Page Nav

GRID_STYLE

A Igreja que faz a diferença

Cl 3. 1-17 Introdução: Ouvimos muito a expressão “fazer a diferença”. Contudo, muitos perguntam: “O que é fazer a diferença?” – Quando que...

Cl 3. 1-17

Introdução:

Ouvimos muito a expressão “fazer a diferença”. Contudo, muitos perguntam: “O que é fazer a diferença?” – Quando questionamos acerca desse assunto somos levados então a algumas respostas: Fazer a diferença é se destacar no meio daquilo que é normal gerando influências positivas. É ter a coragem de inovar no meio em que se está buscando novas soluções, novas direções, novos alvos e objetivando alcançar propósitos. É também através de atitudes e perseverança conquistar valores que se tornem referências para outros. Agora, trazendo para o contexto de nossa Igreja local perguntamos: “Nossa igreja tem feito a diferença?” – Que valores à luz do texto que lemos precisam ser vividos por nossa igreja para fazermos a diferença? É nisto que vamos pensar através deste estudo.

Entendemos então, que a Igreja que faz a diferença...

I – Vive em sintonia direta com Deus. (v.1)

Como igreja viva de Cristo precisamos estar voltados para as coisas de Deus; isto nos remete a uma sintonia direta com o Senhor e que não pode ser quebrada. Nossa comunicação com Deus precisa estar sempre em bom funcionamento. Infelizmente há muitos crentes que estão buscando muito mais as coisas do mundo do que fazer a vontade de Deus. A Bíblia nos mostra que o mundo jaz no maligno. (I Jo 5.19) Logo, envolvido e preso às coisas do mundo o servo de Deus entra fatalmente no contexto de pecados, tendo assim sua sintonia, sua comunhão com Deus quebrada. É necessária então uma busca aos valores do Reino de Deus. É necessário arrependimento e quebrantamento para que seja restaurada a comunhão com Deus.

II – Sabe que Jesus Cristo é a razão do seu viver. (v.3)

O Apóstolo Paulo de forma linda e maravilhosa afirma: “Estou crucificado com Cristo; logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim...” (Gl 2. 19b-20) Aquele que foi Salvo pela Graça de Cristo, entregou 100% de sua vida para Jesus; logo, Cristo se torna a razão do viver de seus servos. Isto implica Cristo estar no centro de nossas vidas. Ele ter o controle de nossas viver. Ele estar na direção plena de nossas vidas. Se queremos fazer a diferença como igreja e ser vitoriosos, é necessário entregar totalmente as nossas vidas a Cristo. Ele precisa ser a razão plena do nosso viver.

III – Luta contra o pecado. (vs.5,6,8 e 9)

Vemos em Gálatas 5.17 que há uma batalha travada da carne contra o Espírito. Paulo orienta aos servos de Deus que lutem contra a natureza humana e pecaminosa. Muitos crentes caem e entram em pecados por não estarem vigilantes como a Palavra de Deus orienta. (I Pe 5.8) – O segredo da vitória sobre o pecado está na busca de Deus que deve ser vivida sempre por todo aquele que teve um encontro real com Cristo. Isto se dá quando santificamos nossas vidas ao Senhor. Quando há busca pelo alimento que é a Palavra de Deus, quando há envolvimento com a oração, quando há envolvimento com a Igreja. Desta forma nos tornamos instrumentos de bênçãos sendo usados efetivamente na obra do Senhor. Logo, não haverá espaço para alimentar a carne e assim a vitória sobre o pecado será instaurada nesta vida. Se você falhou e pecou contra o Senhor, é hora de buscar a face Dele em arrependimento para ter restaurada sua comunhão com Deus. Pois, o sangue do Senhor Jesus nos purifica de todo o pecado. (I Jo. 1.7)

IV – Vive no amor e comunhão de Cristo. (vs 12,13 e 14)

Esse é outro aspecto importante que não pode ser esquecido por aqueles que desejam fazer diferença como Igreja. O milagre precisa começar dentro da própria Igreja. Somos Corpo de Cristo e individualmente membros uns dos outros. Logo, o amor e a comunhão precisam ser uma realidade em nossas vidas. Não basta amar e ter comunhão apenas de palavras. É necessário viver essas verdades. A União comum é uma evidência de que há amor na vida da igreja. Um abraço, um sorriso, uma visita, a ajuda mútua e muitos outros, são atitudes que demonstram na prática o amor e comunhão que devem ser vividos pela igreja. Isto é fazer diferença.

V – É envolvida com a vontade de Deus. (vs 16 e 17)

O resultado que se experimenta diante destas realidades é sem dúvida um envolvimento pleno com a vontade de Deus. Atingimos então o querer de Deus para nossas vidas. Nossas atitudes então se tornam a Adoração que Deus deseja ver em seus filhos. Não há dúvidas de que uma igreja experimentando esses valores fará a diferença onde está plantada e influenciará muitas vidas que serão tocadas pelo Espírito a tomarem a decisão de aceitar a Cristo como Salvador. Haverá um grande reboliço na vida desta Igreja e ela atingirá seus propósitos diante de Deus.

Conclusão:

Que a visão que Deus nos deu quando nos chamou da trevas para a maravilhosa luz de Cristo não se perca. Que a cada dia possamos estar envolvidos com o querer de Deus para as nossas vidas e assim como Igreja estejamos fazendo a diferença nesta terra precisada da Salvação de Jesus. Que Deus o abençoe rica e abundantemente.



Em Cristo Jesus,

Pr. Waldyr do Carmo

Nenhum comentário

Seu comentário é muito importante para nós!