Page Nav

GRID_STYLE

Navegando em águas profundas

Lucas 5. 1-10 Introdução:                         Pensar na vida cristã como algo que seja vivencial na vida daquele que creu em ...

Lucas 5. 1-10

Introdução:
           
            Pensar na vida cristã como algo que seja vivencial na vida daquele que creu em Cristo como seu salvador pessoal é sem dúvida imaginar a história de vida de alguém que teve um relacionamento profundo com Cristo.
           
            O episódio da pesca maravilhosa, narrado por Lucas no capíritu 5, nos apresenta algumas implicações que são vistas e vividas por aqueles que desejam navegar em águas profundas. Na mensagem de hoje estaremos abordando essas implicações e à luz do que Deus fez na vida de Pedro ao desafiá-lo a lançar novamente as redes ao mar e manifestação da Sua glória através da grande pescaria, pensaremos em nossas vidas e no que Deus quer realizar em nós e através de nós.

É desejo de Deus que saiamos das águas rasas do nosso relacionamento com Ele, para vivermos uma grande aventura nas águas profundas da Sua Graça.

Implicações da navegação em águas profundas...

I – Obedecer ao chamado específico que Deus tem para a minha vida;

(Jesus tem um momento a sós com Pedro e nessa conversa ele o chama para navegar nas águas profundas.)

            Vemos pelo texto, que após ter tido uma noite difícil, quando esses pecadores nada apanharam, após ter usado o barco desses homens para minsitrar a Palavra, Jesus chama a Pedro e lhe diz: “Faze-te ao mar alto, e lançai as vossas redes para pescar.” (vv 10)

            Não há dúvidas de que Pedro teve resistências para tomar a decisão, contudo, o vemos obedecendo ao convite de Cristo. Jesus de forma específica o chama e o desafio é feito à ele! Isso nos mostra a revelação plena de que esse chamado fôra específico para Pedro.

Inferimos, que para navegar nas águas profundas da graça de Deus, precisamos entender, que o chamado é específico para cada um de nós. Cristo já tem tudo pensado e formatado para nossas vidas! Diante dessa grande verdade não há outro caminho de decisão a não ser obedecer ao chamado do Senhor.

Pergunto: Você tem obedecido ao desafio de Cristo? Se ainda não, saia da estagnação e da mornidão espiritual e obedeça ao chamado que Deus tem pra você. É navegando em águas profundas, que Ele enviará grandes cardumes de peixes, consolidando assim uma grandiosa pescaria espiritual em sua vida. Deus quer te levar a lugares altos.

II – Sair das águas rasas para me lançar na aventura das águas profundas;

            Onde Pedro estava? Onde estamos? É óbvio que se Cristo o chamou e nos chama para irmos às águas profundas é porque estamos navegando em águas rasas. Logo, se quizermos ser participantes dos grandes milagres e de uma história que marque a nossa geração com a glória do Senhor, precisamos sair das águas rasas e nos lançarmos numa grande aventura de fé em águas profundas. Pedro estava à beira da praia e para ver o milgre acontecer precisou ir ao fundo.

Em nossa caminhada cristã nos acostumamos com as águas razas da inconstância, do esfriamento espiritual e de um viver em Cristo superficial, que se torna a nossa zona de conforto. Ficamos inativos e nada acontece em nossa vida Cristã. Como Deus irá agir, se Ele não vê em nós as condições necessárias para a ministração do Seu sobrenatural.

É necessário rompamos numa atitude de Fé e na certeza de que a mão de Cristo será conosco, nos lançarmos numa grande aventura rumo às águas profundas da Sua graça. Haverão implicações e até barreiras nessa caminhada... é possível que tenhamos que enfrentar até mesmo fortes tempestades, contudo, a mão do Senhor será consco e ao final da trajetória, seremos participantes do grande agir e sobrenatural Daquele que nos salvou.

III – Ser protagonista de uma decisão solitária.

(O desafio foi lançado à Pedro e não aos outros pescadores)

            O convite que Cristo faz é específico para Pedro. A Palavra nos diz: “E, quando acabou de falar, disse a Simão: Faze-te ao mar alto, e lançai as vossas redes para pescar.” (5.4) Pedro precisou tomar uma decisão no contexto da solidão. Ele não pode pedir ajuda a ninguém!

Uma maravilhosa lição extraímos desse contexto: Ir as águas profundas em obediência ao chamado do Senhor é ser protagonista de uma decisão solitária. O chamado Deus tem pra cada um de nós! Ele é específico e pessoal... Portanto, essa é uma experiência pessoal com Deus e que precisa ser dicida também de forma pessoal. Fico pensando na ebulição de pensamentos que vieram à mente de Pedro. Ele, aquele que era visto pelos amigos como impulsivo, inconstante, homem de temperamento forte... Agora chamando-os a voltarem ao mar e lançar novamente as redes. O que eles pensariam? Mas Pedro creu na Palavra do Mestre e numa atitude de Fé, tomou uma decisão solitária que redundou na vitória de muitos.

Sei que o seu chamado parece loucura para muitos. Entendo que às vezes você tem até vergonha de compartilhar o Deus tem gerado em seu coração, porque pensa: “ninguém vai me entender”. Contudo, quero que saiba que à luz do que Cristo realizou na vida de Pedro, tenho convicção de que muitas das nossas decisões com respeito à obra do Senhor, serão tomadas na solidão e dependência plena no cuidado que virá do Senhor. É dessa forma que seremos vistos como servos amados, que navegam em águas profundas.

Creia nessa Palavra pois é profética de Deus para a sua vida.

IV – Vencer obstáculos que me impedem de chegar as águas profundas;

            Atender a esse chamado é enfrentar obstáculos. Foi assim com Pedro e dentre os muitos que podem ter se apresentado, penso que ele teve de enfrentar:

v O passado negativo;

O passado dele e dos amigos tinha sido fracassado. Eles passaram a noite toda tentando pescar e não conseguiram nada.

v Da incredulidade;

Pelas palavras que Pedro profere à Cristo, vemos que há uma luta muito grande contra a incredulidade. Pedro diz: “sobre a tua palavra, lançarei a rede.” (v 5) Eis aí a prova de que ele venceu essa barreira.

v O cansaço;

Eles trabalharam à noite toda e logicamente estavam exaustos e cansados. Eles venceram também essa barreira.

v O medo dos amigos não aceitarem a proposta;

Não há dúvidas de que Pedro teve medo dos amigos não aceitarem o desafio. Mas essa barreira também foi vencida, pois ele compartilha a tomada de decisão e os vemos aceitando o desafio de voltarem ao mar para lançarem novamente as redes.

     A batalha contra os obstáculos será vista como a batalha de cada um que entende o chamado de Cristo e se lançam na trajetória do cumprimento da missão. Todos nós teremos que vencer o nosso passado, nossas incredulidades, nosso cansaço e também o medo da não aceitação das pessoas que são participantes da nossa vida. Vencer esses obstáculos irá redundar na vitória que Deus tem para nossas vidas.

Conclusão:

É desejo de Deus que saiamos das águas rasas do nosso relacionamento com Ele, para vivermos uma grande aventura nas águas profundas da Sua Graça. Ao se lançar nas águas profundas, Pedro pôde ser participante de um grande milagre. Uma pescaria sobrenatural Cristo ministrou à vida daqueles homens. Tudo isso aconteceu porque Pedro obedeceu e diante de todas as implicações que nortearam a sua decisão, foi participante de um grande milagre que mudou completamente toda a sua história de vida e a de seus amigos.

Ainda hoje Cristo nos chama para navegarmos nas águas profundas da Sua graça. Responderemos ao chamado do Senhor?



Pr. Waldyr do Carmo

Igreja Casa de Oração Cehab

Nenhum comentário

Seu comentário é muito importante para nós!