Page Nav

GRID_STYLE

A CEIA DO SENHOR

Textos: Mateus 26.26... , I Coríntios 11.23-32 Introdução: Na lição de hoje estaremos estudando a segunda ordenança que o Senhor Jesus ...

Textos: Mateus 26.26... , I Coríntios 11.23-32

Introdução:

Na lição de hoje estaremos estudando a segunda ordenança que o Senhor Jesus deixou para a Sua Igreja: A Santa Ceia ou Comunhão.
A Ceia do Senhor é a adoração Cristã que foi instituída pelo Senhor Jesus, na véspera de sua morte expiatória. A Ceia do Senhor é um memorial. É celebrada em memória da morte e ressurreição do Senhor Jesus Cristo.
Os elementos simbólicos da Ceia do Senhor são: O Pão que representa o Corpo do Senhor Jesus, e o Vinho que representa o Sangue do Senhor Jesus. Nem o Pão é o Corpo, nem o Vinho é o Sangue. São elementos representativos do Corpo e o Sangue do Senhor Jesus. A Postura do crente ao participar da Ceia deve ser de Gratidão e Louvor ao Senhor pela Salvação outorgada por Cristo, através de Sua Morte e Ressurreição.

I – Comemoração

A cada celebração da Santa Ceia do Senhor, há uma comemoração toda especial em razão da morte expiatória do Senhor Jesus, que nos libertou do pecado. Celebração traz a idéia de Júbilo, alegria, festa... Jesus nos libertou da morte eterna! Devemos nos alegrar por isso! Temos na ceia do Senhor uma razão muito especial para demonstrarmos esta alegria diante de Deus.

II – Instrução

É na Ceia do Senhor exposto de forma clara e objetiva os dois fundamentos do Evangelho:

1- A Encarnação do Senhor Jesus: (João 1.14) (João 6.33)

2- A Expiação de Cristo. (Luc. 23. 33 a 24.1-7)

A expiação do Senhor Jesus que se deu através de Sua Morte e Ressurreição que trouxe salvação ao homem perdido.

 III – Comunhão

Ao participarmos do Pão e do Vinho, estamos expressando de forma especial que temos comunhão com Cristo. Somos também recordados e assegurados que através da Fé nos tornamos íntimos do Senhor Jesus através de Seu Espírito Santo. Como membros do Corpo de Cristo, representamos a Igreja do Senhor Jesus Na terra chamada para demonstrar aos homens o Reflexo e Caráter de Cristo.

IV – Segurança através da Nova Aliança. I Co. 11.25

Através da Aliança antiga o povo de Israel sacrificava ao Senhor. Esse sacrifício apontava para uma nova aliança que estaria se cumprindo através da morte de Cristo Jesus que viria a ser o Sacrifício Perfeito de Deus. (Ex. 24.3-8) Através da Nova aliança, um pacto de sangue foi instituído por Cristo Jesus. (Hb. 9.14-24). Em Cristo está a Segurança da Salvação do Crente. Rm. 3.25,26. I Pe 1.2

V – Responsabilidade: (I Co 11.20-34)

Humanamente falando não há ninguém digno para participar da Ceia do Senhor. Contudo, Paulo nos fala de ações que devem ser manifestadas na vida do crente que deseja ser fiel ao Senhor na participação deste memorial tão importante na vida da igreja.

• Devemos nos humilhar e nos apresentar diante do Senhor como indignos. (I Tm 1.15) – Aqueles que se julgam dignos (por eles mesmos) na verdade não estão preparados para participar desta maravilhosa celebração. O Crente se torna digno diante de Deus, quando se apresenta diante Dele em humilhação e reconhecendo suas fraquezas e pecados. Ao se humilhar diante de Deus em arrependimento receberá o perdão de Cristo. É desta forma que se torna apto para participara da ceia. Se há alguma questão que precisa ser resolvida com alguma outra pessoa, é necessário que vá até ela e se acertem diante de Deus. É Desta forma que o Senhor estará recebendo a adoração de seus servos.

VI – O Anuncio da Volta de Cristo. (I Coríntios 11.26)

Esse é um outro aspecto importante acerca da Ceia do Senhor. Quando a Igreja se reúne para esta celebração ela Proclama com a Adoração: “Jesus Cristo Morreu, ressuscitou e Voltará para buscar a Sua Igreja.”


VII – Uma Reunião de Gratidão e Louvor

Normalmente não se pede nada ao Senhor nesses momentos. Isto porque o coração se volta apenas para o agradecimento ao Senhor pelo Seu grande amor revelado aos homens através da Morte e Ressurreição de Cristo Jesus. É uma Celebração de Gratidão e Louvor em obediência à Palavra de Deus Relembrando o que Cristo Sofreu para nos dar Vida.

Conclusão:

Diante de tais verdades que foram apresentadas só podemos louvar e bendizer ao Senhor Jesus pelo seu grande amor revelado para com os homens através de Sua Morte e Ressurreição que nos trouxe Vida. Glorificamos e exaltamos ao Senhor pelo grande privilégio de podermos participar deste maravilhoso memorial, a Santa Ceia do Senhor.


Pastor Waldyr Silva do Carmo


Igreja Cristã Evangélica – Cehab. “Casa de Oração”
Rua Avelino Honório de Miranda, 65. Cehab. Itaperuna. RJ

5 comentários

  1. Anônimo15:15

    paz a todos.
    andei pensando e refletindo a respeito da ceia do Senhor, e vi que em algumas igrejas fica muito apagado, muito sem vida. entao, quero receber ideias , videos, me mande a forma como vcs celebram a ceia, afinal a ceia selebra a morte e ressureição de cristo mas isto e motivo de alegria pra nós e não de velorio. esta ação de Cristo é a nossa salvação, e ser salva ~e motivo de alegria, solenidade, celebração, arrempedimento, santidade... robsbraz@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Anônimo07:28

    A paz do Senhor Jesus.
    Amados gostaria de saber porque algumas igrejas não aceitam a participação de alguns irmão que não são casados amasiados) na santa ceia.
    Abraço a todos, se possivel me enviar resposta para www.monteefrain@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  3. muito bom esse estudo

    ResponderExcluir
  4. muito importante esse estudo sobre a ceia do senhor

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para nós!