Pergunta: Já ouvi pregações e louvores onde diz que Jó não blasfemou contra Deus mesmo com tudo que passou; mas essas falas (19. 6-12), não ...
Pergunta:
Já ouvi pregações e louvores onde diz que Jó não blasfemou contra Deus mesmo
com tudo que passou; mas essas falas (19. 6-12), não seriam uma blasfêmia
culpando a Deus por tudo?
Vejamos
o texto na tradução ARA (Almeida Revista e Atualizada)
“Sabei
agora que Deus é que me oprimiu e com a sua rede me cercou. Eis que clamo:
violência! Mas não sou ouvido; grito: socorro! Porém não há justiça. O meu
caminho ele fechou, e não posso passar; e nas minhas veredas pôs trevas. Da
minha honra me despojou e tirou-me da cabeça a coroa. Arruinou-me de todos os
lados, e eu me vou; e arrancou-me a esperança, como a uma árvore. Inflamou
contra mim a sua ira e me tem na conta de seu adversário. Juntas vieram as suas
tropas, prepararam contra mim o seu caminho e se acamparam ao redor da minha
tenda.” (Jó 19:6-12)
Quando chegamos no capítulo 19. 1-29, vemos
Jó dando resposta a Bildade. Nesse capítulo em especial, as falas de Jó são de
fato muito fortes e em alguns momentos quando estamos lendo, pensamos: Nossa! A
impressão que tenho é que de fato Jó está blasfemando contra Deus.
Contudo, para chegarmos a uma conclusão
quanto às falas de Jó, precisamos olhar no mínimo todo o contexto do capítulo
19.
Contextos
para chegarmos a uma interpretação que esteja em consonância com a Palavra de
Deus.
I.
A visão Judaica acerca de Deus;
No
Antigo Testamento, especialmente antes do Exílio Babilônico, a visão Judaica
acerca de Deus, não incluía a pessoa de Satanás como o vemos no cristianismo.
Para o Judeu o bem e o mal era impetrado e determinado por Deus. Como exemplo
podemos citar 1 Samuel 16:14, que nos afirma: “Tendo-se retirado de Saul o
Espírito do SENHOR, da parte deste um espírito maligno o atormentava.” Portanto, Jó não tinha consciência de que
Satanás o havia acusado diante de Deus, afirmando que ele só o servia por causa
das bênçãos que ele recebia. Jó também não sabia que Deus autorizara a Satanás
tocar em tudo o que ele tinha, poupando-lhe somente a vida. Na mente de Jó,
todo o mal que ele estava recebendo vinha diretamente das mãos de Deus.
II.
Um sofrimento sem precedentes e inexplicável;
Precisamos
buscar compreender a magnitude do sofrimento de Jó, para avaliarmos sua fala
nesse capítulo de forma sábia. Vemos pela Palavra de Deus narrada em Jó 1.
13-19, que praticamente ocorrido num mesmo dia, ele perdeu todos os seus
filhos, animais e diversas outras perdas. A partir daí na sequencia da
narrativa bíblica, o vemos numa nova fase onde é atacado por úlceras malignas
que o atingiram desde a planta dos pés até ao alto da cabeça. O texto ainda nos
mostra esse triste quadro de enfermidade, que obrigou Jó a se sentar no meio da
cinza e com um caco, ele se raspava para ter alívio do terrível incômodo desta
doença. (Jó 2. 7,8). O sofrimento de Jó foi sem precedentes e o levou ao ápice
do limite humano. Lembrando ainda, que todo esse mal sobreveio a um homem que
segundo a Palavra de Deus era “íntegro e reto, temente a Deus e que se desviava
do mal.” (Jó 1.1)
III.
Amigos acusadores;
A
narrativa bíblica ainda nos mostra a partir do Capítulo 2.11..., Jó recebendo 3
amigos (Bildade, Elifaz e Zofar). O interessante é que ao invés de consolar,
confortar e animar a Jó, esses homens se puseram a acusá-lo de pecados e o
repreendiam. Quando Jó usa a expressão “dez vezes me vituperastes” (19.3), essa
força de expressão quis dizer “repetidamente”. Os amigos de Jó o levaram a uma
grande e completa humilhação. As acusações que não eram verdadeiras expressadas
por seus amigos, se tornaram um verdadeiro tormento para Jó. Esses homens,
estão assassinando a Jó espiritualmente, moralmente e emocionalmente; e é
dentro dessa grande pressão que vemos Jó respondendo a Bildade, tão forte e
rasgando de forma sincera o seu coração.
IV.
Um homem sob grande pressão, buscando compreender a razão do seu sofrimento;
Jó
está perdido, esmagado, humilhado e sem direção! Todas as suas bases de valores
que o acompanharam em sua trajetória de vida e o nortearam como servo de Deus,
foram arrancadas e agora ele somente crê, que o mesmo Deus que até então o
sustentara e operara tantas maravilhas em sua vida, se voltara contra ele,
ministrando todos os horrores pelos quais estava passando. (Lembrando que
dentro do contexto do Judaísmo, Deus é o detentor e impetrador das coisas boas
e más). É nessa busca de compreender e ao mesmo tempo ter de responder aos seus
“amigos”, que ele expressa palavras tão fortes, que às vezes soam para muitos
como blasfêmia contra Deus. Ele está expressando nesse momento, o que o seu
coração está crendo: “Deus o havia
oprimido”; “Deus usara de extrema violência contra ele”; “Deus fechou o seu
caminho e colocou trevas em sua estrada, de forma que ele não podia passar”;
“Deus o despojou de sua honra”; “Deus o arruinou de todos os lados”; “Deus
estava irado com ele”.
Observe
que Jó apresenta esse discurso tão forte a Bildade, mas não abandona a Deus!
Apesar de não compreender as razões do seu sofrimento, vemos através da sua
fala fios de esperança de sua justiça e ainda que não fosse feita no presente,
ela viria no porvir. É perceptível, essa grande verdade através do seu desejo
de que suas palavras fossem gravadas. Ele cria plenamente que seu Redentor
vivia e que por fim se levantaria de sobre a terra e o justificaria. Jó ainda
profetizou que veria a Deus face a face em sua vida. É interessante observarmos
que a Palavra Redentor, pode ser traduzida por “Defensor”, “Vingador”,
“Fiador”, “Justificador” “Mediador” ou “Resgatador”. Usando as palavras de Jó,
que está vendo Deus como o seu inimigo, vemos que faz sentido ele precisar de
um Redentor, um mediador, um justificador, um defensor. Embora saibamos
perfeitamente que Deus não era inimigo de Jó e que no final o próprio Deus se
torna o seu justificador, (42.7), ao ler o texto, percebemos claramente que Jó
espera a vinda de uma terceira pessoa, um Redentor, para defendê-lo. Claramente
nesse ponto, temos uma imagem que nos remete ao Novo Testamento, nos mostrando
que esse “Redentor” é o próprio Jesus Cristo. (I Tm 2.5)
V.
A realidade de um homem que agora conhece a Deus pessoalmente;
Agora
leia o texto de Jó 41. 1-6 e medite nas palavras que Jó dirige a Deus, quando
de sua restauração completa: “Então, respondeu Jó ao Senhor: Bem sei que tudo
podes, e nenhum dos teus planos pode ser frustrado. Quem é aquele, como
disseste, que sem conhecimento encobre o conselho? Na verdade, falei do que não
entendia; coisas maravilhosas demais para mim, coisas que eu não conhecia.
Escuta-me, pois, havias dito, e eu falarei; eu te perguntarei, e tu me
ensinarás. Eu te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos te veem. Por
isso, me abomino e me arrependo no pó e na cinza.
Aqui estamos vendo um homem quebrantado,
transformado e que agora compreende todo o contexto do sofrimento que passou.
Jó chega a confessar a Deus que havia falado do que não entendia; falou de
coisas que estavam acima da sua compreensão e conhecimento. Ele fala de forma
graciosa que antes conhecia a Deus só de ouvir, mas agora os seus olhos O
estavam vendo. Jó se abomina e se arrepende no pó e na cinza.
Conclusão:
Mesmo sem o conhecimento pleno de Deus,
apenas de ouvir falar, Jó vivia como um
“homem íntegro e reto, temente a Deus e que se desviava do mal.” (1.1) Deus
permitiu que Satanás o provasse, porque sabia que Jó se manteria fiel e seria
aprovado. O texto em foco da nossa análise (Capítulo 19), acontece num dos
momentos mais cruciais do período do sofrimento de Jó. Há momentos que até o
leitor ficará confuso e pensará que Jó blasfemou contra Deus, ao ver a resposta
que ele deu a Bildade. Contudo, diante de todos os argumentos discorridos
acerca desse tema, afirmamos com certeza, que Jó não blasfemou contra Deus,
pois a sua visão teológica acerca de Deus era distorcida. Para ele, Deus
enviara todos aqueles males sobre a sua vida. Contudo, quando Deus restaurou a
sua sorte e o abençoou sobremaneira, as escamas caíram dos seus olhos e ele
pôde compreender e contemplar a Deus como Ele é.
Pr.
Waldyr do Carmo
IGREJA
CASA DE ORAÇÃO CEHAB
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BIBLIOGRAFIA
-
Bíblia Sagrada
-
Site Jamais Desista
-
O Antigo Testamento Interpretado – Versículo por versículo – R.N. Champlin, Ph.
D.
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