenara.
         A arca deveria ser feita de tábuas de cipreste, calafetada com betume por dentro e por fora. Seu comprimento deveria ser de trezentos côvados, a largura de cinquenta e a altura de trinta. Em seu interior deveria haver vários compartimentos, três pavimentos, uma abertura de um côvado de altura ao seu redor para ventilação e uma porta que seria colocada lateralmente.
Um projeto majestoso desses não poderia ser feito sem planejamento. E foi o que Noé fez. A chave-mestra do planejamento e do sucesso de Noé em tão grande empreendimento foi a sabedoria divina. Deus não só deu a ele a tarefa, mas capacitou-o a executá-la.
        Provérbios 24.14 diz: “... assim é a sabedoria para a tua alma; se a achares, haverá bom futuro, e não será frustrada a tua esperança.” Noé buscou sabedoria em Deus para planejar para o futuro e não teve sua esperança frustrada. Ele ouviu diretamente de Deus as instruções as quais deveria seguir. Hoje também podemos encontrar as diretrizes vindas da parte do Senhor para orientar nossos projetos; elas estão na Bíblia, a Palavra Divina. Através dos preceitos divinos podemos planejar nosso futuro, sem medo de errar. A Palavra de Deus é viva e eficaz, é a fonte de toda sabedoria e aquele que a encontrar, achará o conhecimento de Deus.
        Lemos nos versículos 13 e 14 do capítulo 3 de Provérbios que é “feliz o homem que acha sabedoria... porque melhor é o lucro que ela dá do que o da prata, e melhor a sua renda do que o ouro mais fino.” Busque a sabedoria que vem do alto, planeje bem o seu futuro e não deixe para amanhã o que se pode fazer hoje, principalmente no que diz respeito à sua vida com Deus. Não sabemos quando nos encontraremos com Ele. Temos que estar preparados.

.
Rônia Malafaia 
Membro da Casa de Oração Cehab



Nenhum comentário

Seu comentário é muito importante para nós!