Page Nav

GRID_STYLE

Abençoado ou amaldiçoado. Qual a sua realidade?

Texto: Jeremias 17. 5-8 Introdução: O estudo de hoje, à luz da Palavra de Deus, visa avaliar as diferenças que são observadas no viver d...

Texto: Jeremias 17. 5-8



Introdução:

O estudo de hoje, à luz da Palavra de Deus, visa avaliar as diferenças que são observadas no viver do homem abençoado e do amaldiçoado. No contexto da avaliação buscaremos confrontar tais verdades com nossa realidade de vida. Como servos de Deus temos vivido como abençoados ou amaldiçoados? Que esta Palavra encontre lugar em nossos corações e nos desperte para viver o melhor que Deus sonhou para nós.

VERDADES ACERCA DO HOMEM ALMALDIÇOADO

I – Ele confia no homem. V.5

O homem amaldiçoado põe sua confiança no humano. É dessa forma que é marcada sua vida. Ele confia nos políticos, nos líderes espirituais, ele confia no homem e se esquece do Soberano que Reina sobre todo o universo que é Deus. Uma vez agindo dessa forma, ele se vê distanciado de Deus e consequentemente vive sem a cobertura da bênção do Senhor.

II – Ele vive distante de Deus. V.5

Como falamos anteriormente, o resultado da confiança que se coloca no homem, trás distanciamento de Deus. Isso é marcado por uma vida fracassada e repleta de pecados. Se há distanciamento de Deus, logo, as trevas estão reinando e com isso a pecaminosidade reina. É assim que muitos estão vivendo! Eles estão longe do Senhor e obedecendo a lei do pecado. Infelizmente, nesse contexto também estão muitos servos de Deus. Eles se envolveram com o humano e o resultado foi o distanciamento de Cristo, o que resultou numa vida cheia de pecados. São crentes inativos que não estão produzindo. Na verdade, eles estão sendo em sua maioria empecilhos na vida de muitas igrejas.

III – Vive uma vida de Miséria. V.6

O texto que lemos afirma: “Porque será como a tamargueira no deserto, e não verá quando vem o bem; antes morará nos lugares secos do deserto, na terra salgada e inabitável.” (v.6) Esse é resultado que é marcado por uma vida amaldiçoada. Ela confia no homem, vive distante de Deus e com a proliferação dos pecados acaba por colher a miséria. Não existem sonhos, projetos e prosperidade. Não há expectativa de melhoras, pois, nesse contexto não há a bênção do Senhor.

VERDADES ACERCA DO HOMEM ABENÇOADO

I – Ele confia no Senhor. V.7

“Bendito o homem que confia no SENHOR,” – Que vitória! A palavra “bendito” significa “bem falado” daí a inferência “abençoado”. O segredo da vitória está na confiança em Deus. A confiança é marcada por uma entrega total. Aquele que é abençoado entregou 100% de sua vida nas mãos do Senhor. Ele aceitou passar o controle total de sua vida para Cristo e recebeu de Deus um viver abençoado. Essa entrega se dá quando o pecador reconhece seu estado de miséria e se rende a Cristo, recebendo-o como seu único Senhor e Salvador de sua vida. Através desse ato de Fé, a graça de Deus é manifestada nessa vida outorgando a ela o direito de Salvação. Ele se torna um abençoado em Cristo.

II – Sua Esperança é o Senhor. V.7

No contexto desse grande milagre a sua esperança passa a ser o Senhor. O crente vive na viva esperança de Deus. Ele sabe que não está sozinho, pois no barco de Sua vida, Jesus está presente e tem o poder de levá-lo a um porto seguro. Ele vive o milagre pleno da vida abundante prometida por Cristo. (Jo 10.10) Vida essa que é marcada por realizações plenas na terra como servo de Deus e certeza de morada nos céus.

III – Ele Vive uma vida de prosperidade. V.8

a) Alimenta-se da Palavra de Deus. – (águas)

Você consegue imaginar uma árvore plantada junto às águas e que tem suas raízes estendidas para o ribeiro? É dessa forma que Deus compara o homem abençoado. Isso me faz lembrar o Salmo 1.3 que nos diz: “Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará.” Isso é vida próspera que vem do envolvimento e do alimentar da Palavra de Deus. Esse servo se submete a obediência da Palavra do Senhor e o resultado é marcado por viver o melhor que Deus sonhou para ele.

b) É vitorioso nas lutas. (“não receia quando vem o calor”)

Viver de forma abençoada e próspera não significa viver sem problemas. Esse é o estilo de vida que tem como base a pessoa de Cristo. Essa é a casa que foi fundada sobre a Rocha e não sobre a areia. Ela resiste à tempestade e fica firme. Quando o texto diz que essa árvore não receia quando vem o calor, a verdade inferida é que mesmo enfrentando lutas, o servo de Deus sabe que nunca ficará sem a resposta de Deus. Ele sabe que está seguro no Cristo que nunca o irá desamparar.

c) É um abençoador de vidas. (folhas verdes – produzem sombras)

Uma prosperidade que é marcada por uma vida abençoada e que abençoa vidas. Assim é a trajetória daquele que confia no Senhor. Ele se torna canal de bênçãos para muitos. O servo de Deus abençoa com as orações, com o seu testemunho, ministrando a Palavra, chegando junto com o amor em prática e muitos outros contextos que são vividos por ele. Em Cristo ele se torna um canal de bênçãos para muitos que precisam da manifestação da glória de Deus.

d) Mesmo que esteja no meio de um caos total, é abençoado e produz frutos

“e no ano de sequidão não se afadiga, nem deixa de dar fruto.” Uma árvore enfrentando o ano de sequidão, está vivendo o caos total. Lemos que mesmo nesse drástico contexto, frutos serão dados. É assim que Deus faz na vida daquele que é abençoado. O servo de Deus mesmo no meio do caos total frutifica e glorifica o Deus que o salvou. Ele faz da oração de Habacuque o seu lema para a vitória: “Porque ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; ainda que decepcione o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja gado; Todavia eu me alegrarei no SENHOR; exultarei no Deus da minha salvação.” (Hb 3. 17,18) Aquele que é abençoado vive na dependência plena e confiança no Deus que o salvou, pois sabe que mesmo que as circunstâncias sejam contrárias, Deus é Fiel e o fará frutificar cantando o hino da vitória.

Conclusão:

À luz do estudo que acabamos de ver não há dúvidas de que Deus quer que sejamos abençoados. Esse é o caminho da vitória que Ele tem proposto para os seus filhos. Contudo, cabe a nós servos, tomar as atitudes necessárias, e viver de fato os valores bíblicos que dizem respeito àqueles que desejam ser encontrados como abençoados diante de Deus. Não deixe para depois! Comece agora mesmo a avaliar sua vida e apresente-se diante do Pai entregando a Ele o controle total do seu viver. Não tenha medo! Ele é Fiel e através dessa parceria de bênçãos, o melhor que Deus sonhou será ministrado a você. Seja abençoado em nome de Jesus.


Pr. Waldyr do Carmo

Igreja Casa de Oração Cehab – Itaperuna. RJ
http://casadeoracaocehab.blogspot.com/




Nenhum comentário

Seu comentário é muito importante para nós!