Page Nav

GRID_STYLE

Visão Panorâmica Bíblica - Estudo 08

A CONFUSÃO DAS LÍNGUAS Texto: Gênesis 11. 1 - 9 Introdução: No estudo de hoje estaremos abordando algumas verdades e pontos relevante...

Free Image Hosting at www.picturetrail.com
A CONFUSÃO DAS LÍNGUAS

Texto: Gênesis 11. 1 - 9

Introdução:

No estudo de hoje estaremos abordando algumas verdades e pontos relevantes acerca da distribuição das nações sobre a face da terra e a construção da torre de Babel que trouxe como conseqüência o castigo de Deus através da confusão das línguas.

Bom Estudo!

Observação importante!

No Capítulo 10 vemos os descendentes de Jafé, Sem, e Cão. Em cada um desses grupos vemos nações aparentadas entre si por razões históricas ou geográficas. Essa multidão de nações distribuídas sobre a terra, surge mostrando o cumprimento da bênção de Deus sobre a humanidade após o dilúvio.

1- AS NAÇÕES DA TERRA. SUA ORIGEM. (Cap. 10)

Como vimos na lição anterior o Senhor Deus escolheu a linhagem de Sem, para fazer cumprir a promessa da Redenção. No entanto, vemos nos capítulos 10 e 11 o escritor abordando também a origem das outras nações. Isto, de forma clara vem nos mostrar que a humanidade é uma. Em Atos 17.26, lemos que Deus “de uma só fez toda a geração dos homens”. O plano de Deus foi o de contemplar a terra repleta de adoradores. (1.28) Deus agora estaria formando uma nação e através dela viria o Salvador e todos os povos teriam acesso à Salvação.

1.1. Assim ficaram agrupados os povos:

• JAFÉ

Os descendentes de Jafé ocuparam a Ásia Menor e as ilhas do Mediterrâneo; deram origem, inclusive, aos grupos como os celtas, citas, medos, persas e gregos.

• CÃO

Os descendentes de Cão se fixaram em terras meridionais tais como: Egito, Etiópia e Arábia.

• SEM

Fazem parte deste grupo os elamitas, assírios, arameus e os antepassados dos hebreus. Habitaram na Ásia, desde as praias do Mar Mediterrâneo até o Oceano Índico, tomando posse da maior parte das terras entre Jafé e Cão.

Segue mapa extraído do Livro “O Pentateuco – Paul Hoff”



A Torre de Babel (Gn 11. 1-9)

Fatos e verdades acerca da construção da torre de babel e consequentemente a confusão das línguas.

• Toda a terra com uma única língua. (v.1)

Esse é o contexto que estava sendo vivido pelo homem. A Bíblia nos afirma que todos falavam uma única língua. Era apenas uma a maneira de falar de todos os homens.

• O que a Bíblia fala sobre Ninrode

- Foi fundador do império babilônico e construtor de Nínive e outras cidades. (Gn 10-8-12)

- Filho de Cusi, neto de Cão, um dos filhos de Noé. (Gn. 10.21-31)

- Poderoso na terra. (Gn 10.8)

- Valente caçador diante do Senhor. (10.9)

• O Significado do nome Ninrode.

“Segundo Delitzsch, Ninrode significa “rebelar-nos-emos” e é possível que seus contemporâneos lho tenham atribuído por parecer mais um sobrenome que seu próprio nome.” – (O Pentateuco – Paul Hoff – Ed. Vida)

A Construção da Torre de Babel desagradou a Deus Porque:

• Os homens não obedeceram ao mandamento que Deus havia dado de se espalharem e encherem a terra. (9.1, 11.4) Se empenharam na construção para estivessem permanecendo unidos.

• Eles quiseram exaltar a si próprios. (11.4) Cultuaram o Poder. Temos um caso posterior do mesmo pecado na vida de Nabucodonozor Rei de Babilônia. (Daniel 4. 29-37)

• Eles excluíram ao Senhor de seus planos, ao estarem exaltando e glorificando o seu próprio nome, estavam se esquecendo do nome de Deus, nome que deve ser exaltado e glorificado sobre os céus e a terra.

A Intervenção do Senhor desbaratando a execução da torre.

Deus intervém de forma gloriosa e sobrenatural colocando um fim a construção da torre de babel. Consideremos alguns pontos importantes:

• Deus desceu para ver a construção e contempla uma humanidade sem limites. Ele vê o homem perdendo a visão de sua grandeza e poder. (v.6)

• A expressão de Deus “Vinde, desçamos e confundamos...” (v.7)

Vemos de forma clara nesse versículo a presença de Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo impetrando o juízo sobre os homens da confusão das línguas.

• Deus dispersou os homens pela superfície da terra. Cessou a construção da torre. (v.8)

Deus confunde a língua dos edificadores da torre. O que compreendemos pela palavra do Senhor é que a partir da intervenção divina, nenhum dos edificadores pode entender o que o companheiro estava dizendo. Foi uma confusão total! Com isto são todos dispersos e é dado origem ao grande número de línguas sobre a face da terra.

Conclusão:

Vimos de forma grandiosa na lição de hoje o agir de Deus diante do homem que sempre procurou se distanciar Dele. Na construção da torre de Babel o juízo do Senhor foi impetrado de forma grandiosa, o que determinou no que vemos hoje através da diversidade de línguas sobre a face da terra. Contudo, os planos do Senhor para com o homem continuam vivos. Ele não quer que nenhuma alma se perca, mas que todas venham ao conhecimento da verdade. A Verdade é o Senhor Jesus.
___________________________________.
BIBLIOGRAFIA:
• O Pentateuco – HOFF Paul – Editora Vida.
• Bíblia de Estudo de Genebra – Editora Cultura Cristã
IGREJA CRISTÃ EVANGÉLICA “CASA DE ORAÇÃO”
Rua Hélio Modesto de Sá, s/n – Chácara do Cruzeiro. Laje do Muriaé. RJ
Córrego Fundo, s/n – Zona Rural. Laje do Muriaé.

Nenhum comentário

Seu comentário é muito importante para nós!