Page Nav

GRID_STYLE

Mensagem - Chamados para fazer história

II Reis 2.1-14 A história secular nos mostra grandes homens que através de seus empreendimentos e inventos, marcaram suas gerações. Eles ...

II Reis 2.1-14

A história secular nos mostra grandes homens que através de seus empreendimentos e inventos, marcaram suas gerações. Eles viveram e deixaram legados grandiosos para a humanidade. Dentre tantos nos lembramos de Alexandre “o Grande”, Thomas Edson, Santos Dumont e muitos outros. Podemos dizer, sem dúvida, que esses homens fizeram história. Contudo a lição de hoje nos mostra que como servos de Deus, e participantes de Sua Igreja aqui na terra, nós também podemos fazer história. Nós podemos marcar a nossa geração. Podemos revolucionar o mundo, e nossa história, acima de tudo, pode estar sendo perpetuada na eternidade de Deus. Queremos destacar, no texto da lição de hoje, algumas verdades que precisam ser vividas na vida daqueles que querem fazer história como Igreja de Deus.

Para fazermos história como igreja de Deus, precisamos


I – Estar juntos de Deus (vv 2,4,6)

Os versículos 2,4 e 6 nos mostram que Elizeu estava junto de Elias. Elias era o Profeta de Deus. Ele trazia a toda a nação de Israel a Palavra de Deus. Elizeu tinha essa convicção e permanecia sempre junto do profeta Elias. Nós também, como servos de Deus, precisamos estar sempre juntos Dele.

JUNTOS ATRAVÉS:

a) DA ORAÇÃO

A oração é a alavanca, é a força na vida do crente e da Igreja. A oração move o coração de Deus a favor de seu povo. A oração, antes de mudar situações, muda o coração daquele que está orando. Através da oração almas são salvas, vidas são libertas, a igreja cresce, vidas são vocacionadas para o ministério, portas são abertas para o evangelho... Precisamos estar íntimos do nosso grandioso Deus através da oração.

b) DA PALAVRA DE DEUS

A Palavra de Deus é o manual do crente. Nela encontramos respostas para todos os questionamentos que possam surgir em nossa mente. Ela é o nosso alimento. Ela é a “espada do Espírito” (Ef.6.17). Queridos irmãos, qual tem sido o nosso grau de envolvimento com a Palavra de Deus? Assim como precisamos do alimento material para o sustento do nosso corpo, também precisamos nos alimentar espiritualmente da maravilhosa Palavra de Deus.


c) DA COMUNHÃO COM OS IRMÃOS

Há comunhão na vida de nossa igreja? A Palavra comunhão vem da união de duas outras palavras: “comum e união”, daí a palavra comunhão que quer dizer comum união. Onde há comunhão, há união e unidade. Onde há comunhão os alvos são os mesmos, o amor reina, o perdão é manifestado. Os problemas são resolvidos de forma mais fácil. O poder de Deus é manifestado na vida da igreja que está em comunhão.

d) DOS ALVOS E PROJETOS DA IGREJA

Jesus é o Cabeça da Igreja (Ef. 5.23). A Igreja é o Corpo de Cristo (I Co 12.27). Quem comanda a Igreja é o Senhor Jesus. Entendemos que os alvos e projetos da igreja são direcionados por Deus a ela para que a mesma cresça e proclame salvação aos perdidos. Nossa igreja tem alvos, tem projetos e eles estão de conformidade com a Palavra de Deus. O Senhor Jesus está no comando. Logo, como membros do Corpo de Cristo, precisamos nos envolver com os trabalhos, alvos e projetos de nossa igreja. Se estivermos agradando ao Senhor Jesus, estamos juntos Dele.

II – Perseverar. (vv 2,4,6)

Eliseu perseverou. Os versículos lidos nos mostram ele perseverando em três situações. Muitas pessoas desanimam diante dos desafios. Elas não conseguem perseverar. Não conseguem manter-se firmes e constantes. Não conseguem dar continuidade. A bíblia nos fala que aquele põe a mão no arado e olha para trás, não é apto para o Reino de Deus (Lc 9.62). O alvo do servo de Deus é Jesus. É para Ele que precisamos olhar. Se nossos olhos estiverem fitos em Cristo, sem dúvida, estaremos marchando, estaremos perseverando e fazendo história para a Glória de Deus. Amado irmão, não desista dos seus sonhos; coloque alvos e metas para a sua vida e persevere na certeza da vitória do Senhor para você. Não deixe o desânimo dominá-lo, envolva-se com a igreja, pois há trabalho para todos na obra do Senhor.


III- Aproveitar as Oportunidades

Elias diz a Eliseu: “Pede-me o que queres que eu te faça, antes que seja tomado de ti”. Eliseu responde: “Peço-te que me toque por herança porção dobrada do teu espírito”. Alguém falou com grande propriedade que oportunidade não tem cabelo, quando ela surge em nossa vida ou a agarramos ou a perdemos. Eliseu nos mostra que para fazermos história precisamos aproveitar as oportunidades. Ele sabia que Deus estaria levando Elias para os céus. Sabia que a obra continuaria aqui na terra e acreditou que ele poderia ser o sucessor de Elias. Quando a oportunidade surgiu, ele não perdeu tempo, agarrou-a com todas as suas forças. Deus quer confiar coisas grandes a você. Ele quer fazer de você uma grande bênção aqui na terra. Mas para isso, você precisa aproveitar as oportunidades que Ele está te dando.


IV – Estar prontos para pagar o preço (V.10)


Após Eliseu fazer o pedido a Elias, houve um preço a ser pago para que o milagre acontecesse em sua vida. Elias respondeu a Eliseu: “Dura coisa pediste. Todavia, se me vires quando for tomado de ti, assim se te fará; porém, se não me vires, não se fará.”
Houve um preço a ser pago por Eliseu, para que o milagre acontecesse em sua vida, ele precisaria ver Elias sendo arrebatado pelo Senhor. Se Eliseu tivesse sido relapso, descuidado, por certo não teria visto Elias subir aos céus e consequentemente não teria sido atendido pelo Senhor em seu pedido. Eliseu pagou o preço. Assim também é conosco. Se estivermos prontos para pagar o preço, diante de Deus, sem dúvida seremos abençoados em nossas vidas. E estaremos para glória de Deus fazendo história aqui na terra.


Conclusão:

Amado irmão, é projeto de Deus que tenhamos uma vida abundante aqui na terra (Jô 10.10). Isso se dá, quando Jesus entra no coração do homem, salvando-o da perdição eterna. Essa vida agora será suprida por Cristo em todas as suas necessidades. Será membro da Igreja do Senhor Jesus que não está aqui na terra por acaso, mas, sim, porque há um projeto de Deus para Ela: glorificar a Deus e proclamar a Salvação de Jesus a todo o mundo. Pudemos aprender com Eliseu que para fazermos história precisamos estar juntos de Deus ( através da Oração, da Palavra , da Comunhão e dos Alvos e projetos da igreja). Precisamos perseverar, precisamos aproveitar as oportunidades e estar prontos para pagar o preço. Que esta lição possa estar nos desafiando a continuar nossa caminhada com a consciência de que Deus quer que façamos história e que ela seja perpetuada em Sua eternidade
                                                                                                                         Pr. Waldyr S. do Carmo


Igreja Casa de Oração Cehab
http://casadeoracaocehab.com.br


Nenhum comentário

Seu comentário é muito importante para nós!