Page Nav

GRID_STYLE

A VIÚVA DO AZEITE

Leitura: 2 Reis 4 Introdução:         A situação  narrada em 2 Reis 4 é muito difícil. Uma mulher sem marido, com credores batendo ...


Leitura: 2 Reis 4

Introdução:


        A situação  narrada em 2 Reis 4 é muito difícil. Uma mulher sem marido, com credores batendo à porta com ameaça de perder os filhos. Ela, então, busca a ajuda do homem de Deus e este, sabiamente inspirado e usado por Deus, dá a ela as orientações que mudam para sempre a sua história.

Tudo pode ser diferente se você:

1- Abrir os olhos;

         Essa mulher, como qualquer pessoa que esteja enfrentando uma grande dificuldade, só tinha olhos para o problema. Foi então, ali, que o profeta mudou o foco do seu pensamento, perguntando o que ela tinha em casa. Naquele instante, ela começou a olhar para dentro de sua casa de forma diferente, não para ver o que não tinha mas, para ver O QUE TINHA. 
       Dentro de nossas casas, há tesouros únicos: marido, esposa, filhos, vida e "azeite". Se você fechar os olhos para esses tesouros, estará comprometendo o desfecho feliz da situação está vivendo. Essa mulher precisou ter os olhos abertos pelo profeta para enxergar a preciosidade do que já possuía. E você, tem conseguido enxergar a sublimidade de tudo o que você tem?

2-  Arrumar espaço;


         Ao ser informado de que ela tinha azeite em casa - um bem precioso - o profeta entende que o que faltava naquela casa era  ESPAÇO para que aquela "riqueza" se multiplicasse. Ele, então, orientou-a para que pegasse vasilhas emprestadas, não poucas, a fim de que a situação fosse mudada. 
Para que a situação da sua vida mude, talvez  o que esteja faltando seja ESPAÇO. Espaço para que o azeite tome conta de todo seu "vaso". 
         Na sua vida tem tido espaço para o perdão, para a renúncia, para a valorização dos outros, para a humildade?

3- Acreditar na palavra de autoridade;


         Quando o profeta a orienta a pegar vasilhas emprestadas, a entrar em sua casa, a fechar a porta e ir derramando azeite nos vasos, ela só tinha duas alternativas: ou acreditava nas palavras do profeta e obedecia ou não acreditava e continuava vivendo da mesma forma. Ela decidiu acreditar e, mesmo sendo uma orientação meio "em nexo", ela obedeceu. Obedeceu, porque quem estava dizendo era o grande profeta Eliseu, aquele que abriu o rio com uma capa. Hoje nós temos as palavras, não do profeta, mas do Senhor do profeta, do Deus do profeta, e precisamos tomar uma decisão: acreditar na PALAVRA DE AUTORIDADE desse Deus e mudarmos nossa vida ou não acreditarmos e continuarmos vivendo da mesma maneira. 
       Você acredita nas palavras de autoridade que estão relatadas na Bíblia para você? Então mude a sua história, porque quem crê tem posturas, age e recebe o milagre!


4- Agir;


        Depois que a mulher teve o azeite multiplicado, ela foi orientada a vendê-lo. Trabalhar... agir.... Se ela não agisse, em poucos meses ou dias, aquele azeite iria acabar e ela estaria, novamente, endividada. O profeta, então, convidou-a a sair de sua acomodação e a começar a se envolver com aquele azeite, diariamente, porque era com o resto daquele azeite que ela iria  VIVER POR TODOS OS SEUS DIAS DE VIDA. 

Conclusão:


        Quando você entender que o que você precisa não é de uma nova esposa, novos filhos, novo emprego, mas sim de dar espaço para que o azeite, que já está em sua posse, multiplique-se, você verá a sua situação mudando. Quando você entender que Deus está aqui hoje:

* abrindo seus olhos;
* convidando você  a arrumar espaço;
* convidando a crer na Sua Palavra de autoridade;
* dizendo  que você precisa agir, perceberá que está recebendo as mesmas orientações que ela recebeu e precisa decidir que postura tomará. O certo é que Deus quer ver sua  sua situação mudada!

Kenia Costa Gregório
Auxiliar Pastoral da Casa de Oração da Cehab - Itaperuna/RJ

Nenhum comentário

Seu comentário é muito importante para nós!