Page Nav

GRID_STYLE

A santidade que Deus requer

Jeremias 18.1-6 Introdução:             Deus é Santo e requer santidade na vida de seus filhos. Através de um viver santo, a comunhão plena...

Jeremias 18.1-6

Introdução:
           
Deus é Santo e requer santidade na vida de seus filhos. Através de um viver santo, a comunhão plena é estabelecida com o Pai e o redundar das bênçãos e maravilhas se fazem reais.
A mensagem profética que Deus ministrou a Jeremias nos mostra valores relevantes que precisam ser apreendidos e praticados por aqueles que desejam viver a santidade. Veremos na mensagem de hoje, as atitudes que são necessárias para caminharmos na direção da santidade que Deus requer.

Atitudes para alcançar a santidade que Deus requer...

I – Precisamos ouvir o Senhor (v.1)

            Não há como desenvolver uma vida de santidade sem primeiro ouvir a voz do Senhor. No texto que acabamos de ler, Deus fala a Jeremias e ao ouvir a voz do Senhor, todo um processo de cura para a nação de Israel foi ministrado da parte de Deus. Se quisermos viver na santidade que Deus requer, precisamos ouvir a voz do Senhor.

            Para ouvir Deus...

  • É preciso levantar-se (querer ouvir);

No texto a Palavra do Senhor é: Levanta-te! Levantar-se é uma atitude que implica que queremos de fato ouvir o que Deus tem a nos dizer.

  • É necessária uma tomada de decisão;

Levantar-se para ouvir Deus, implica também uma tomada de decisão. É a realidade de uma vida que entendeu o chamado do Senhor e numa postura de Fé, está tomando a decisão certa: “Eu quero ouvir ao Senhor e obedecer aos seus mandamentos”.

  • É preciso sair do contexto em que se está;

O texto diz: “Levanta-te, e desce à casa do oleiro,”. Para receber o melhor de Deus, Jeremias precisou sair do contexto em que estava.
Não há como ouvir a voz do Senhor permanecendo onde estamos. É necessário sair e caminhar na direção do Senhor para receber Dele o melhor para nossas vidas.

  • É preciso se humilhar (descer);

Precisamos nos levantar para descer! É descendo que nos quebrantamos e esvaziamos de nós mesmos. É descendo que reconheceremos nossas fragilidades e incapacidades.
Ouviremos claramente a voz do Senhor, quando nos humilharmos e quebrantados nos apresentarmos diante Dele. É desta forma que seremos ministrados pelo Espírito e levados a uma vida de santidade que agrada ao Senhor.
           
II – Precisamos ser dependentes do Senhor (v.3)

O vaso estava completamente nas mãos do oleiro. Todo o domínio e controle estavam nas mãos daquele que fazia o vaso.  A santidade está diretamente relacionada com a dependência que Deus requer de seus filhos. Ser dependente é passar uma procuração no plano espiritual para Deus dando a Ele o controle total de nossas vidas.
É desta forma que o Senhor irá encontrar as condições necessárias para fazer grandes coisas em nós e através de nós.

III – Precisamos reconhecer que somos suscetíveis a falhas e pecados (v.4)

            Num determinado momento nas mãos do oleiro o vaso se quebrou. Possivelmente uma rachadura que estava tirando a condição do vaso ser usado.
Como crentes, estamos suscetíveis a falhas e pecados. Estamos propensos a sermos encontrados vivendo com rachaduras espirituais. É através do reconhecimento de nossas falhas e pecados que será gerada em nós fé para recebermos do Senhor a cura que precisamos.

IV – Precisamos deixar Deus restaurar por completo nossas vidas. (v.6)
           
            O texto nos afirma que o oleiro tornou a fazer daquele vaso, outro perfeito. Quando reconhecemos nossas falhas, pecados e clamamos por cura e perdão do Senhor, Ele derrama sobre nós o seu sangue e nos limpa e restaura para o louvor da Sua glória.
O Oleiro santo que é Jesus tem toda a autoridade e poder para restaurar de forma plena a vida daqueles, que quebrantados, clamam por perdão.
Deus não desistiu de você! Ele quer restaurá-lo e usá-lo para fazer a diferença na sua geração.
                       
 Conclusão:

            Deus não usa vasos sujos e quebrados. Ele requer santidade na vida daqueles que professam a Cristo como Senhor e salvador de suas vidas. Contudo, para alcançar a santidade que Ele requer, precisamos: ouvir a voz do Senhor e numa postura de total dependência, reconhecer que somos suscetíveis a falhas e pecados. É assim que seremos encontrados quebrantados em Seu altar e recebendo Dele, a restauração completa para nossas vidas.
É desta forma que seremos encontrados Santificados e com condições plenas para sermos usados pelo Senhor.
           

Pr. Waldyr do Carmo
Igreja Casa de Oração Cehab – Itaperuna. RJ

Nenhum comentário

Seu comentário é muito importante para nós!