VISÃO PANORÂMICA BÍBLICA Lição 01 - O Crente e a Bíblia II Pedro 1.20,21 Introdução: O Objetivo de estudarmos de forma Panorâmica...
VISÃO PANORÂMICA BÍBLICA
Lição 01 - O Crente e a Bíblia
Lição 01 - O Crente e a Bíblia
II Pedro 1.20,21
Introdução:
O Objetivo de estudarmos de forma Panorâmica a Palavra de Deus é trazer à Igreja, uma visão mais ampliada dos ensinos e doutrinas de Sua Palavra. Estaremos estudando de forma clara, objetiva, cronológica e sistemática as Escrituras Sagradas.
A Bíblia é conhecida como o Livro dos livros. Isto, porque nela está a Revelação de Deus. Ele se revela ao homem pela Sua Palavra. Ao tomar conhecimento da Palavra de Deus, o homem também terá respostas para muitas perguntas tais como: De onde surgiram todas as coisas? Por que e para que existimos? Para onde estou indo? Estudando a Bíblia você conhecerá Deus e saberá qual a vontade Dele para a sua vida.
Na vida do crente, a Bíblia é o alimento que o fará crescer na graça e conhecimento do Senhor Jesus Cristo. Mas, para isto, é fundamental que haja a leitura, estudo, meditação e aplicação Dela no viver diário do servo de Deus.
Quem é o Autor da Bíblia?
II Pedro 1.20,21 e II Timóteo 3.16,17
O Autor da Palavra de Deus é o Próprio Deus. Para fazer com que sua Palavra chegasse até os homens Ele usou o próprio homem para escrevê-la. Esses homens eram servos fiéis do Senhor. Deus usou homens “santos”, que foram Inspirados pelo Espírito Santo, para trazer a Revelação de Deus aos homens. Deus Inspirou; portanto, Ele é o Autor.
A Origem da Palavra de Deus.
A Palavra Bíblia no grego é “Biblos”, que traduzido é “Livros”; ou seja, um conjunto de livros. Os 66 livros contidos na Bíblia formam esta verdadeira biblioteca que é a Maravilhosa Palavra de Deus. São 39 livros no Antigo Testamento e 27 no Novo. Seus livros foram escritos por cerca de 40 homens Inspirados pelo Espírito Santo, num período aproximado de 1.600 anos. ( aproximadamente entre 1500 a.C e 100 d.C) Ela foi escrita originalmente em Hebraico, Aramaico e Grego.
O Reconhecimento e aceitação dos Livros.
O Reconhecimento e Aceitação da Bíblia como Palavra de Deus, se deu através de um processo detalhado e minucioso chamado “Cânon” – Na nossa língua esta palavra tem raiz com as palavras “cana” e “junco”. (hebraico geneh / grego kanon). A vara de junco era usada para medir, e com o tempo passou a significar “Padrão”. Daí não fica difícil entender a relação da Palavra Cânon, com a Palavra de Deus. Os textos bíblicos foram passados pelo cânon, para serem reconhecidos e aceitos como Palavra de Deus.
Perguntas feitas nos testes de inclusão de um livro no cânon – livros canônicos.
I – Revela autoridade? Veio da Parte de Deus? Veio com o autêntico “assim diz o Senhor”?
II – É profético? Foi escrito por um homem de Deus?
III – é autêntico? Os pais da Igreja tinham a prática de “em caso de dúvida, jogue fora”?
IV – É dinâmico? Veio acompanhado de poder divino de transformação de vidas?
V – Foi aceito, guardado, lido e usado? Foi reconhecido pelo povo de Deus?
II Pedro 3.15,16 – Pedro reconheceu as Cartas de Paulo.
Classificação dos Livros do Antigo Testamento.
A Lei, o Pentateuco (Torah do hebraico) – 5 livros.
- Gênesis
- Êxodo
- Levítico
- Números
- Deuteronômio
Livros históricos – 12 livros.
- Josué
- Juízes
- Rute
- I Samuel
- II Samuel
- I Reis
- II Reis
- I Crônicas
- II Crônicas
- Esdras
- Neemias
- Ester
Livros poéticos – 5 livros.
- Jó
- Salmos
- Provérbios
- Eclesiastes
- Cântico dos cânticos (Cantares de Salomão)
Os Profetas Maiores – 5 livros.
- Isaías
- Jeremias
- Lamentações de Jeremias
- Ezequiel
- Daniel
Os Profetas Menores – 12 livros
- Oséias
- Joel
- Amós
- Obadias
- Jonas
- Miquéias
- Naum
- Habacuque
- Sofonias
- Ageu
- Zacarias
- Malaquias
Jesus Testemunhou a respeito do cânon do Antigo Testamento. ( Lucas 24.44 e 11.51) Em Lucas 11.51 vemos o testemunho de Cristo desde Abel (primeiro livro) até Zacarias (último livro de crônicas). Jesus testemunhou a respeito da história que está registrada no Antigo Testamento que vai de Gênesis até II Crônicas, incluindo também os profetas e livros poéticos que são partes dos livros históricos.
O que são livros não canônicos?
Os livros não canônicos, também, chamados de “Apócrifos”. São livros que foram escritos no período interbíblico.(período entre Malaquias e Matheus) – Contudo, não são Inspirados por Deus, pois nesse período Deus não se revelou com nenhuma mensagem aos homens. Esses livros não se enquadram no teste canônico, e estão cheios de falsas doutrinas. Os principais são: I e II Esdras, Tobias, Judite, adições a Ester, Sabedoria de Salomão, Eclesiástico, Baruque, O Cântico dos três Hebreus, A oração de Manasses, I e II Macabeus e Acréscimos em Daniel.
A Igreja Católica Romana incluiu alguns na Bíblia:
Tobias, Judite, Eclesiástico, Baruque, I e II Macabeus, Sabedoria e acrécimos em Daniel e Ester.
Os Livros do Novo Testamento:
Obs.: Para os livros do Novo Testamento, além dos testes já citado, como fator básico para determinar a autenticidade foi observado a Inspiração divina com o teste da apostolicidade, que não se restringia a autoria dos livros, mas também autoridade e aprovação.
- A Igreja foi edificada sobre o fundamento dos apóstolos e profetas.
- Autoridade concedida pelo Senhor Jesus.
- Teste de apostolicidade.
Efésios 2.20, Atos 2.42, Gálatas 1.1, I Coríntios 14.37, I Coríntios 7.10, Apocalipse 2.2
Classificação dos livros do Novo Testamento:
Os Evangelhos – 4 livros.
- Mateus.
- Marcos
- Lucas
- João
O Livro Histórico – 1 Livro.
- Atos dos Apóstolos.
As Epístolas de Paulo – 14 Livros.
- Romanos
- I Coríntios.
- II Coríntios.
- Gálatas
- Efésios
- Filipenses
- Colossences
- I Tessalonicenses
- II Tessalonicenses
- I Timóteo
- II Timóteo
- Tito
- Filemon
- Hebreus ( Não são todos que a aceitam como tendo sido escrita por Paulo)
AS Epístolas Gerais – 7 livros.
- Tiago.
- I Pedro
- II Pedro
- I João
- II João
- III João
- Judas
Livro Profético – 1 livro.
- Apocalipse
COMO ESTUDAR A PALAVRA DE DEUS.
1-O Crente precisa ler e compreender o texto bíblico.
Para isto ele deve:
Iniciar o estudo numa postura de submissão e oração a Deus.
Após ler o texto bíblico, ele deve observar as palavras que não entendeu. Deve então relaciona-las para, a seguir buscar o significado destas palavras. Algumas Bíblias com versões diferentes poderão ajudar na compreensão de tais palavras. Contudo, o dicionário é importantíssimo para esta tarefa.
Agora você deve ler o texto novamente para entender o que está lendo. Normalmente numa segunda leitura, detalhes que se passaram despercebidos na primeira leitura, agora serão observados.
Lendo-a mais uma vez, você estará compreendendo todo o texto.
Algumas perguntas ajudarão na compreensão do texto:
O que aconteceu?
Quais são os personagens?
Onde aconteceu?
Quando aconteceu?
Porque Aconteceu?
Como aconteceu?
O CRENTE PRECISA INTERPRETAR O TEXTO:
A interpretação é compreender o que Deus está falando através de Sua Palavra. Na busca da verdade, alguns passos são importantes para o Crente ter sucesso na interpretação:
Deve-se crer que Deus o Autor da Palavra, deseja que ela seja revelada ao homem. Logo, como servos devemos crer que o Espírito Santo estará nos ensinando; Ele estará nos dando condições para entender a Sua Palavra.
Deve-se também ler o texto à luz da época em que foi escrito. Algumas perguntas devem ser feitas:
- Quem escreveu?
- Para quem escreveu?
- Qual era a situação da época?
- De onde escreveu?
- Como era a cultura?
Deve-se também tomar conhecimento do contexto da leitura. Quando falamos do contexto estamos nos referindo aos versículos anteriores e posteriores do texto que estamos tratando.
Observação do sentido original da palavra.
Deve-se observar o aspecto literário. Os escritores das Bíblia tinham o seu próprio modo de comunicar. Daí, os vários gêneros de literatura. É preciso que se considere na interpretação o aspecto literário. Não se interpreta da mesma maneira uma poesia, parábola ou alegoria.
A interpretação deve ser feita à luz do todo. A própria Bíblia interpreta a Bíblia. (I Coríntios 14.33) do Gênesis ao Apocalipse a Bíblia se harmoniza.
Algumas ferramentas ajudarão na interpretação:
Um bom comentário bíblico.
Um bom dicionário bíblico.
Uma boa chave bíblica. (concordância)
O CRENTE PRECISA APLICAR A PALAVRA DE DEUS À SUA VIDA
Com base nestas informações, o crente agora estará aplicando o que entendeu ser a mensagem de Deus para a sua vida.
A Revista Maturidade Cristã da J.M.N. da C.B.B., traz 5 questões que devem ser observadas na aplicação da Palavra de Deus na vida do Crente.
1- Qual a mensagem de Deus para a minha vida hoje?
2- Há algum mandamento a que preciso obedecer?
3- Há alguma promessa de que eu deva tomar posse?
Verificar se as promessas são universais e se aplicam aos nossos dias atuais.
Observar se as promessas estão associadas a algumas condições. (Ex. Jo 15.14
4- Existe alguma advertência a observar?
5- Há algum princípio eterno? (Gl 6.7)
Conclusão:
Através da Bíblia, conhecemos a vontade de Deus para a nossa vida. Através Dela nos preparamos para ser instrumentos nas mãos do Senhor para proclamar o nome de Cristo aos perdidos. Alimente da Palavra de Deus e seja uma bênção!
Com base nestas informações, o crente agora estará aplicando o que entendeu ser a mensagem de Deus para a sua vida.
A Revista Maturidade Cristã da J.M.N. da C.B.B., traz 5 questões que devem ser observadas na aplicação da Palavra de Deus na vida do Crente.
1- Qual a mensagem de Deus para a minha vida hoje?
2- Há algum mandamento a que preciso obedecer?
3- Há alguma promessa de que eu deva tomar posse?
Verificar se as promessas são universais e se aplicam aos nossos dias atuais.
Observar se as promessas estão associadas a algumas condições. (Ex. Jo 15.14
4- Existe alguma advertência a observar?
5- Há algum princípio eterno? (Gl 6.7)
Conclusão:
Através da Bíblia, conhecemos a vontade de Deus para a nossa vida. Através Dela nos preparamos para ser instrumentos nas mãos do Senhor para proclamar o nome de Cristo aos perdidos. Alimente da Palavra de Deus e seja uma bênção!
______________________________________.
BIBLIOGRAFIA.
1- Trevor Mc Ilwain, Nancy Everson – Alicerces Firmes da Criação até Cristo. N. Tribos do Brasil,1997.
2- SENNA, Joselito.O Novo Convertido
3- 1 Maturidade Cristã. J.M.N. da C.B.B.
4- JONES, Keneth. A Bíblia a Palavra da Verdade. Escola Bíblica de Carangola.
5- Bíblia de Est. De Genebra. Ed. Cultura Cristã e Soc. B. do Brasil. Int. a Bíblia – Bruce Waltke.
6- PANORAMA BÍBLICO. ESTUDOS
BIBLIOGRAFIA.
1- Trevor Mc Ilwain, Nancy Everson – Alicerces Firmes da Criação até Cristo. N. Tribos do Brasil,1997.
2- SENNA, Joselito.O Novo Convertido
3- 1 Maturidade Cristã. J.M.N. da C.B.B.
4- JONES, Keneth. A Bíblia a Palavra da Verdade. Escola Bíblica de Carangola.
5- Bíblia de Est. De Genebra. Ed. Cultura Cristã e Soc. B. do Brasil. Int. a Bíblia – Bruce Waltke.
6- PANORAMA BÍBLICO. ESTUDOS
Pr. Waldyr Silva do Carmo.
IGREJA CRISTÃ EVANGÉLICA “CASA DE ORAÇÃO”
Rua Hélio Modesto de Sá, s/n – Chácara do Cruzeiro – Laje do Muriaé. RJ
Córrego Fundo, s/n – Zona Rural. Laje do Muriaé. RJ
Nenhum comentário
Seu comentário é muito importante para nós!