Page Nav

GRID_STYLE

O que significam leituras: "Responsiva, Alternada, Uníssona e Sucessiva"

      É muito comum no contexto da Igreja o dirigente do culto ou o pregador convidar a congregação à participar da leitura da Bíblia. ...

      É muito comum no contexto da Igreja o dirigente do culto ou o pregador convidar a congregação à participar da leitura da Bíblia. A grande dúvida que sempre paira na mente daquele que faz a convocação é, se o enunciado do tipo de leitura está correto.
            De forma bem simples mas objetiva, apresento os quatro tipos de leituras mais frequentes no contexto das igrejas e seus respectivos significados.

        1.      Leitura Responsiva

Nesse tipo de leitura o dirigente ou o pregador lê um versículo e a congregação responde com outro. Como exemplo temos o Salmo 136. Note, que a Congregação estará durante toda a leitura, respondendo com o mesmo versículo.

        2.      Leitura alternada

Na leitura alternada, o dirigente ou pregador lê um versículo e a congregação lê o posterior e assim alternadamente todo o texto será lido. A leitura alternada pode acontecer também com duas pessoas ou dois grupos de pessoas. O princípio é o mesmo.

        3.      Leitura Uníssona ou Unívoca

Nesse tipo de leitura, o dirigente ou pregador lê junto da congregação todo o texto bíblico. Dizemos que o texto foi lido em “uma só voz”.

        4.      Leitura sucessiva

Bom, como o próprio termo sugere, nesse tipo de leitura, cada pessoa lerá um versículo do texto que foi citado e assim, sucessivamente todo o texto será lido.

(OBS.) Com exceção da leitura sucessiva, para melhor proveito nas congregações, é necessário que todos tenham acesso a uma única tradução, para não haver dificuldades de compreensão no momento da leitura. Uma vez que em nossas igrejas há a presença das muitas traduções, uma boa sugestão é ter o texto bíblico que será lido em uma “ordem de culto” impressa ou em uma apresentação de data show.


Pr. Waldyr do Carmo
Igreja Casa de Oração Cehab
www.casadeoracaocehab.com.br

Nenhum comentário

Seu comentário é muito importante para nós!