Page Nav

GRID_STYLE

Olhos fixos em Deus - Renúncia

Texto: Lucas 9.23 Introdução: A renúncia tem peso na vida do cristão. O próprio Senhor Jesus afirma, no versículo acima, que aquele...

Texto: Lucas 9.23

Introdução:
A renúncia tem peso na vida do cristão. O próprio Senhor Jesus afirma, no versículo acima, que aquele que quiser segui-lo precisa "negar-se a si mesmo".  Renúncia é abrir mão de fazer a própria vontade em favor de alguém. No caso de Cristo, alguém maior e melhor. Infelizmente, o que temos observado, é que a igreja tem deixado a luz do Evangelho e está cheia de "cristãos" rasos, ralos, inconsistentes, incapazes de renunciar. Entretanto aqueles que abrem mão de si, que conseguem colocar os olhos fixos em Cristo, avançam e experimentam algo superior.

O que a renúncia produz na vida daqueles que mortificam
os seus desejos por amor a Cristo?
 A renúncia...

I - Faz-nos estar mais perto de Deus;

Mateus 6.21 diz que "... onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração". Nosso coração tem alimentado que tipo de vontades? Nossas ambições são apenas as voltadas para o presente século, para as aquisições que podemos fazer aqui, em prol do conforto, bem-estar e regalias que favoreçam somente a vida terreal? "Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam; Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam (Mt 6.19-20). Quando renunciamos a essas coisas e praticamos o que está registrado em Tiago 4.8, "chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós", avançamos na direção do Senhor, e a companhia Dele preenche todos os espaços vazios no nosso interior.

II - Faz-nos ouvir a voz de Deus;

Ouvir a voz de Deus, em meio à gritaria do próprio eu e dos apelos do mundo, na maioria das vezes, não é muito fácil, mas está escrito: "Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito" (Jo 15.7). Podemos pedir a Deus que nos ajude a escutar mais a Sua voz e nos capacite a abrir mão de nós mesmos. Não há impossíveis para Deus. Se não nos sentimos capazes de renunciar, clamemos! Quanto mais nos esvaziarmos do eu, mais espaço haverá para a atuação do Espírito Santo de Deus. "As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem (Jo 10.27)."

III - Faz-nos aprender de Deus;

Veja a orientação do Senhor ao povo de Israel, em Deuteronômio 11.18: "Ponde, pois, estas minhas palavras no vosso coração e na vossa alma, e atai-as por sinal na vossa mão, para que estejam por frontais entre os vossos olhos..." Tais palavras servem para nós também, hoje. Se continuarmos lendo, veremos que essa atitude de aprender as palavras vindas de Deus, culminariam em bênção. Ele quer nos ensinar as regras de conduta que nos farão transbordar, na Sua presença; quer nos revelar o quanto a porção Dele é maior que a nossa. Lembremo-nos de que "a graça de Deus se há manifestado a todos os homens, ensinando-nos que, renunciando à impiedade e às concupiscências mundanas, devemos viver, neste presente século, sóbria, justa e piamente, aguardando a bem-aventurada esperança, e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Senhor Jesus Cristo (Tito 2.11-13). Vale a pena aprender de Deus!

IV - Faz-nos ser usados por Deus;

Nos nossos Hinos e Cânticos, encontramos uma canção que diz o seguinte: Para cada crente o mestre preparou / Um trabalho certo, quando o resgatou; / E o trabalho a que Jesus te chama aqui, / Como vai ser feito, se o não for por ti?" Há uma obra, uma função estabelecida por Deus para cada cristão, mas o preparo para o exercício dessa obra começa com a renúncia, pois a estratégia, os recursos e capacitação vêm do Senhor e não de nós mesmos. Quando abrimos mão dos nossos "achismos", das convicções humanas e valores invertidos da nossa carne, o Mestre nos faz instrumentos úteis em Suas preciosas mãos.

Conclusão:

Enfim, renunciar o eu é reconhecer a superioridade de Deus em nossas vidas. Quando nossos olhos estão fixos Nele, a renúncia torna-se menos penosa. Está escrito: “Nem todo o que me diz Senhor, Senhor, entrará no reino dos céus; mas aquele que faz a vontade de meu Pai que está no céu (Mt  7.21)." Enquanto não aprendermos a renunciar, não haverá como experimentarmos a essência da genuína vida cristã. Coloque-se diante do Senhor e peça a Ele que o auxilie nesse aprendizado.


Mensagem: Pr. Waldyr do Carmo
Argumentação em texto: Rônia Malafaia



Nenhum comentário

Seu comentário é muito importante para nós!