Page Nav

GRID_STYLE

Transformados para transformar!

ROMANOS 12.1,2 Introdução:             O que vemos quando olhamos para os contextos que são vivenciados pela igreja de hoje? An...


ROMANOS 12.1,2

Introdução:

            O que vemos quando olhamos para os contextos que são vivenciados pela igreja de hoje? Anunciamos e proclamamos que passamos dos 40 milhões de evangélicos no Brasil, mas, curiosamente nossa sociedade vai de mal a pior! Os presídios estão superlotados, A segurança pública vai de mal a pior, a corrupção está presente em quase todos os lugares... Na verdade a Igreja em muitos aspectos não tem sido referencial de mudanças. Pelo contrário, em muitos casos a igreja tem se adequado à forma da fôrma do mundo. É emergente a instauração de uma profunda mudança em nossas vidas! Precisamos de uma transformação que nos leve ao centro da vontade de Deus, para que de fato possamos salgar e brilhar nesse mundo que jaz no maligno. Nossa missão é representar com excelência o Reino de Deus na terra semeando a Palavra viva de Cristo ao pecador.

Precisamos de uma profunda transformação de Deus em nossas vidas. Ela acontecerá quando...

I – Decidirmos romper com o velho estilo de vida;

            O texto que lemos nos fala de forma profunda no primeiro versículo: Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.” (Rm 12.1)

            O Apóstolo Paulo está colocando toda a sua força e coração numa expressão que nos remete a uma mudança profunda! “Rogo-vos!” Eis um desafio que precisa ser cumprido com toda o empenho e força diante de Deus. Há uma natureza adâmica em nós que prima pelo domínio do velho homem. Enquanto o velho estilo de vida for predominante em nossas vidas, não faremos a diferença.

            É necessário que haja em nós a disposição de romper com o velho estilo de vida para receber o novo de Deus. Isto se dá quando nós apresentamos os nossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável ao Senhor. Esse é o culto de fato exercido com a razão. Você tem rompido com o velho homem? Uma vez tendo crido em Cristo como único Senhor e salvador da sua vida, você tem abandonado o velho estilo de vida?

II – Formos o sacrifício que agrada a Deus;

            O texto fala do sacrifício vivo e santo. Uma vez tendo passado o controle pleno da vida aos cuidados de Cristo, aquele que creu tem em si instaurada uma luta. Essa é a chamada luta da carne contra o Espírito (Rm 7. 15-20). À luz do mortificar da própria carne, o Espírito Santo possa ter domínio em nossas vidas e assim celebrarmos ao Senhor em adoração com nossas próprias vidas. Esse é o culto racional! É o culto que agrada a Deus.

III – Militarmos contra os valores do sistema mundano;

            “E não vos conformeis com este mundo” A palavra conformar, tem em seu significado: “Acomodar-se, formar, dispor, similar, aceitar algo, dar conformação a, tornar conforme, conciliar, ajustar, amoldar, ser conforme, condizer, resignar-se, harmonizar, configurar, ajustar-se, corresponder, dar forma.”
            Uma ideia comum sugere a expressão: “Tomar a forma da fôrma”. Sim! Há no mundo uma forma que quer nos amoldar, quer nos fazer participantes de tudo o que desagrada ao Senhor. Podemos então dizer que estamos numa batalha acirrada contra o mundo. Nossas atitudes segundo o querer de Deus, determinarão a vitória! (I Jo 2.15-17) “Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo. E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.”

IV – Formos renovados pela mente de Cristo;

            “Mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento...”  O entendimento do servo de Deus é o seu pensamento sendo conduzido segundo o caráter de Cristo. “Porque, quem conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo.” (I Co 2.16). O servo de Deus precisa ser conduzido pela mente de Cristo. Isto se dá, quando ele se deixa ser renovado pelo seu entendimento! Isto se dá com envolvimento na Palavra, na Oração e participação efetiva na obra de Deus. Essas são as atitudes que irão gerar mudanças profundas na vida daquele que professa ser um cristão. É Cristo no controle pleno da vida desse servo de Deus.

V – O cristianismo for o meu estilo de vida.
           
            O que dizer de alguém que rompeu com o velho estilo de vida, se tornou o sacrifício que agrada ao Senhor, vive lutando contra os valores do mundo e se deixa ser renovado diariamente pela mente de Cristo? Não dúvidas de que na vida desse crente, o cristianismo se torna o seu estilo de vida. Esse servo de Deus é visto em qualquer lugar como luz e sal da terra. Ele faz a diferença! Ele prega o que vive e vive o que prega. Esse é o querer de Deus para com a sua igreja. Uma comunidade de vidas transformadas e gerando transformações ao seu redor.

Conclusão:
           
            Ser transformado para transformar vidas é viver a certeza de ser encontrado no centro da vontade de Deus. É experimentar o que o texto nos afirma em seu final: “...para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.”
            Esse grande milagre de Deus tem acontecido em sua vida? Você tem marcado a sua geração com a glória de Cristo? Que nossas vidas sejam entregues ao Senhor de forma plena e à luz da obediência requerida por Cristo, sejamos os instrumentos que Ele usará para levar a Salvação de Cristo até aos confins da terra.


Pr. Waldyr do Carmo
Igreja Casa de Oração Cehab


Nenhum comentário

Seu comentário é muito importante para nós!