Page Nav

GRID_STYLE

Minha atitude na adversidade

Texto bíblico: I Coríntios 10.12 – “Aquele que cuida estar em pé, olhe para que não caia...” II Pedro 5.8 – “Pois o inimigo anda ao derredo...

Texto bíblico:

I Coríntios 10.12 – “Aquele que cuida estar em pé, olhe para que não caia...”
II Pedro 5.8 – “Pois o inimigo anda ao derredor, procurando a quem possa tragar.”

Introdução

          Atitude é a postura que eu assumo diante de alguma situação que me cerca ou diante de alguém.
             É fácil avaliarmos a conduta, a postura, a atitude do outro, diante de certas situações, mas qual tem sido a nossa atitude quando estamos inseridos no problema, na adversidade? Vamos ilustrar essa questão através das duas parábolas que Roberto Shinyashiki traz em seu livro “Os donos do Futuro” adaptadas por Nathaniel M Brandão Jr.

A MOSCA, A MANTEIGA E O CANUDINHO

          “Certa vez duas moscas caíram num copo de leite. A primeira era forte e valente e sentia-se superior. Por suas asas firmes e por sua grande força, ela subestimou o perigo. Zombou da outra mosca mais fraca e dizia: “Você irá morrer neste lugar...” A mosca forte logo nadou até a borda do copo de leite e ria da sua companheira. Mas como a superfície era muito lisa e suas asas estavam molhadas, caiu novamente e não conseguiu escapar. Começou a entrar em desespero e acreditando que não havia saída, cansada, desanimou, parou de se debater e afundou. E dizia: “Eu vou morrer, mas você não tem saída. Agora, só a morte.”
          Sua companheira, apesar de não ser tão forte, era tenaz; por isso continuou a se debater e a lutar calmamente, tranquilamente, sem alarde e quieta. Apenas lutava e se debatia com uniformidade e determinação.
          Aos poucos, com tanta agitação, o leite ao seu redor formou um pequeno nódulo de manteiga, o que o tornou endurecido. Então ela subiu naquele nódulo e conseguiu levantar voo para longe, após esperar suas asas ficarem secas.

          Vamos parar um pouquinho na primeira parábola. Dela podemos tirar algumas lições:

1 – NÃO IGNORE O PERIGO

         Aquele copo de leite onde as moscas caíram representava perigo. Mesmo assim elas não se afastaram e caíram justamente dentro dele.
          Sabemos que a Palavra de Deus diz: “Fugi da aparência do mal”
          Não podemos ignorar o perigo, o pecado que de tão perto nos rodeia. O mal está sempre diante de nós querendo nos tragar, nos fazer afundar como aquela mosca.
          Não pense que você pode conviver com algumas práticas pecaminosas e não se contaminar com elas. Não se julgue forte demais a ponto de pensar que pode parar na hora que quiser e dizer: “Só irei até aqui. Daqui não passo”. Muitos bons nadadores morreram afogados por causa de confiarem demais em si mesmos. Muitos excelentes motoristas morreram em trágicos acidentes de trânsito por serem auto-suficientes.
          Cuidado! Não ignore o pecado.

           Lembra-se de Sansão?

2 – PERSEVERE

          Em meio ao problema, em meio às lutas, precisamos ter paciência e continuar lutando com determinação, com esperança e fé. Precisamos crer que a solução virá.
          Uma das moscas, a que se julgava mais capacitada, não perseverou. Debateu-se demasiadamente, se apavorou, se cansou, fez muito “estardalhaço” e desistiu, no final das contas.  
           Talvez hoje você esteja num momento crítico de sua vida, esteja achando que vai afundar no sofrimento, mas não desista. Deus pode lhe dar a vitória, abrindo um caminho que você achava que não existia ou que não podia ver por causa de estar cego diante dos problemas. O leite virou manteiga porque a pequena mosca perseverou nos movimentos contínuos, constantes. Ela não desistiu e conseguiu sobreviver.

           Lembra-se de José no Egito?

3 – ESPERE O MOMENTO CERTO DE AGIR

           Em meio à turbulência dos problemas, das dores, nossa tendência é nos precipitarmos quanto à tomada de decisões. Muitos perdem a vitória por causa da precipitação. A raiva, a dor, a angústia nos deixam sem percepção e tomar alguma atitude que pode ser decisiva com o coração atribulado pode decretar a nossa derrota.
           A mosca mais frágil havia saído do ponto crítico de seu problema. O risco de afogamento não era mais iminente, mas suas asas estavam molhadas. Ela não poderia voar naquele momento, pois o esforço para bater as asas molhadas poderia machucá-la e não a levaria a lugar algum. Ela precisou se “aquietar” e esperar suas asas secarem para, então, voar.
           Às vezes saímos do momento crítico de nossas lutas e logo queremos tomar certas decisões, enquanto ainda estamos tomados por certos sentimentos desconfortáveis gerados pela tribulação como já citamos acima: raiva, dor, angústia, contrariedade e aí nos precipitamos e ao final não podemos sentir o “gostinho, o sabor da vitória”.
           Em muitos momentos de tempestade, devemos nos aquietar e “deitar” no fundo do barco.
           Lembra-se de Jesus e dos discípulos em meio à tempestade?

4 – NÃO CONFIE NAS PRÓPRIAS FORÇAS

          Em Deuteronômio 8.17 e 18 está escrito: “... e não digas no teu coração: A minha força e a fortaleza do meu braço me adquiriram este poder. Antes, te lembrarás do Senhor, teu Deus, que ele é o que te dá força para adquirires poder...”
           Os israelitas estavam sendo lembrados dos benefícios concedidos a eles pelo Senhor. Eles jamais deveriam se esquecer de que todos os livramentos e de que toda a capacitação para as vitórias que eles haviam alcançado havia vindo do Senhor.
            A mosca mais forte confiou na própria força e na capacidade que pensou que possuía de livrar-se daquela situação por sua própria força e seu fim foi trágico?
            Você deve, sim dizer: “ O senhor é a minha força e o meu escudo; nele confiou o meu coração, e fui socorrido...” (Salmo 28:7ª).

5) NÃO SE JULGUE SUPERIOR A NINGUÉM

           Em provérbios 29.23 lemos: “A soberba do homem o abaterá, mas o humilde de espírito obterá honra.” Soberba é arrogância, orgulho. Foi exatamente isso que vimos na fala da mosca que se julgava superior. Ela zombou da outra mosca mais fraca e dizia: “Você irá morrer neste lugar...”
             Infelizmente vemos muitas pessoas que se dizem cristãs agindo assim, inclusive  dentro das igrejas. Deus não se agrada dos soberbos e registra isso em várias passagens bíblicas:

  • Levítico 26.19 – Porque quebrantarei a soberba da vossa força...
  • Salmo 59.12 – Pelo pecado da sua boca e pelas palavras dos seus lábios fiquem presos na sua soberba...
  • Provérbios 13.10 – Da soberba só provém a contenda...
  • Provérbios 16.18 – A soberba precede a ruína e altivez de espírito precede a queda.”

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------

             A segunda parábola continua a história da mosca que se salvou.
             Ela voou e parecia invencível. Estava toda confiante e pensou que nunca mais cairia em desgraça. Mas isso não aconteceu.
             Tempos depois, a mosca tenaz, por um descuido, caiu novamente em um copo, desta vez cheio de água. Agora não era leite que estava no copo.
             Imaginando que já conhecia a solução para aquele problema, começou a se debater na esperança de que, no devido tempo, formasse novamente uma manteiga e assim, em lugar sólido, ela pudesse se salvar. Mas isso não acontecia... Ela se debatia e cria que iria ser salva.
             Outra mosca, passando por ali e vendo a aflição dela, se debatendo no copo d’água, pousou na beira do copo e gritou:
             - Tem um canudo ali, nade até lá e suba.
             A mosca tenaz e agora, cheia de si, demonstrando ser superior, não quis ouvi-la e respondeu:
            - Pode deixar, que eu sei resolver esse problema. Eu já passei por isso em outra ocasião. E continuou se debatendo, mais e mais, até que, exausta, afundou na água e sucumbiu.
          
           Lições que podemos tirar da história:

  • Aquele que está de pé olhe para que não caia (I Coríntios 10.12) – Aquela mosca fraquinha da história anterior agora se julgou muito sábia e acabou se tornando também soberba. Incorreu no mesmo erro da outra.
Às vezes criticamos algumas atitudes de certas pessoas e lá na frente acabamos agindo da mesma forma incorreta.

  • Não havendo sábia direção, o povo cai, mas na multidão de conselheiros há segurança. (Provérbios 11.14) – Ah! Se aquela mosquinha tivesse ouvido o conselho da outra que só queria ajudar e que estava vendo a solução para o problema...

  • Existem soluções do passado, em contextos diferentes, que não funcionarão.
          Quantas vezes, baseados em experiências anteriores, deixamos de observar as mudanças ao nosso redor e ficamos lutando inutilmente até afundar em nossa própria falta de visão?
          Quantas vezes criamos uma confiança equivocada e perdemos a oportunidade de repensar nossas experiências?
           Quantas vezes ficamos presos a velhos hábitos que nos levaram ao sucesso e perdemos a oportunidade de evoluir?

CONCLUSÃO:

                Precisamos assumir na adversidade a postura de FILHOS e SERVOS do
Deus Altíssimo, nos preparar para enfrentar as astutas ciladas do inimigo. Precisamos COMER a Palavra de Deus e CULTIVAR uma vida sistemática de oração, porque:

  • Satanás é cruel e não dorme.

  • Ele sempre está preparando táticas diferentes para nos destruir.
          Precisamos vigiar e orar, pois como está escrito em II Pedro 5.8 – “... o inimigo anda ao derredor, procurando a quem possa tragar.”


Adaptação: Rônia Malafaia

Igreja Casa de Oração Cehab

Um comentário

  1. MENSAGEM EDIFICANTE E INSTRUTIVA... GRAÇAS A MISERICÓRDIA DE NOSSO DEUS EM MUITOS MOMENTOS ONDE PENSAMOS SUCUMBIR, DEUS ENVIA O SEU SOCORRO. O CAIR É DO HOMEM, MAS O LEVANTAR É DE DEUS. O QUE NÃO PODEMOS FAZER É NOS DEIXAR ENGANAR E VIVERMOS O DENTRO DE UM CICLO VICIOSO ONDE A AUTO CONFIANÇA ESTÁ ATUANTE. DEUS N SE DEIXA ESCARNECER... O QUE PLANTARMOS VAMOS COLHER! SE PLANTARMOS SOBERBA E IMPULSIVIDADE, VAMOS COLHER CONSEQUÊNCIAS DANOSAS, ONDE MUITAS VEZES, NÃO PODEM MAIS SER REPARADAS.
    QUE DEUS NOS CAPACITE A CADA DIA COM OS FRUTOS DO SEU ESPIRITO, E QUE O DOMINO PRÓPRIO SE FAÇA PRESENTE EM CADA MINUTO DE NOSSOS DIAS.

    DEUS ABENÇOE TODA FAMILIA DE CRISTO JESUS
    MISSIONÁRIA CLEUSA KLEIN

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para nós!